5 de agosto de 2015

[Artigo oficial] Testando... 1... 2... 3... Testando!

Os testers ...

... Quase todos os Tibianos que já participaram de um servidor de teste privado ou das celebrações do 15º aniversário do Tibia, viram os testers correndo no jogo.
No entanto, quem são as pessoas por trás dos nobres personagens de pixel que estão dirigindo suas Uniwheels e estão montando nas costas de uma Lady Bug?
Na elaboração deste artigo em destaque, nós encaminhamos algumas perguntas para a equipe de teste e gostaríamos de apresentar a vocês as respostas que recebemos deles. Aqui vamos nós:

CMs: Quantos membros existem na equipe de teste atualmente?
Testers: Atualmente, a equipe é composta por um líder (Delany) e mais três membros (Siramal, Seyva, e Bolfrim). Ao passo que Seyva é a mais nova tester, Bolfirm trabalha exclusivamente para o departamento de inovações da CipSoft no momento.
  • Obseve: Como você sabe, algumas coisas mudaram no escritório da CipSoft. Delany vai assumir o cargo de Product Manager dentro do curso dos próximos meses. Já que Delany era o líder da equipe de teste, tivemos que procurar um novo líder. Uma vez Delany começar seu trabalho como Product Manager, Bolfrim vai se tornar o novo líder da equipe de teste. 

CMs: Existem responsabilidades especiais ou tarefas especiais para cada membro individual da equipe?
Testers: Não há tarefas em que apenas um membro da equipe é responsável. Em geral, todos os testers são capazes de trabalhar em todas as tarefas, mas, é claro, existem especializações entre os membros da equipe.



CMs: O que vocês vocês testam?
Testers: Basicamente, testamos tudo que é desenvolvido pela CipSoft: um componente do Tibia ou outro produto; ou ferramentas que são necessárias para o nosso trabalho interno. Nós somos um departamento independente dentro da CipSoft, então nós realmente precisamos da atribuição de outro departamento para testar um recurso ou um novo conteúdo.

CMs: Por que apenas os componentes técnicos que estão sendo testados, mas não, por exemplo, se uma nova quest é divertida de fazer?
Testers: Nosso teste é como um clássico teste de software. A usabilidade e a diversão não podem ser testados adequadamente por nós. Isso é muitas vezes uma questão subjetiva de gosto e interesses. Além disso, a nossa equipa é muito pequena para executar todos os testes de longa data no quesito diversão. Claro, nós damos feedback sobre a usabilidade e diversão também, caso a gente note qualquer coisa que pareça questionável ou problemática (de uma forma não-técnica) durante nossos testes. Mas isso não é o nosso foco, é apenas um teste indireto dessas coisas. Nossa principal tarefa é testar se todos os requisitos técnicos são cumpridos e se os recursos estão funcionando conforme o esperado.

CMs: Quanto tempo do trabalho diário de vocês é gasto com Tibia?
Testers: Normalmente, nós gastamos cerca de dois terços do nosso trabalho diário com o Tibia. Porém, se for necessário, durante os horários de pico, nós gastamos quase 100% do nosso tempo.



CMs: Ideia - desenvolvimento - teste - lançamento. Como isso funciona?
Testers: Os responsáveis pela gestão recolhem dados e elaboram um conceito de um novo recurso. Depois disso, os desenvolvedores e programadores começam seus trabalhos. Depois de feito, o recurso é testado pela equipe de teste. Se todos os requisitos técnicos foram cumpridos e o recurso funciona como o esperado, ele está pronto para ser lançado.
Se ainda houver algum tempo de sobra, nós também verificamos a usabilidade, jogabilidade, ortografia, desempenho, etc...
Nem tudo tem um fluxo de trabalho pré-determinado em relação ao desenvolvimento e lançamento. Algumas coisas com prioridade inferior são feitas se houver tempo.

CMs: Como vocês recebem relatórios de bugs?
Testers: Os reports ingame dos tutores são automaticamente encaminhados para uma ferramenta interna onde nós verificamos. Outros reports (via e-mail, por exemplo) são processados por nossa equipe de suporte ao cliente e, em seguida, encaminhados para nós também.

CMs: Como vocês priorizam a fixação de bugs?
Testers: Basicamente, existem dois fatores que são importantes para a definição de prioridades. O primeiro é a gravidade de um problema. Isso significa a quantidade de dano que um bug pode causar. A gravidade é estimada pela equipe de teste, às vezes em colaboração com a equipe de suporte ou da gestão da comunidade. Baseando-se nessa estimativa, os product managers decidem o segundo fator, que é a prioridade em si. A prioridade determina quão urgente uma correção é necessária em comparação com outras correções. Embora a decisão dos product managers sobre a gravidade influencie, cabe ao ranking de prioridades determinar quão rápido um bug será abordado e uma correção será lançada.

CMs: Após cada update, alguns jogadores continuam dizendo que há mais e mais bugs sendo lançados com o novo update em relação ao passado. Isso é realmente verdade?
Testers: De acordo com nossas estatísticas internas, não podemos confirmar isso. Nós comparamos a quantidade total de erros encontramos internamente antes de um lançamento com o valor total de bugs que são encontrados após uma atualização ser liberada. Esta proporção tem vindo a melhorar desde que o primeiro testador se juntou à equipe. No entanto, devido ao fato de que o Tibia tem se tornando mais complexo ao longo dos anos, o número absoluto de erros, de fato, aumentou. Além disso, esse número depende da quantidade de modificações que fazem parte de um update. Por exemplo, se somarmos três novas cidades em uma atualização, o número de erros é provável que seja três vezes maior do que se apenas uma cidade é adicionada. A complexidade e o tamanho das mudanças aumentam maciçamente durante os anos. Isso pode explicar a percepção de que você mencionou.

CMs: Durante as últimas atualizações, cada vez menos testers privados têm ficado online. Isso influenciou a qualidade dos reports de bugs? Em caso afirmativo, existem planos para aumentar o número de testers privados no futuro?
Testers: O fato de que tem havido menos testers não tem qualquer impacto sobre a qualidade dos reports, mas sim sobre a quantidade. Além disso, menos testers também significa que há provavelmente algumas funções e áreas das quais ninguém tenha encontrado ou visitado e, portanto, elas não foram testadas.
Nós já convidamos mais jogadores para a fase de teste privado para o update de verão deste ano e vamos, naturalmente, avaliar todo o teste e depois fazer outros planos para a próxima atualização.

CMs: Vocês jogam Tibia? Em caso afirmativo, quais os tipos de mundo que vocês jogam e quais são os seus níveis?
Testers: Cada um de nós temos uma conta privado, mas a intensidade e a frequência de nossas atividades no jogo variam.
Siramal, por exemplo, começou a jogar Tibia muito ativamente quando ele se juntou a CipSoft. Ele joga em um mundo Optional PvP até hoje, especialmente para participar de eventos ou comerciar com outros jogadores. Ele também tem um outro personagem em um mundo Open PvP, mas ele prefere um ambiente pacífico.
Em geral, se um novo colega se junta, ele ou ela normalmente tem mais tempo para entrar em contato com o Tibia e para conhecer melhor o jogo.

CMs: Como é o trabalho de vocês diariamente no escritório?
Testers: Pessoas que não sabem muito sobre a indústria de games, geralmente dizem: "Ah, então vocês ficam jogando os jogos durante todo o dia!" Bem, isso definitivamente não é verdade.
Nós começamos o dia com a verificação dos nossos e-mails e nosso "bug tracker" interno. Em seguida, verificamos novos reports. Se nós podemos reproduzi-los, os product managers vão priorizá-los e encaminhá-los para as pessoas certas. Naturalmente, correções são testadas também. Há simplesmente um monte de outras coisas a serem testadas, e isso toma uma grande parte do nosso trabalho diário.

Em nosso escritório, temos um board que nos dá uma visão geral sobre as nossas tarefas atuais e os seus progressos. Nós atualizamos o board uma vez por dia. Se terminarmos uma tarefa, sempre podemos pegar uma nova de lá. De qualquer forma, a maior parte do tempo, estamos trabalhando em várias tarefas ao mesmo tempo.

Além disso, nossos telefones tocam com bastante frequência. Estamos envolvidos em quase todos os novos recursos, projetos de conteúdo, etc. Nós testers temos uma boa visão do conjunto. Então, nós somos um bom ponto de contato para todas as perguntas de outros departamentos. Às vezes, é melhor para resolver questões pessoalmente; portanto, colegas de outras equipes visitam-nos com bastante frequência.

Nós normalmente fazemos as nossas pausas na nossa sala de descanso onde comemos, bebemos e conversamos com outros colegas. Às vezes, nós também passamos algum tempo em nossa sala de lazer e jogamos alguns jogos lá.

CMs: Existem "horas do rush" que influenciam o seu trabalho diário e sua maneira de trabalhar?
Testers: Sim, claro, há as horas do rush. Pode acontecer de termos que largar tudo e nos concentrar em um problema urgente. No entanto, isso não influencia a nossa forma de trabalhar. Temos que permanecer com a cabeça fria em situações estressantes. Muitas vezes, é a equipe de teste que aconselha para reagendar uma versão para evitar perda de qualidade. Às vezes, também temos que fazer horas extras, mas que não é um grande problema, uma vez que temos a oportunidade de tirar uma folga, quando há menos para ser feito.

CMs: Atualmente existem grandes projetos de teste ou qual foi o seu último grande projeto?
Testers: Existem grandes projetos com frequência, como as atualizações de Verão e de Inverno, por exemplo. Grandes projetos que passaram foram o novo sistema de pagamento, os Premium Scrolls e o Flash Client, por exemplo. De qualquer forma, os grandes projetos de teste podem ser diferente de tester para tester.

Seyva:
"Meu último grande projeto foi testar as novas funcionalidades da guilda, e eu realmente me diverti testando a coisa toda. Neste momento, estamos testando o update de verão e a nova loja no jogo. Este é provavelmente o maior projeto que eu tenho vindo a testar para o Tibia. Ele é de fato super interessante, porque é muito complexo e muitos componentes são afetados".

CMs: Como vocês se tornaram um tester e quais habilidades são necessárias?
Testers: Não há realmente uma formação para testers profissionais. As habilidades que você precisa dependem do setor que vai trabalhar. Como um tester do jogo, você deve ser bem organizado e resistente ao estresse, trabalhar de forma independente, fazer muitos estudos e você deve ter um olho infalível para os sistemas e os "pontos de interrupção."; porque o que testers fazem? Nós, basicamente, tentamos quebrar um sistema. Tentamos encontrar bugs e problemas dentro de um recurso por todos os meios disponíveis, mesmo que o desenvolvedor tenha criado um recurso ou conteúdo com um monte de amor e um monte de trabalho. Portanto, você também precisa ser discreto quando você traz a má notícia de que o recurso não está funcionando como deveria. Além disso, alguns conhecimentos básicos de design do jogo, interface do usuário, e scripting são de vantagem. Bom conhecimento de inglês é uma obrigação, e você deve ter um certo grau de curiosidade e determinação.

CMs: Já aconteceu de você ficar com raiva de si mesmo, porque você não encontrou um erro grave durante a sua fase de testes?
Testers: Isso acontece. É o nosso trabalho encontrar erros antes de serem implementados no jogo. Cada erro que encontramos é como uma pequena conquista para nós. Se, em seguida, depois de todos os testes, um erro ainda seja encontrado no jogo é, naturalmente, muito chato para nós. Para ser honesto, porém, nunca seremos capazes de garantir uma atualização livre 100% de bugs. Tibia é simplesmente muito grande e complexo e nosso tempo é muito limitado para fazer tal promessa.
Portanto, é importante considerar se é ou não teria sido possível encontrar um bug com um esforço razoável. Toda vez que nós negligenciamos um bug, nos questionamos e analisamos se existem formas de melhorar ou se é necessária uma mudança de nossos métodos de teste, a fim de encontrar tais erros mais facilmente no futuro. Muitas vezes temos que responder a essa pergunta com um claro não. No entanto, diante de um grande erro, sentimos realmente como uma derrota pessoal, às vezes.

Siramal:
"Alguns anos atrás, nós adicionamos um grande local como parte de uma atualização. Testamos a área como sempre. Erros de mapa e de criaturas foram encaminhados e fixados. Mesmo durante o teste externo tudo funcionou como previsto. A surpresa não demorou a chegar. Depois de alguns dias, percebemos que uma parte do local era inacessível. Escadas ou um local de corda foram simplesmente esquecidos... e de todas as coisas, as partes de um item de domar estavam lá... Bem, a aprendizagem nunca para e ao testar uma área hoje, devemos checar se a nova área é acessível a todos. "

Seyva:
"Eu ainda me lembro do bug quando os NPCs tinham parado com os gritos após o lançamento do novo sistema de guild no Outono passado. Eu nunca imaginei que refazer o chat da guild poderia quebrar alguma coisa a respeito de NPCs."

Delany:
"Muitas vezes, é muito chato se tentamos reproduzir relatórios de erros, mas não conseguimos encontrar o erro, mesmo se fizermos tudo certo, segundo o relatório. Normalmente, um pequeno detalhe está faltando no relatório e, portanto, no cenário de teste também. Se, após longa pesquisa, o programador encontra o bug no código, conseguimos ver o que estava faltando. Por exemplo, testamos no lugar errado. Algo como isso pode ser muito frustrante ".

CMs: Obrigado pelo tempo, testers!

Tibianos, esperamos que vocês tenham aproveito as respostas dos testers e que fomos capazes de dar-lhes uma visão geral sobre o seu trabalho.

Nos vemos no Tibia!
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Tradução por Equipe TG.


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