5 de maio de 2015

[Artigo oficial] E sobre aqueles tibianos?

Há um bom tempo nós não temos um artigo oficial relacionado com as estatísticas, então pensamos que poderia ser interessante - mais uma vez - dar uma olhada em alguns números que, em parte, definem o universo do Tibia.

Fatos sobre a população tibiana

Assim como nós publicamos no artigo oficial de estatísticas em 2009, ainda existem cerca de 1,3 milhões de contas registradas. Vamos dar uma olhada onde os jogadores do Tibia estão localizados, considerando os seus registros, e vamos ver se ocorreram mudanças durante os últimos 6 anos.

Os números realmente mudaram um pouco, por exemplo: nós ganhamos jogadores no Brasil e perdemos um pouco na Polônia. Também ganhamos jogadores do México, Suécia e EUA, em termos gerais, no entanto, os top cinco dos principais países com jogadores de Tibia não mudou muito nos últimos 6 anos.


Então vamos seguir em frente. Em 2009, nós publicamos que a idade média de um jogador de Tibia era entre 20 e 21 anos. Quando observamos um gráfico de distribuição etária a partir de 21 de abril de 2015, podemos ver que a maioria dos jogadores de Tibia hoje, nasceu por volta de 1990. Este também é o valor médio quando consideramos todos os anos escolhidos como sua data de nascimento em seu registro de conta. Por favor, tenha em mente que algumas pessoas preenchem o formulário com dados falsos. Ainda assim, o valor médio nos dá um número bastante claro que nos leva a enxergar que a média de idade dos jogadores de Tibia hoje em dia é de 25 anos de idade.


Numa primeira olhada, parece que a famosa afirmação de que os jogadores de Tibia estão ficando mais velhos pode, de fato, conter alguma verdade. Observando vários dados que foram recolhidos ao longo dos anos, esta tendência pode, efetivamente, ser sustentada:

  • Em uma pesquisa de idade a partir de 2005, mais de 60% dos participantes da enquete disseram que estavam entre 15 e 19 anos;
  • Em uma verificação de dados interno a partir de 2009, a idade média de um jogador de Tibia foi entre 20 e 21 anos;
  • Em uma pesquisa no ano de 2012, quase 55% dos participantes da enquete disseram que estavam entre 19 e 24 anos;
  • Hoje, em 2015, a média de idade do jogadores é de 25 anos de idade.

Assim como no artigo de estatísticas de 2009, nós também queremos dar uma olhada no número de contas que estão ativas. Atualmente temos 2,3 milhões de contas no Tibia (dos quais aproximadamente 1,3 milhões são registradas), em 2009 havia 2,6 milhões de contas no Tibia. Em março de 2015, havia um pouco mais de 400 mil contas jogando ativamente, o que é cerca de metade das contas ativas no jogo em 2009.

Vamos analisar um pouco mais profundamente a comunidade tibiana, com mais números. Destas 1,3 milhões de contas registradas no Tibia, cerca de 1,2 milhões estão registradas como jogadores do sexo masculino e, apenas cerca de 0,1 milhões estão registradas para jogadoras do sexo feminino. Em 2009, a percentagem de jogadores do sexo masculino na comunidade foi de 88,5%. Atualmente esse número subiu para mais de 92%. Más notícias para todos os caras que estão esperando para conhecer a sua querida mulher no Tibia. As chances estão diminuindo... Parece que hoje tem menos mulheres jogando Tibia do que 6 anos atrás.

Vamos descobrir se essa mudança de direção, em termos mais jogadores do sexo masculino, reflete no jogo de alguma forma, por exemplo, no sexo dos personagens.

Fatos ingame sobre a população tibiana

Em 21 de abril de 2015, existia cerca de 9 milhões de personagens (em comparação, eram 6.540.000 em 2009). 7.4 milhões destes personagens é do sexo masculino, e 1,6 milhões são mulheres. Esta é uma proporção de 82% de personagens masculinos para 18% de personagens femininas, o que é exatamente a mesma diferença que existia em 2009. Conclui-se, então, que o aumento de jogadores do sexo masculino não foi diretamente refletido na escolha do sexo dos personagens.

Agora vamos descobrir onde todos esses personagens masculinos e femininos residem...

Obviamente, aconteceram muitas mudanças em comparação com 2009. Rookgaard é, naturalmente, menos visitada desde criação de Dawnport, além de Roshamuul, Grey Beach e Farmine, que não tinham sido descobertas há seis anos. Entre as cidades antigas, com exceção de Carlin, Kazordoon, Liberty Bay e Svargrond, todas ganharam novos habitantes.

O que está acontecendo em Carlin? Nos últimos seis anos, mais de 560 mil habitantes fugiram da cidade governada pela rainha Eloise. É por ela fazer cumprir as leis contra bebidas alcoólicas de novo?

Vamos ver se houve alguma alteração relativa à distribuição de vocação entre a comunidade tibiana. Vamos dar uma olhada nos números, mais uma vez, que foram recolhidos para o artigo publicado em 2009, bem como alguns números que ainda temos do artigo de destaque de janeiro de 2013:

O que é interessante ver aqui é que ao longo dos anos, parece haver uma ligeira tendência para menos mages, sendo que os sorcerers são mais afetados em relação aos druidas. E podemos ver um aumento de Knights. A quota de paladinos manteve-se em 16% ao longo dos anos. Entre 2013 e 2015 não houve alterações relativas à participação de personagens que tenham recebido uma promotion: manteve-se em 2% para todas as vocações. Em 2009 esta participação foi de apenas 1%. A razão para este aumento nas promotions de personagens poderia ter sido a introdução de premium scrolls em Junho de 2012, mas isso é apenas uma especulação.

Vamos passar para o próximo assunto e dar uma olhada nas guilds: Como pudemos ver na enquete When did you join your guild? em outubro de 2014, cerca de 74% dos participantes da enquete foram capazes de citar uma data a que se juntou à guild, enquanto apenas cerca de 26% dos participantes não havia ingressado em uma guild com seu personagem principal. Então, obviamente, Tibianos gostam de organizar-se em guilds.

Em 21 de abril de 2015 havia 2.935 guilds em todos os mundos do jogo. O mundo mais antigo, Antica, é também o mundo que detém o recorde do maior número de guilds neste dia.

Os mundos do jogo com o menor número de guilds são Calva (5), Calvera (8), Quilia (13), Elysia (16), e Tenebra (17).

A guild mais antiga ainda é Soldiers of Justice de Antica, assim como já havíamos mencionado no artigo destacado Interesting Facts about Guilds, em 2012. A Soldiers of Justice existe desde o início do sistema de guild que conhecemos hoje, juntamente com Mercenarys, Red Rose, Satori, e  Messiahs of Bedlam. Todas estas foram fundadas no primeiro dia em que o novo sistema de guild estava disponível, em fevereiro de 2002. De acordo com nossos dados internos, a Soldiers of Justice foi fundada nem mesmo uma hora mais cedo do que a Mercenarys, a segunda mais antiga guild. Um curto espaço de tempo real que lhes dá o título de oldest guild in Tibia (guild mais antiga do Tibia) hoje.

Hoje existem 135.026 personagens que são membros de uma guild. Com cerca de 2935 guilds, o que faz uma média de 46 membros por guild. Em 2012, existiam 4160 guilds no Tibia, cada uma com cerca de 30 a 50 membros. Assim, enquanto o número de guild tem sido reduzido, a quantidade média de membros da guild manteve-se o mesmo.

O que os Tibianos fazem?

Tibianos têm uma vida muito ocupada. Além de caçar, lutar em guerras, comprar e vender, decorar casas e matar outros jogadores, eles fazem muitas outras coisas, que são atualmente apresentados em nossa série no facebook "Things To Do In Tibia" (coisas para fazer no Tibia). No momento este artigo é escrito, imagens de cerca de 30 dessas coisas já foram postadas lá. Aqui está um exemplo para você, de "Things To Do In Tibia" # 27: Perca o level 100!


No entanto, ao invés de morrer, os Tibianos ficam principalmente ocupados com a matança de monstros todos os dias. Uma visão rápida em "the Kill Statistics" é prova suficiente para isso!

Gostaríamos também de mencionar que alguns Tibianos desfrutam de seu tempo de lazer para relaxar perto de um lago, um rio ou o mar, a fim de descansar e pescar. Ok, nem todo mundo faz isso, mas alguns fazem. Uma pesquisa em 2012 mostrou que quase 42% dos jogadores do Tibia, pelo menos, tiraram sua vara de pescar de vez em quando. Apenas cerca de 21% dos tibianos poderiam excluir completamente a pesca de suas atividades naquele ano. O restante viu a pesca apenas como uma atividade de passatempo. Apenas cerca de um ano depois, em 2013, cerca de 32% dos Tibianos claramente expuseram que não pescam. Quando perguntado o mesmo em 2015, cerca de 35% foram capazes de excluir de vez a pesca de suas atividades de tempo de lazer no Tibia, deixando ainda mais de 60% dos participantes da enquete cientes deste hobby relaxante.

Sobre o que o tibianos conversam?

Outra coisa para fazer no Tibia é "conversar". Tibianos fazem isso com amigos e inimigos, ingame e no fórum. Apenas cerca de 6% dos Tibianos não leem nem postam no fórum do Tibia. Descobrimos esse número em uma enquete no site em 2006, bem como na mais recente pesquisa: "Are you a poster?" de março de 2013. Os resultados não são realmente representativos, uma vez que esta pesquisa foi feita no site e por essa razão só chegou aos jogadores que realmente visitam o nosso site. Estamos conscientes do fato de que muitos tibianos não são visitantes frequentes do Tibia.com, no entanto, vamos dar uma olhada sobre o que os Tibianos têm falado nos tópicos durante o último ano.

No gameplay board, por exemplo, o tópico "The Achievements Thread - full of spoilers" foi o que apresentou o maior número de novos posts ao longo do período de um ano. Este tópico foi iniciado em setembro de 2011 e contém mais de 330 páginas.
No tempo de lazer, Tibianos também participam dos jogos no fórum. Se nós verificarmos qual thread está no topo do rank de "novas mensagens" durante o último ano no Real Life board, nós encontraríamos o jogo "What comes to ur mind when you hear...." Este jogo manteve Tibianos ocupados por quase cinco anos já!

O que os Tibianos fazem quando eles não jogam Tibia?

Falando sobre a vida real, nós também temos um pouco de informação sobre os tipos de jogos que os Tibianos também usam seu tempo quando eles não estão jogando Tibia. No final de janeiro deste ano, realizamos uma pesquisa ingame com a nossa nova ferramenta de pesquisa, sobre Dispositivos e Gêneros de jogo. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para apresentar os resultados para vocês.

3.835 jogadores do Tibia foram convidados para participar da pesquisa e mais de 850 realmente participaram.
Quando perguntado sobre quais dispositivos são usados para jogar, 55% dos participantes explicaram que eles só usam seu computador. Daqueles que também usam outros dispositivos para jogar, 33% usam smartphones, 22% utilizam um console em casa, como o playstation, 11% usam tablets e 4% jogam em um console portátil, como o Nintendo 3DS, por exemplo. No entanto, cerca de 88% dos participantes da pesquisa claramente favorecem o PC para jogos.
Quando perguntado sobre qual o tipo de jogos que eles gostam de jogar, as melhores respostas foram RPG e RPG de ação, o que não era surpreendente, considerando que os jogadores do Tibia foram o grupo alvo da pesquisa, e Tibia é um MMORPG!

Dê uma olhada no restante dos gêneros de jogos que os jogadores do Tibia estão interessados:


Esperamos que tenha gostado da nossa pequena viagem ao mundo dos números!
Comente este artigo no nosso fórum.

Tradução por Equipe TG

Nenhum comentário:

Postar um comentário