19 de maio de 2015

Entenda os ataques DDoS e a posição da Cipsoft

As últimas semanas estão sendo difíceis para muitos tibianos. Apesar da compensação dada pela Cipsoft em forma de voucher, fornecida no último dia 11, parece que as coisas não estão nada bem...

Entre kicks e lags, suficientes para tirar a completa paciência de todos, um problema maior surgiu esta semana: muitos jogadores não estão conseguindo logar em servidores americanos (em especial). Muitos desses jogadores estão utilizando o Support Board para relatar seus problemas com login. Se você também está com problema, sugerimos que junte-se ao board, que é um canal constantemente monitorado pela Cipsoft e, com certeza, analisarão o ocorrido.

A questão de ataques DDoS já é altamente conhecida pelos tibianos e, mais uma vez, foi assumido pela Cipsoft (inclusive ontem, em forma de news ticker). Muitos jogadores ainda não entendem o problema e se perguntam o que são esses ataques DDoS. Há algum tempo a Cipsoft, também utilizando o support board, criou um questionário padrão com perguntas frequentes sobre o assunto, explicando um pouco do que se trata e, ainda, mostrando o que está fazendo para combater esses ataques.

Como vários jogadores não buscam as informações no fórum oficial, nós aproveitamos o momento para traduzir o citado questionário sobre os ataques DDoS postado pelo GM Tavaren, customer support. Confira as informações e, mais uma vez, esteja ciente que a Cipsoft tem conhecimento dos ataques e está trabalhando para resolver o problema. Paciência e cuidado com possíveis hunts são o segredo do sucesso. É o que nos resta... Leia com atenção (a versão original em inglês está postada aqui):

O que são os ataques DDoS?
As letras DDoS significam "negação de serviço distribuído". Um atacante envia grandes quantidades de dados para o servidor de destino. O objetivo é fazer com que o servidor alvo pare de fornecer o serviço, portanto, "negando o serviço" para todos aqueles que tentam se conectar a ele. Para a maioria destes ataques, basta enviar grandes quantidades de dados que a conexão de internet do servidor alvo fica congestionado. Basta pensar nisso como um engarrafamento. Para o Tibia isto significa que, geralmente, que a conexão de saída no provedor fica congestionado, enquanto os servidores do jogo estão, de fato funcionando bem. Esta também é a razão por que personagens morrem durante esses kicks. O servidor continua funcionando normalmente, o que significa monstros ainda estão atacando e matando.

Como é que estes ataques DDoS me prejudicam?
Você vai notar principalmente lags e até mesmo kicks no jogo, embora também seja possível que os ataques DDoS possam causar atrasos (delay) no carregamento de nosso site ou problemas de login no website e no jogo.

Desde quando o Tibia está sob ataque?
Bem, a melhor maneira de perguntar seria: "Quando foi a última vez que o Tibia não estava sob ataque." Ataques DDoS ocorrem praticamente todos os dias. No entanto, a maioria deles não são fortes o suficiente para sequer disparar um alarme uma vez que nossos sistemas estão preparados para tais ataques, é claro. Poucos conseguem realmente causar qualquer efeito perceptível, e apenas uma pequena fração destes ataques são fortes o suficiente para realmente chegar a um ponto em que os jogadores de Tibia vão notar a diferença.

O Tibia está sendo hackeado? O atacante tem acesso aos dados da minha conta?
Não, Tibia não está sendo hackeado. Ataques DDoS não tem nada ver com pirataria. Não se preocupe - ninguém pode ter acesso a sua conta por causa de tais ataques. Sua conta está bem protegida, desde que você siga as nossas dicas de segurança.

Quando é que o problema será resolvido?
Temos um plano muito claro quanto ao que precisa ser feito para resolver o problema. Definir isso em um período de tempo certo, no entanto, não é possível porque a aplicação não se limita a nossas próprias mãos, mas requer a cooperação de vários de nossos fornecedores. Portanto, o nosso calendário é, em grande parte, determinado pelo tempo que nossos provedores precisam terminar a sua parte do trabalho. Tenha certeza de que nosso departamento técnico está trabalhando dia e noite para resolver todos os problemas que descansam em nossas próprias mãos.

Sabem quem é o atacante?
Sim. No entanto, por favor, entenda que não podemos dar-lhe informações de qualquer tipo.

Haverá resets devido a ataques DDoS?
Não. Como redefinir os servidores afetam todos os jogadores em um mundo específico, isso é uma intervenção muito séria para o mundo e um desenvolvimento natural dos seus jogadores.

Que mundos são afetados?
De um modo geral, todos os servidores estão sob ataque, embora alguns deles sofrem mais do que outros. A maioria dos ataques maiores são direcionados para os servidores americanos. Além disso, o foco principal dos ataques está mudando ao longo do tempo.

Quando a caça é muito perigosa (por causa dos ataques), o que mais podemos fazer, então?
Estamos bem conscientes de que não podemos dar-lhe uma resposta realmente satisfatória para  esta pergunta. Se uma parte importante do jogo acaba sendo muito perigosa, uma grande parte da diversão em jogo é reduzido também. Sabemos que nós certamente vamos nos arrepender. Ainda assim, pensamos que Tibia não é apenas cercado de caça - é sobre a comunidade e comunicação também.

Por que você abriram uma loja de Mercadorias Tibianas quando vocês deveriam se preocupar com kicks e lags?
A CipSoft, como a maioria das outras empresas, é composta por mais de um departamento. A loja foi desenvolvida principalmente pelo departamento de marketing e gráficos. Na verdade, ninguém do departamento técnico - que está lidando com a situação atual - foi envolvido por um único dia na implementação da loja.

Quais são as suas medidas contrárias?
Estamos nos aproximando do problema em 3 níveis diferentes. O primeiro e mais imediato nível é para atualizar e melhorar o nosso próprio hardware e software. Nossos técnicos estão trabalhando quase 24/7 para melhorar o nosso sistema. No segundo nível, estamos a cooperar estreitamente com os nossos parceiros externos e fornecedores para proteger nossos servidores contra ataques maliciosos. Já fizemos progressos significativos, mas você pode imaginar que isso leva um tempo, já que muitas pessoas diferentes estão envolvidas. O terceiro e último nível é de tomar medidas legais. Estamos em estreito contato com os advogados, advogados, vários ISPs e as autoridades policiais internacionais, como a Interpol. Neste ponto do tempo, a nossa primeira prioridade, no entanto, é para garantir que o jogo esteja em funcionamento novamente.

Por que os ataques têm tal impacto em Tibia?
Você vai entender que não podemos dar-lhe informações técnicas detalhadas sobre esta questão. No entanto, como já dissemos em nossas notícias, temos de admitir que as nossas medidas de proteção provaram ser insuficientes, para o qual gostaria de pedir desculpas aos nossos jogadores. Outra razão é que um jogo de internet tem de lidar com desafios completamente diferentes do que, digamos, um site motor de busca. Não faz diferença se o site leva 2 segundos para carregar - você vai ter o seu resultado de pesquisa um pouco mais tarde. Infelizmente, "mais tarde" não é uma opção para um jogo de internet. Temos de fornecer dados este é exatamente sincronizados sempre que Tibia é jogado.

Por que não temos sido informados anteriormente sobre a natureza dos kicks?
Ao se deparar com circunstâncias técnicas excepcionais, o primeiro objetivo é analisar e recolher todos os fatos relevantes antes de publicar uma declaração oficial. Temos de admitir que inicialmente subestimamos a gravidade e a extensão dos ataques, bem como os problemas que foram capazes de causar. Como agora temos uma visão clara sobre a natureza, a extensão e a origem dos ataques, decidimos para informá-los de forma tão abrangente quanto possível. Esperamos que este FAQ seja um importante contributo para este esforço.

Meu personagem morreu, mas a morte não está listado na minha página de conta. Por quê?
Isso não está diretamente relacionado com os ataques DDoS, embora possa acontecer mais vezes durante ou logo após tais ataques. As informações sobre a sua morte de personagem simplesmente não está inserido na lista em nosso site.

Ainda com dúvidas? Utilize o nosso fórum para debater o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário