11 de fevereiro de 2016

Tibia em uma revista?

Entrando em sua segunda década de existência, o Tibia é um MMORGP que, apesar de não ser traduzido para nossa língua, conquistou os brasileiros e resiste bravamente há ao menos duas gerações de gamers. Não é raro ver pessoas de diferentes faixas etárias interagindo neste universo repleto de possibilidades que este amado joguinho 2D nos proporciona; menos ainda ler ingame sobre algum tibiano que já é papai. No nosso artigo anterior, inclusive, citamos algumas razões para jogar (e não desistir) do Tibia, que também tem muita relação com o artigo deste mês, fica a dica para quem ainda não leu!

Mas bom, tanto os old schoolls quanto as novas gerações tibianas são repletas de boas histórias para contar. Entretanto, será que todos eles - especialmente os mais antigos - se lembram de como conheceram o jogo? As gerações mais novas possivelmente ouviram falar do Tibia com algum amigo, conhecido ou mesmo um parente que joga. Já os olds... Como esquecer das multidões em lan houses disputando as máquinas para algumas horas online, não é mesmo? E aquele frio na barriga de entrar no seu char com medo de ter algum programa hacker instalado e você acabar perdendo seu querido Plate Set... É, muita gente passou por isso!

Revista "GamesOnline", com a nota sobre o Tibia.
E foi nesse cenário nostálgico e repleto de boas lembranças, que no início deste mês nossa equipe se deparou com uma postagem feita por um jogador no grupo do parceiro e também fansite TibiaBrasileiros. Trata-se de Fabiano Sabor, um tibiano de Kronera que, apesar de ter conhecido o Tibia através de um amigo, guarda com cuidado a primeira edição de uma famosa e antiga revista brasileira de games, a GamesOnline, na qual foi publicada uma nota a respeito do Tibia.

Ficamos realmente curiosos e emocionados com a postagem e resolvemos entrar em contato com o Fabiano, afinal, é preciso (no mínimo!) ter muito carinho pelo jogo para guardar este material por mais de uma década! Muito gentil, ele aceitou responder algumas perguntas e nos mandou imagens bem interessantes (clique nelas para ampliar). Pronto para um mergulho de nostalgia? Leia abaixo uma pequena entrevista que fizemos com ele (obrigada mais uma vez, Fabiano!):

Element Sabor, Kronera e Rook'leo, Silvera
TibiaGuias: Oi, Fabiano! Qual seu char atual e como conheceu o jogo?
Fabiano: Meu char atual está em Kronera, chama Element Sabor. Mas tenho um rooker level 50 em Silvera, chamado Rook'leo.
Conheci o jogo quando eu era pequeno tinha 10 anos, na escola, com um amigo que descobriu na internet e me mostrou (fim de 1999 para 2000), mas comecei a jogar um pouco depois.

TibiaGuias: Essa revista foi a primeira "propaganda" impressa do Tibia que você viu?
Fabiano: Acredito que tenha sido a única propaganda impressa do Tibia que eu já vi kkkk
Exemplar nº 01 da revista, em 2002.

TibiaGuias: O que você pensou quando viu essa "propaganda" do Tibia? Ficou surpreso?
Fabiano: Ganhei esta revista numa lan house que tinha aqui perto de casa e fiquei muito surpreso quando vi porque ninguém esperava, poucos conheciam. O pessoal estava descobrindo o Tibia ainda. E como eu já jogava gostei da notícia e guardei.

TibiaGuias: A nota na revista cita os gráficos do jogo, dizendo "que não são a melhor parte do game". Você concorda?
Nota sobre o Tibia.
Fabiano: Sobre os gráficos, claro que eu gosto de games com gráficos super realistas, mas a simplicidade e a jogabilidade do Tibia é o que faz jogadores jogarem por quase 20 anos e continuarem jogando. Um game tem que ser visto por todos seus aspectos e na minha opinião os gráficos são a última coisa que me importo.

TibiaGuias: Como você vê o jogo hoje?
Fabiano: O Tibia de hoje tem uma estrutura melhor tanto para iniciantes quanto para jogadores mais experientes, mas em questão de balanceamento eu ainda acho um pouco falho. Como pode um Royal Paladin dominar o topo do ranking de shielding por anos? Eu não entendo. (Ele está em segundo agora).

TibiaGuias: Que dica daria para alguém que está começando a jogar hoje?
Fabiano: Uma dica para iniciantes? Peçam free itens!! Muitos free itens! (kkkk) Agora sério, usem bastante o market, aprendam a fazer ofertas que você pode obter um grande lucro fácil e rápido!


Ler sobre o Tibia na versão 7.0 e não ser alguém pedindo pra Cipsoft criar um servidor naquela configuração é algo realmente raro hoje! Um computador com Windows 95 e um modem de 28Kbps era suficiente para rodar o jogo. Se você conheceu a internet discada e os computadores com monitores de tubo, com certeza lembrou da alegria que era no fim de semana, quando a conexão era liberada (depois das 14h do sábado!).

Mais que um mergulho na história do próprio jogo, tudo isso está conectado ao avanço da internet (e, consequentemente, dos meios de comunicação). Atualmente, com tudo acessível através da internet, pode parecer estranho falar em revista de jogos, não é? Mas, para os gamers das décadas de 1990 e primeiros anos do novo século, as revistas eram a maior fonte de informações sobre os jogos do momento e os que seriam lançados, além de dicas, tutoriais, desenhos de fãs e notícias, não só para consoles, como também para os primeiros jogos online, entre eles o nosso Tibia.

Ainda hoje não é comum encontrarmos na mídia especializada matérias ou propagandas sobre o Tibia. Mesmo num cenário em que nós, os brasileiros, somos os responsáveis por uma boa parcela de jogadores ativos no Tibia, informação confirmada pela Cipsoft algumas vezes, inclusive (em 2013 e em 2009, por exemplo). Ainda assim não há muita aposta no Tibia dos que comentam sobre games, infelizmente, somente uma ou outra matéria é publicada de vez em quando em nosso país, como uma no Uol Jogos, referente ao trailer publicado recentemente.

Contudo, esse cenário parece estar mudando, com a conquista do Green Light da Steam e a recente divulgação do citado trailer (vídeo promocional), o Tibia voltou a ser lembrado e discutido tanto em sites de referência quanto em blogs e fóruns gamers em geral. Será esse o recomeço que muitos jogadores esperam para a popularização do game? Resta aguardar!

E você, se lembra de alguma revista ou material de divulgação a respeito do Tibia?




Gostou do nosso artigo? Comente em nosso fórum ou na nossa página no facebook, queremos a sua opinião!

Confira também nossos outros artigos!

Um comentário:

  1. podia ter feito perguntas rápidas. uma vocação? uma criatura? etc...

    ResponderExcluir