3 de dezembro de 2014

[Artigo oficial] 2014 - Uma retrospectiva

Um novo ano está surgindo e, antes de começarmos a fazer - e quebrar? - nossas resoluções de ano novo uma vez mais, vamos refletir um pouco sobre o ano que passou.

Existe uma maneira melhor de começar o ano do que ouvindo histórias inspiradoras de verdadeiras amizades tibianas que foram nutridas ao longo dos anos? Dificilmente! Então, para comemorar os 17 anos de Tibia em janeiro, realizamos um concurso especial, no qual os jogadores poderiam nomear companheiros(as) tibianos(as) para receber um pequeno presente como sinal de gratidão por ser um(a) grande amigo(a) dentro e fora do jogo.
Além disso, rolou bastante ação em Testa e Testera durante o mês por conta de testes de performance. A nova ilha Roshamuul e a besta vil Gaz'haragoth desafiaram aventureiros ousados e as raids de aniversário, bem como dois monster rampages que ocorreram para entreter os jogadores.



Em fevereiro, completamos nossa jornada literária com o enigmático designer de conteúdo Knightmare, que nos permitiu adentrar nos segredos e desafios da criação de enredo e sua entrega aos jogadores.
Além disso, conduzimos uma pesquisa de satisfação sobre vários aspectos da sua experiência em Tibia. 6.875 tibianos preencheram o formulário de feedback correspondente. Curioso sobre como os tibianos responderam algumas das perguntas? Clique na imagem à direita para saber mais!

Março foi um mês movimentado devido a dois grandes anúncios que foram feitos. No início do mês, nós informamos a comunidade sobre os nossos planos para fundir mundos pouco povoados. Em um
mundo com uma densidade populacional alta o suficiente os jogadores tem mais possibilidades de formar times, interagir e competir com outros.
Em uma enquete, nós pedimos para vocês nos dizerem quantos jogadores em um mundo o faria ser considerado "subpovoado". Além disso, nós colocamos um formulário online para descobrir qual método de fusão de mundos os jogadores iriam preferir.
Enquanto muitos jogadores concordaram a respeito da fusão de mundos, a questão de como lidar com as casas rapidamente evoluiu em um dos temas mais controversos discutidos.
No final do mês, publicamos uma importante carta aberta escrita pelos diretores-gerais da CipSoft. Durin e Steve anunciaram um futuro aumento no preço de premium scrolls e serviços extras e explicaram por que este foi um passo necessário para que possamos manter e melhorar ainda mais a nossa qualidade e nível de serviço.

Em abril, a game designer Evonary foi apresentada oficialmente à comunidade e desde então tem cuidado de várias prévias e notas do desenvolvedor. A primeira dev note se seguiu rapidamente após sua introdução e apresentou um conceito de um servidor PvP 4fun, um servidor especial que permitiria aos jogadores o engajamento em batalhas PvP em larga escala sem consequências negativas por morrer ou matar outros jogadores. Houve algum interesse nesta ideia e coletamos feedback valioso sobre o que poderia ser feito para tornar esse servidor atrativo. Embora possamos retomar esse assunto no futuro, ainda não há planos concretos para este tipo de servidor no momento.
Também planejamos o lançamento da já anunciada nova estrutura de preços para o meio do mês. Ela foi acompanhada de um novo e mais conveniente sistema de pagamentos, oferecendo opções de pagamento adicionais. Devido a um problema técnico inesperado, tivemos de adiar este lançamento para o final do mês.
Ao longo de abril, todos os jogadores premium puderam acessar a ilha de Chyllfroest e tentar colocar suas mãos em uma montaria ursagrodon. Alguns tiveram a sorte de encontrar alguns yetis ali.

Em maio, a CipSoft realizou um primeiro teste de preparação para o Summer Update. Em Aurora, os jogadores já podiam desfrutar do bônus de experiência compartilhada.
No entanto, algo completamente diferente atraiu a atenção de muitos tibianos naquele momento. Para distribuir o Tibia mais facilmente para os aventureiros de todo o mundo, a empresa o colocou no Greenlight do Steam e pediu-lhe para dar seu apoio por lá. Graças à comunidade dedicada, não demorou muito até que Tibia recebeu o sinal verde (greenlit). Receberam muito feedback de incentivo, mas também críticas honestas e pedidos para se concentrar mais com os maiores problemas do Tibia, principalmente a situação de bots. Além de inúmeros outros projetos, temos vindo a trabalhar no sentido de tornar Tibia disponível via Steam desde então e também tentaram obter todos os detalhes resolvidos. Infelizmente, todo esse projeto ainda está em progresso devagar, por isso a CipSoft não pode nos fornecer novas informações sobre o assunto no momento. Eles esperarão e verão como as coisas vão se desenrolar ao longo de 2015.
No meio do mês, também foi anunciado uma prévia envolvendo um sistema de mortes injustificadas remodelado para mundos Open PvP. No artigo, eles entrevistaram o gerente de produto do Tibia, Craban, e a designer de jogos, Evonary, sobre este tópico para dar-lhe uma primeira impressão sobre o que esperar.

Junho começou com o lançamento de um recurso pequeno, mas útil: remount automático ao sair de
uma zona de proteção. Além disso, o Jersey Outfit, temporariamente disponível, permitiu que os fãs de futebol tibiano pudessem vestir-se adequadamente e ostentar as cores do seu time favorito. Além de jogos de futebol emocionantes, cartas enviadas a partir da misteriosa ilha Oramond manteve jogadores em suspense sobre Summer Update. Estas cartas nos contaram sobre uma indústria baseada em glooth, uma raça mais combativa de minotauros e a cerca de Rathleton, uma cidade onde todos os cidadãos podem participar na política e onde as casas ilustres esperavam pelos inquilinos sofisticados.
Além disso, a prévia do sistema de morte injustificada redesenhado começou em Aurora e Aurera em meados de junho. A decisão de desligar experiência e skills dobrados depois desta prévia para alinhar a progressão do level com a de outros mundos do jogo foi recebida com duras críticas por parte de alguns jogadores, principalmente os próprios habitantes de Aurora e Aurera. No entanto, este foi um passo necessário para se certificar de que os mundos de prévia pudessem continuar a servir a sua finalidade e permitir comparações com os mundos do jogo normais.
Além disso, a primeira fusão de servidores uniu habitantes de Nebula, Thoria e Kyra sobre o mundo recém-criado Kenora.

Em julho, o Summer Update foi lançado e os jogadores finalmente puderam explorar a nova cidade de Rathleton e seus arredores. Além disso, o aumento do bônus de experiência compartilhada (shared exp) que foi testado em maio foi implementado. Pouco tempo depois, também lançamos um monte de animações melhoradas para adornar o mundo tibiano.
De modo a celebrar a vitória da seleção alemã de futebol, ativamos temporariamente o double exp/skills em todos os mundos no meio de julho.
Mais tarde naquele mês, atualizamos o sistema de pagamentos do Tibia com novos produtos. Além da transferência entre mundos expressa, adicionamos 12 diferentes montarias que estarão disponíveis exclusivamente através do sistema de pagamentos. Estavamos cientes de que este seria um passo controverso e que provavelmente levantaria questões sobre ofertas futuras, então demos algumas informações sobre nossos planos juntamente com o lançamento.
A grande surpresa do mês seguiu-se rapidamente quando informamos à comunidade sobre uma importante mudança de opinião quanto aos pedidos dos jogadores sobre a criação de algum tipo de jogabilidade retro em Tibia. A ideia de mundos Retro Open PvP foi recebida com grande entusiasmo pelos jogadores. O feedback que recebemos através de diferentes canais e a aprovação quase esmagadora da ideia geral na enquete correspondente rapidamente nos convenceu a seguir com esse plano e iniciar o desenvolvimento do Retro Open PvP.
Apesar desta resposta positiva, os jogadores também expressaram algumas preocupações e críticas. A decisão de permitir o uso de vouchers de experiência nestes mundos foi um dos temas controversos mais discutidos. Além disso, também houve jogadores que nos pediram para levar a ideia mais adiante ao adicionar mais recursos de jogabilidade retro que iam além do PvP ou até mesmo oferecer uma versão de Tibia completamente antiga. No momento, porém, não há planos concretos para levar a cabo estas propostas em um futuro próximo. Naturalmente, avisaremos se algo mudar por aqui.

Após estes dias animados, agosto já trouxe o próximo pacote de eventos cheios de ação. Um test server foi criado novamente afim de permitir que os jogadores experimentassem alguns tão aguardados ajustes no popular evento global Rise of Devovorga e na mudança global Their Master's Voice antes de seu lançamento final. Além disso, jogadores puderam conferir as melhorias nos party buffs. Devido ao feedback sobre essas magias, a game designer Evonary levantou este tema mais uma vez no final do mês, apresentando alguns ajustes no conceito original e pedindo mais feedback aos
jogadores.
Agosto também viu um lançamento importante: depois de uma fase de prévia extensa, o redesenhado sistema de mortes injustificadas foi implementado para resolver algumas das críticas de 2013, quando o novo conjunto básico de regras de PvP tinha ido ao ar. Além disso, fizemos mais um teste e também uma nova prévia em agosto. Em Testa e Testera, os jogadores puderam experimentar Dawnport, uma ilha para iniciantes completamente nova que foi criada para suavizar a experiência de começar um novo personagem e para guiar melhor novos jogadores através dos fundamentos do jogo. Em Aurora e Aurera, um aumento do ganho de experiência para todos os personagens abaixo do nível de 50 pôde ser testado em uma prévia.
Por último, mas não menos importante, 15 mundos do jogo foram fundidos em 5 novos mundos em agosto e Quilia e Hydera, dois mundos completamente novos que estão bloqueados para transferência de personagens, foram criados e causaram uma corrida.

Tanto o aumento no ganho de experiência quanto Dawnport foram lançados em setembro. Em adição, também introduzimos mais melhorias em animações, especialmente nas animações de magias. Além disso, finalmente os conjuntos de hotkeys tornaram-se disponíveis também para usuários do client stand-alone.
Ademais, o sistema de pagamentos foi apimentado com novo material cosmético: três outfits distintos foram adicionados e logo o opulento conjurer outfit emergiu como um favorito. Desde então, temos atualizado o sistema de pagamentos com mais montarias e outfits para que uma seleção bastante variada esteja disponível aos jogadores interessados.

Outubro foi marcado principalmente pelo estilo de PvP antigo! O mês começou com uma prévia do Open PvP Retrô e uma pesquisa em que os jogadores poderiam decidir sobre os nomes para os dois novos mundos Open PvP Retrô. Pouco tempo depois, os primeiros Open PvP Retrô viram a luz do dia: Morta e Mortera, ambos bloqueados para transferência de personagens. Além disso, os mundos com transferências livres Calva e Calvera foram transformados de Hardcore PvP para Open PvP Retrô. Morta e Mortera têm desfrutado de uma alta popularidade desde então. Imediatamente após a sua inauguração, longas filas de espera apareceram e os jogadores nos incentivou a criar outros mundos Open PvP Retrô com transferência bloqueada para aliviar a situação.
Mais tarde, em outubro, foi abordado dois temas importantes que muitas vezes são mencionados por jogadores quando se trata dos maiores problemas do Tibia.
Bot ainda é um dos maiores desafios que estão sendo enfrentados. Os esforços da CipSoft para melhorar a situação foram aumentados significativamente este ano, e, a fim de fornecer jogadores com alguns números, retomaram a publicação do número de contas excluídas por usar software não-oficial a cada mês. Enquanto isso, eles continuarão a trabalhar em aprimoramentos das medidas destinadas a melhorar essa situação.
No final de outubro, outro grande tema foi abordado com a comunidade:
Definições de vocações. A designer de jogos Evonary apresentou rascunhos de características e skills que podem definir cada uma das quatro vocações no futuro. O feedback enviado pelos jogadores estão sendo usados para rever esses conceitos. Assim que tiverem novas informações sobre como irão proceder neste tópico, a CipSoft nos informará.


Depois de um fim de semana de experiência dobrada logo após o Halloween, novembro marcou o início dos teasers do Winter Update. Além de novas coisas para se fazer em Rathleton e alguns outros lugares no Tibia, muitas funcionalidades de administração de guilds serão introduzida com o próximo update. A maioria delas são baseadas em propostas da comunidade que a CipSoft vem recolhendo sobre o assunto ao longo dos anos. Durante o teste do winter update, os jogadores já puderam dar uma olhadas em todas as novidades.
Eles também criaram dois novos mundo Open PvP Retrô com transferência bloqueada em novembro. Se você está interessado em PvP como costumava ser há algum tempo, Chrona e Eldera são uma boa escolha para embarcar em uma nova aventura, uma vez que são, atualmente, menos lotados do que Morta e Mortera.

Com apenas algumas semanas restantes no ano, o winter update vai marcar o último grande lançamento em dezembro, antes de entrar na temporada de férias e recarregar as energias para o que venha a ser um 2015 muito emocionante.
Então, o que está na agenda da CipSoft para o próximo ano?
É claro, a luta contra bots continuará a ser uma das nossas principais prioridades. Definições das vocações, certamente, os manterá ocupados durante todo o ano. Além disso, eles esperam ser capazes de compartilhar algumas notícias com você sobre o progresso com o novo cliente do Tibia que está em desenvolvimento há algum tempo e que se destina a unir as vantagens de ambos os clientes existentes (Flash e C++). A CipSoft também explorará as possibilidades para colocar um servidor no Brasil e continuarão trabalhando para o lançamento do Tibia no Steam.

Tibianos, obrigado por todos os seus comentários, contribuições e apoio durante todo 2014! Um ano novo repleto de eventos, cheio de aventuras e oportunidades está diante de nós e esperamos que você se junte conosco para a viagem!

Nos vemos no Tibia!
Seus Community Managers

Via Tibia.com
tradução por Dark Black Magician, Flashbek e GrYllO (Tibiabr.com
revisão por GrYllO

Nenhum comentário:

Postar um comentário