5 de janeiro de 2016

As razões para jogar (e não desistir do) Tibia!

O Tibia é um jogo de RPG que existe desde 1997 e abraça jogadores de várias partes do mundo. Este MMORPG, dotado de diversas características próprias, foi criado há 18 anos e continua ativo e sendo atualizado constantemente!

No correr de quase duas décadas de funcionamento, muitos jogadores passaram pelas terras tibianas, alguns estabeleceram morada e continuam habitando o território, enquanto outros se debandaram para continentes longínquos. Muitos jogadores brasileiros costumam dizer que "você sai do Tibia, mas o Tibia nunca sairá de você!", como forma de ilustrar que, mesmo os que tentaram deixar de jogar (e conseguiram por um certo tempo), não se conseguiram largar o jogo de vez e acabaram (ou acabarão!) retornando.

Com estes breves comentários nós nos voltamos para o assunto que será abordado no artigo deste mês: as razões para jogar (e não desistir do) Tibia!

Nos últimos anos a indústria de jogos, bem como os computadores e seus componentes, evoluíram absurdamente. Os gráficos estão cada vez mais realistas, as histórias e mistérios são envolventes: prato cheio para os amantes da matéria. Todos os dias existem novidades e a gama de entretenimento é imensa, cabe a cada jogador definir o seu perfil e encontrar um jogo adequado para ele.

Paralelo a tudo isso encontramos o Tibia, aquele jogo "que funciona até em uma calculadora", segundo os mais engraçadinhos. Não há tecnologia 3D com modelagens ultra realistas, sons assustadores para as criaturas (sequer temos som!), campeonatos milionários, publicidade global e não, você não vai "zerar" este jogo.

"E por qual motivo alguém jogaria ou continua jogando Tibia? Existem tantos jogos superiores!". O próprio site oficial do jogo tentou responder essa pergunta em seu manual, na parte de "Porque jogar Tibia?", que você pode conferir clicando aqui (em inglês). Mas nada como a visão de um jogador assíduo há mais de uma década para explicar melhor esse assunto, não é? São muitos os motivos para amar esse jogo, isso eu garanto! E para ilustrar minha resposta, explicarei alguns deles, tanto para os que nunca jogaram Tibia, quanto para os que andam precisando de uma dose de ânimo para continuar jogando.


  • Dá para jogar de graça? Dá, mas se pagar um pouquinho fica ainda melhor!

Fazendo gancho ao tópico do manual expresso no Tibia.com chegamos ao fato do jogo ser gratuito. E ele é, por mais que digam que o Tibia é "pay-to-play" (pague para jogar), isso é bem controverso.

Ponte que divide a área free da área premium acount, em Rookgaard.
O mapa do Tibia é imenso, as cidades são interligadas por terra, céu ou mar... Existem centenas de locais para caça, quests e histórias. E você não precisa pagar para ter acesso a boa parte de todo esse conteúdo. Há quem defenda, inclusive, que a parte melhor desenvolvida em termos de conteúdo e RPG é justamente a parte free account. Por outro lado, para desbloquear certas partes do mapa e assim ter acesso ao jogo por completo é necessário um pagamento mensal que pode ser feito de diversas formas, incluindo uma que você não gasta nenhuma moeda do seu cofrinho (comprando Tibia Coins com a moeda do próprio jogo!).

O fato é que você consegue se desenvolver sem precisar pagar caro por isso. Seu investimento é baixo começando no fato de que o Tibia não exige um super computador para funcionar perfeitamente, bem como você não precisa de dezenas de acessórios tais como headphones, mouse gamer e coisas do gênero (funciona até em calculadora, lembra?). Obviamente os jogadores que pagam para ter acesso aos benefícios extras se desenvolvem com maior facilidade do que os que jogam gratuitamente, mas não há impedimentos grandes para os que jogam sem pagar. Nosso maior exemplo disso é o Knight Grand Harry Potter, que atingiu o level 221 jogando como free account. Dá? Claro que dá!


  • É RPG sim! Tem história sim (se reclamar demais a Cip cria mais história ainda)! E não adianta falar o contrário!

Existem dezenas de bibliotecas espalhadas pelo Tibia, bem como intermináveis linhas em livros e documentos explicando cuidadosamente boa parte da história do continente, bem como seus mistérios.

As missões são cuidadosamente articuladas e os NPC's são uma grande fonte de conhecimento e informação. É fato que existem spoilers para os mais impacientes, mas isso é opção do jogador. Você pode explorar as cavernas e fazer quests sem consultar nenhuma informação, criando seu próprio enredo e suas especulações, o jogo não te força a procurar o meio mais fácil de resolver seus mistérios, pelo contrário!

Mesmo quase 19 anos após sua criação, o Tibia ainda nos surpreende com grandes conquistas e revelações. Muitos jogadores dedicam boa parte de seu tempo buscando estudar meios e testar suas teorias sobre determinados assuntos aparentemente inacabados do jogo, ou muito bem escondidos, tais como a recém-descoberta Mysterious Ornate Chest quest e a serventia (ou não) da sua recompensa... Ou uma das mais aguardadas missões: a porta do level 999, que recentemente foi tema de um artigo e concurso feito no site oficial.

Em linhas gerais, o jogo é feito pelo jogador e, se ele resolver explorar o lado RPG do Tibia, se surpreenderá com a quantidade de conteúdo existente.


  • É autoexplicativo!

Mesmo sem você nunca ter jogado, você consegue dar seus primeiros passos facilmente. Por si só, o jogo te insere em uma ilha recheada de informações, com direito a um teste para cada vocação, com o objetivo de você ter contato com cada uma delas e, assim, escolher a que você mais se identifica. Nem todos os jogos tem esse cuidado com os novos jogadores!

Os diálogos com os NCP's são numa língua universal, o inglês, mesmo o jogo sendo de origem Alemã. E mesmo que você não saiba muito da língua norte americana, o Tibia te auxilia trazendo as palavras-chave em destaque.

Não bastando, o Tibia atinge vários países, incluindo o nosso Brasil. Em outras palavras, em alguma hora (em muitas!) você encontrará um jogador brasileiro e poderá pedir ajuda. Se ainda assim não for suficiente, os fansites estão por todos os lados e em várias línguas também! Ou seja: existe muita informação espalhada, o jogo é mastigado por completo para quem quiser aprendê-lo.

O Tibia não é um jogo fácil, por outro lado, mas também não é um bicho de sete cabeças. O maior obstáculo é, talvez, a língua estrangeira adotada. Porém, como em qualquer outro MMORPG, é necessário tempo para se acostumar com os termos (noob? pk? achiev? boh?), com as peculiaridades de cada monstro e vocação, entre outras coisas.


  • É democrático em vários aspectos!

Existem várias formas de de se destacar no Tibia, o level é só mais uma entre elas. Você pode se dedicar aos seus skills e, com isso, atingir marcas importantes, tais como ser o melhor no seu mundo. Ao mesmo tempo que você pode colecionar itens raros, mesmo sem possuir um level de destaque, ou só ser um bom jogador.

O jogo permite que você seja reconhecido por vários aspectos, dentro e fora do seu mundo, fazendo com que cada jogador seja impulsionado a criar sua história dentro do próprio Tibia. Obviamente muitos jogam apenas por diversão ou pelo RPG, e isso também demonstra o quão democrático pode ser o jogo, mas atingir metas e se destacar também faz parte do universo Tibiano, ou você nunca ouviu falar na Bubble?

Alguns dos "ursinhos" disponíveis.
Neste tópico também citamos que crianças e adultos podem jogar Tibia, sem restrição de idade, desde que exista compreensão do jogo. O jogo não faz vistas grossas para pontos sérios, como insultos e discriminações, cabendo aos próprios jogadores não tolerarem essas atitudes (e não toleram mesmo!). No mesmo sentido, homens e mulheres também são bem-vindos! Não é um jogo voltado para o universo masculino, pelo contrário. Seus criadores, desde cedo, tiveram o cuidado de criar personagens femininos no mesmo tom dos masculinos, bem como existe uma cidade inteira governada por mulheres: Carlin! E os ursinhos? Ah, os ursinhos...

Há que se falar ainda das opções para os vários perfis de jogadores, os tipos de mundo. São quatro tipos: Optional PvP, Open PvP, Hardcore PvP e Retro Open PvP. Ou seja, o jogo tem a preocupação de englobar os variados tipos de jogadores interessados no Tibia! Você pode não curtir tanto guerras e matanças, e jogar tranquilamente num Optional PvP, ou se curte o contrário, pode mergulhar num Hardcore PvP; não bastando, os Open PvP possuem duas versões, com um PvP mais regrado, que é mais recente  e possui uma série de peculiaridades, ou a versão Retro, que foi uma conquista dos próprios Tibianos e apresenta uma versão mais antiga do PvP.


  • Existe trapaça? Sim, mas não é aceita abertamente e você pode - e deve - se manter longe dela!

Desde que o mundo é mundo o homem utiliza a sua inteligência para criar meios para "burlar" certas regras. Não poderíamos fugir disso no nosso querido Tibia. A trapaça existe, mas é opcional (não faça disso uma opção!) e você pode lutar contra ela. Os desenvolvedores do jogo, historicamente, lutam contra os chamados "bots", que são os jogadores (e meios utilizados) trapaceiros. Várias medidas já foram tomadas visando a extinção desse tipo de jogador, e continuam sendo utilizadas, vale dizer. Mensalmente, inclusive, é divulgado o número de contas que são deletadas pela utilização de software ilegal para o jogo.

O jogador honesto é um dos responsáveis pelos números divulgados. Há como reportar os bots e esperar pela sua deleção... Outros preferem fazer o uso das próprias forças, em mundos com o PvP aberto, ou há quem consiga criar armadilhas para isolar e/ou matar os bots, como nos mundos Optional PvP.

O fato é que a Cipsoft, bem como todos os fansites, deixam claro a ilegalidade no uso de qualquer ferramenta que não seja apoiada e divulgaada pelo próprio jogo. Cabe ao jogador fazer sua história e ter consciência de que um ato ilegal implica em sérias consequências. Nós também não incentivamos essa prática, pelo contrário, a diversão do Tibia é feita pelo próprio Tibia e quem o joga verdadeiramente; a graça está em jogá-lo, em atingir metas, em fazer descobertas; o bom do Tibia, afinal, é ser um tibiano de verdade.


  • O Tibia é feito pelos seus jogadores!

Essa afirmação é, talvez, uma das maiores verdades do jogo. Como já citamos em alguns pontos deste artigo, o Tibia nos dá espaço para participarmos do desenvolvimento do jogo em vários pontos. Um dos exemplos disto é o test server, onde um grande grupo de jogadores participam de um teste inicialmente privado, com o objetivo de encontrar problemas, sugerir ajustes, demonstrar apoio ou críticas e coisas do tipo. Ou seja, o sentido é dar voz à comunidade, observando se uma possível alteração seria bem vista ou útil. Outro grande exemplo é a proposta de mudança nas runas, que não foi bem recebida pelos próprios jogadores e a Cipsoft decidiu não implementar no jogo.


  • Guilds, guerras, alianças, grupos de caça, amigos, invasões e bosses!

Um dos grandes trunfos do Tibia é possuir um sistema de comunicação entre os jogadores bastante simples e muito eficaz. O client do jogo tem uma funcionalidade muito direta no sistema de chat entre os jogadores, além de vários canais secundários, como um de anúncios e um para conversas em inglês. Isso facilita a comunicação e faz com que o jogador não sinta tanta falta de um sistema de som dentro do jogo. Mas cabe um parêntese, muitos jogadores utilizam softwares de comunição entre si, cada um com seu objetivo, seja para quests, para organizar caçadas mais elaboradas, onde escrever pode atrapalhar o rendimento. A Cipsoft não disponibiliza nenhum tipo de programa para seus jogadores se comunicarem por voz, portanto, cabe a cada jogador decidir sobre isso.

Invasão de Hunters na floresta de Edron.
Além do sistema de comunicação ser suficiente, o jogo incentiva fortemente os jogadores a se relacionarem. Existe bônus quando os jogadores fazem caçadas em grupos com cada vocação, por exemplo. Quem participa de uma guild pode desfrutar de algumas vantagens, como morar numa casa com outros jogadores, as Guildhalls, ou lutar contra outra guild numa guerra mesmo num mundo Optional PvP.

Há que se falar ainda das invasões diárias, as chamadas raids, que acontecem diariamente nos mundos, trazendo uma série de monstros para dentro e fora das cidades. Além disso, algumas dessas invasões são comandadas por bosses, que são duramente caçados! Os bosses também aparecem de forma aleatória e de modo mais raro nos mundos. Alguns deles possuem aparição semanal, outros apenas anual. O fato é que esse lapso no tempo de aparição dos bosses mais raros é algo não-oficial, em levantamentos feitos pelos próprios jogadores... O que fica é a alegria quando um deles é encontrado!


  • Coleções, itens raros e concursos dentro e fora do jogo!

Coleção de itens de montaria.
O Tibia possui uma enorme quantidade de itens e, assim como na vida real, muitos jogadores gostam de colecionar alguns desses itens, independente de sua raridade ou valor. Sejam backpacks, outfits, comidas, montarias, dolls, bags, medalhas, trophies, rings... A possibilidade de combinações e meios de coleção é grande e a criatividade do Tibiano é maior ainda! Algumas coleções são caras e difíceis de serem completadas, entre elas os outfits e montarias, que dependem de quests e/ou de itens muito raros, como o Ferumbras' Hat.

Por outro lado, muitos jogadores investem bastante tempo participando de concursos dentro e fora do jogo, criados pelos fansites (com o apoio do Tibia.com), ou ainda pelo próprio site oficial. No correr de cada ano vários concursos são feitos e alguns itens raros são dados como prêmios, tais como um item relacionado com o fansite que está lançando o concurso, medalhas e algum troféu. No caso dos itens de fansite, eles somente podem ser dados pelo próprio fansite que o detém, cabendo lembrar que sua criação normalmente é feita por um membro da comunidade, também por meio de concurso, e sua implementação é feita pelos desenvolvedores do jogo. Como no caso do Little Adventurer Doll, que é o representante do TibiaGuias dentro do Tibia.

Tais coleções são mais um meio de se divertir dentro do jogo, provando que o Tibia não foi feito somente para matar ratos e demônios; mas o jogador possui plena liberdade de criar sua vida lá dentro, inclusive com a possibilidade de ter sua casa, colecionar itens, cozinhar e fazer missões. Nesse mesmo sentido, o jogo ainda busca interagir com a comunidade na vida real, aguçando a criatividade dos Tibianos nos concursos dos fansites.


  • O Tibia tem moeda e tem uma loja!

Tibia Store, dentro do jogo.
Demorou, mas saiu! O Tibia finalmente lançou uma moeda própria para compras relacionadas ao jogo. Os Tibia Coins estão disponíveis para compra no próprio site, bem como em revendedores. A utilização da moeda é simples e os produtos são disponibilizados quase de modo instantâneo, facilitando e muito a vida dos Tibianos.
Vários produtos estão disponíveis na loja, desde outfits e addons, passando por montarias, blessings e até um meio de teleport, tudo isso ao alcance de um clique (desde que você possua os Tibia Coins necessários), e seus produtos são entregues instantaneamente!

Para melhorar ainda mais, os Tibia Coins podem ser comercializados no Market, pelo dinheiro do jogo (os gold coins!), ou seja, é uma excelente moeda!


Se você, Tibiano, ainda não se convenceu de que o Tibia não deve ser abandonado, seguem mais alguns rápidos comentários e perguntas que serão entendidos especialmente pelos que já jogaram e continuam jogando (e que, com certeza, dificilmente serão reproduzidas em outros jogos!):


  • Onde mais você poderá andar com uma lagosta no deserto ou com um dromedário debaixo d'água?
  • Em que outro local será tão prazeroso matar seu primeiro Dragão?
  • Chegar no barco e... Estar sem dinheiro para viajar. 
  • Onde mais seu coração baterá forte quando a mensagem "The seals on Ferumbras' old cidatel are glowing. Prepare for HIS return mortals." aparecer na tela?
  • Passar horas fazendo lootbag e sentir as mãos suadas enquanto você arrasta ela até o depot, afinal, sua preguiça não te deixou fazer Postman Quest e o medo de alguém jogá-la na água é real.
  • Perder um bom tempo no Advertising Channel anunciando que procura time para fazer a Desert Quest, especialmente quando essa é a sua única fonte imediata de renda num mundo novo.
  • Comemorar quando alçancar o level 80 e já sentir o poder da Soft Boots em seus pés.
  • Contar os dias para o aparecimendo do Yasir em seu mundo!
  • Explicar para os seus amigos sobre uma grande fuga de PK's ou um incrível ataque durante a guerra.
  • Como lidar com a tristeza de cochilar durante um treino de skills e acordar no templo?
  • Passar 10 horas jogando - com folga apenas para ir ao banheiro - durante um fim de semana com double xp/skills.
  • A alegria de conseguir um bom time para uma hunt desejada.
  • Conseguir desvendar uma quest misteriosa, conquistar um item sonhado ou atingir uma meta proposta.
  • Finalizar o cubo mágico da Dreamer's Challenge em poucos minutos.
  • Fazer sua mãe entender que o Tibia não tem pause!
  • Cair numa cave sem corda e muito menos "exani tera"...
  • Além do Tibia, em que outro jogo você conseguirá "free itens" por ter um char female?
  • Ter como comemorar datas da vida real dentro do jogo, tais como Páscoa, Natal, Halloween e Carnaval!
  • Case-se com seu melhor amigo, sua esposa na vida real, ou com um desconhecido! Independente de vocês serem homens ou mulheres, o casamento é liberado com direito à lua de mel numa ilha muito romântica!
  • Estar com problemas de conexão e passar horas conversando enquanto pesca, faz bolos, biscoitos e pães... Ah, a tranquilidade Tibiana...
  • Treinar fist fighting, mesmo sem saber para quê serve esse skill!



O fato é que o Tibia continua com características únicas, que o faz ser amado por muitos e criticado por outros tantos. Num período onde a realidade virtual é amplamente valorizada, o jogo continua vivo no dia-a-dia de milhares de jogadores e fez história na vida de milhares, incluindo os que por diversos motivos se afastaram dele.

O jogo evoluiu e evolui a cada update, sendo essa a vontade dos seus jogadores ou não. Há de se reconhecer o esforço da Cipsoft em adequar o Tibia aos tantos pedidos e sugestões dos jogadores, das mais simples até as mais elaboradas. O jogo não está mais simples, seus jogadores é que estão mais empenhados e mais fortes, paralelo à isso está a empresa que continua lançando novos desafios até para os Tibianos mais experientes, sem esquecer dos demais jogadores.

Por fim, no primeiro mês (e artigo) de 2016, ficam as nossas palavras de carinho pelo Tibia, bem como o nosso sincero agradecimento por tantos anos em atividade, com conteúdo atualizado, além de servir como distração e um excelente meio de diversão e interação online. Além disso, fica o desejo de que o este ano seja ainda melhor para os jogadores e para o jogo. Que este artigo sirva de lembrete que temos um ótimo jogo em mãos e que devemos cuidar dele, para os jogadores assíduos; assim como sirva como porta de entrada para novos jogadores, sejam bem-vindos!

Ah, lembre-se que "Você pode até sair do Tibia, mas o Tibia nunca sairá de você!".




Gostou do nosso artigo? Comente em nosso fórum ou na nossa página no facebook, queremos a sua opinião!

Confira também nossos outros artigos!

3 comentários:

  1. "Dá para jogar de graça? Dá, mas se pagar um pouquinho fica ainda melhor!"

    37 reais por 1 mês é pouquinho? Então tá...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tibia Guias, ótimo artigo! (Matheus, é 1 real por dia que vc paga eu acho pouco.)

    ResponderExcluir
  3. Matheus, 37 reais e pouco sim. Tenho certeza que vc gasta mto mais comprando rp no league of legends ou pagando em expansões de wow. Tibia pode perder em gráfico, ser muito antigo mas e o mais barato mmorpg que tem. É foda esse tipo de gente que nao tem noção.

    ResponderExcluir