20 de abril de 2015

Curiosidades do mapa tibiano

Certamente você já se deparou com algo inusitado no seu mapa durante alguma andança, não é? Uma formação diferente, um formato conhecido no chão, um pequeno desenho construído...

Não estamos tratando de desenhos moldados pelo homem, como castelos de parcel e cortinas jogadas no deserto, por exemplo. O assunto em questão vai um pouco mais adiante. Antes de entrarmos de cabeça no mapa tibiano, vamos aguçar um pouco a nossa curiosidade.

Você sabe o que é alusão? Em poucas (e sem compromisso nenhum) palavras podemos definir como um modo de fazer menção a algo ou alguém que existe ou não. Isso pode ser feito por metáforas, por exemplo, ou só com alguma lembrança... Quer um bom exemplo tibiano? Em Thais existe um fazendeiro que veste amarelo e vermelho, chamado Donald McRonald... Algo familiar?

O Tibia é recheado de pequenas alusões (nada confirmado pela CipSoft, deixamos claro)... Além dos NPC's, livros e criaturas, o mapa também faz algumas referências interessantes e muito curiosas. Obviamente isso não significa que cada figura encontrada faz menção a algo conhecido ou possui algum significado além do gráfico... Mas gera bastante curiosidade, convenhamos.


Golfinho em Rookgaard.
Começaremos nosso passeio pela quase extinta ilhota de Rookgaard. Um dos mais antigos desenhos no mapa, se assim pudermos considerar. Entre cavernas, trolls e spiders, encontramos um golfinho (ou seria um peixe?) nadando no solo tibiano... O desenho é conhecido por muitos mas ainda há quem nunca tenha pisado no local onde está a criatura. Não detectamos nenhuma alusão no local... No passado, os mais fantasiosos já conseguiram formular teorias sobre a lendária Sword of Fury envolvendo esse peixe, mas tudo não passa de boatos. Se você resolver passear pela ilha algum dia, informe-se sobre o caminho e passe por lá, vale a curiosidade e a foto!

Outro conhecido desenho encontramos em Mistrock. Situada ao sudoeste de Yalahar, essa conhecida ilha é dominada pelos gigantes de um olho só: os Cyclops! Entre escaladas e muitas batalhas contra todos os tipos de Cyclops, chegamos a um Yin-Yang. O famoso símbolo pode passar despercebido para quem costumeiramente caça no local. Muitos aventureiros sequer reparam no mapa, outros estão tão concentrados em conseguir uma boa experiência que um detalhe assim dificilmente é visto. Se exercitarmos nossa mente, podemos fazer uma pequena alusão. Os Cyclops são muito parecidos com os humanos em vários sentidos, incluindo fisicamente; além disso, eles ainda se comunicam de modo parecido com o nosso... Ao mesmo tempo, somos muito diferentes e isso pode ser visto no simbolismo do pensamento atribuído ao yin-yang. O yin é enxergado como a mente intuitiva, enquanto o yang é o intelecto... De modo grosseiro e distante de qualquer realidade ou confirmação, podemos dizer que os Cyclops são a parte yin, enquanto os humanos são o yang... Talvez seja uma boa explicação para o símbolo estar ali... Ou talvez seja apenas mais um devaneio gráfico!

Yin-yang em Mistrock, Yalahar.

Drefia e suas estrelas, antes e depois da reformulação gráfica.
Em 2013 uma antiga cidade abandonada foi reformulada: Drefia. Antes da sua reforma, um famoso símbolo também era visto por lá. O que alguns enxergavam apenas como uma estrela, outros entendiam como um pentagrama. Levando o significado nesta última representação, a alusão feita pode ser dentro da magia - já que o pentagrama é um conhecido símbolo relacionado com mitologia, magia, astronomia e religião - e, como sabemos, Drefia é repleta de poderosos magos, os Necromancers. Mesmo com a reformulação, o famoso - e de diferentes interpretações - símbolo permaneceu por lá, com uma nova roupagem, mas no mesmo local. As cinco pontas continuam em Drefia, mas é notável que atualmente ela parece ser bem mais uma simples estrela do que qualquer símbolo mágico. A novidade que veio com a reforma são cavernas próximas da estrela... Observando no mapa a direita da ponta superior conseguimos visualizar algo parecido com uma cruz e, no lado oposto, quem sabe uma pequena referência a demônios? A criatividade é para cada um, tire suas conclusões... E falando de estrelas... Outras duas também são muito conhecidas e estão localizadas em Demona e em Edron, na Hero Cave.

Estrelas no mapa de Demona e da Hero Cave em Edron.
Ice Witch Temple, em Svargrond.
Também em 2013 uma nova cave foi implementada. A oeste de Svargrond o Ice Witch Temple foi modelado no formato de um floco de neve, o que faz total sentido, visto que o local além de ficar numa cidade caracterizada pela neve, só é habitado por criaturas dentro dessa temática gelada.

Caveira em Hellheim. Imagem retirada do TibiaWiki.
Em outras terras frias, mais exatamente em Hellheim, uma construção geológica também pode ser encontrada. Tanto no mini map quanto na própria tela uma pequena caveira é vista na montanha principal. E isso faz muito sentido, considerando que Hellheim é habitada somente por undeads...

Um curioso - e divertido - desenho no mapa é a famosa Pacman Room, que pode ser acessada através do teleport na Morguthis Tomb, em Ankrahmun. A semelhança é tanta que no chão da sala existem algumas frutas como blueberries, laranjas nas quatro pontas da sala e uma maçã, simbolizando claramente os itens encontrados no jogo pac-man.
Pacman Room, na Morguthis Tomb.
E o que falar dos apaixonados desbravadores que encontram um coração nas profundezas das Formorgar Mines? O local, conhecido pela invasão do boss Ghazbaran, tem um formato agradável aos olhos de muitos, o que é um belo contraste, já que o temido Senhor das Lâminas integra a Triangle of Terror...

Mais elaborados são os desenhos encontrados próximos a Farmine. Num local habitado por Lizards Chosen claramente podemos visualizar a cabeça de uma serpente no mini map, desde que ele esteja todo aberto. Num local infestado de lagartos, dragões e até algumas mutações entre eles, não é muito estranho encontrar uma serpente, não é mesmo? Outro desenho no mesmo sentido de detalhes pode ser visto ao lado da serpente no grande mapa: um grande dragão chinês e seu belo bigode!

Outros curiosos desenhos podem ser vistos em todo o mapa e já foram objeto de pesquisa e comentários, assim como há quem arrisque teorias sobre suas existências. O fato é que sempre é divertido encontrar algum desenho no chão ou no mini map tibiano. É engraçado imaginar a criatividade dos desenvolvedores e as possíveis histórias por trás de cada desenho. Alguns deles estão na imagem ao lado, você sabe algo sobre eles? Já foi em algum? Arriscaria alguma teoria? Conhece outro desenho?



Conte-nos as suas experiências!


Gostou do nosso artigo? Comente em nosso fórum ou na nossa página no facebook, queremos a sua opinião!

Confira também nossos outros artigos!


3 comentários:

  1. Muito boa leituraa. De mais!

    ResponderExcluir
  2. Outra: A espada do lv 75, The Justice Seeker, foi inspirada na espada que aparece na série de livros "A Espada da Verdade" de Terry Goodkind, cujo primeiro livro é "A Primeira Regra do Mago", poucas pessoas conhecem essa série. Inclusive também há série de TV baseada no primeiro livro.

    ResponderExcluir