17 de março de 2016

O que vestir hoje?

Muito mais do que apenas proteger o corpo contra adversidades, as roupas revelam muito mais sobre o estilo de vida, a personalidade, as emoções e os interesses pessoais. E, não foi à toa, que uma das primeiras funcionalidades no Tibia, ainda na fase de protótipo, durante o último trimestre de 1996, foi justamente a possibilidade dada aos jogadores de personalizar a aparência de seus personagens.


Outfits e gráficos anteriores a 7x.
Até hoje esta característica está presente no jogo e, a cada atualização, novas opções de customização tendem a ser disponibilizadas. Isso faz dos outfits não só mais um dos aspectos colecionáveis do jogo, mas também aumenta o leque de opções gráficas e enriquece em termos de personalização dos personagens, seja pelas cores ou pelos modelos.

Em um jogo de base RPGística como o Tibia, embora essa funcionalidade estética não ofereça qualquer benefício ao personagem, ela reforça sua identidade. E, talvez por isso, que o assunto outfit sempre está presente em grupos de discussão, seja com especulações sobre um terceiro addon, com críticas aos modelos lançados ou até mesmo com sugestões sobre novos temas e formas de aquisição das vestimentas a serem explorados pela CipSoft.

Outfits e gráficos 7x.
Em seus primórdios, o Tibia contava apenas com os quatro outfits padrões: Citizen, Hunter, Knight e Mage. com o tempo, os conceitos e gráficos foram evoluindo e também foi possível a diferenciação de gênero (2002 - v7.0). Em 2001, surgiram as contas premium (v6.4). Entretanto, apenas com o update de verão de 2003 (v7.2) que os outfits especiais foram introduzidos como benefícios para os jogadores que adquirissem os pacotes premium: Nobleman, Summoner e Warrior.

Na linha de progressão, destaca-se o update 7.8 (agosto de 2006), data em que se deu a implementação dos addons para todos os outfits. Com esta atualização, o Tibia passou a ter 15 outfits completos com dois addons cada. Dentre os novos outfits, as opções Barbarian, Druid, Oriental e Wizard foram disponibilizadas para as contas premium; enquanto que os outros deveriam ser conquistados como recompensas das respectivas quests: Assassin, Beggar, Pirate e Shaman.


A partir daí, tornou-se frequente o lançamento de novos outfits, principalmente os adquiridos como recompensa de quests, tasks e até mesmo os relacionados a eventos, world changes e invasões. E, com eles, o Tibia não ganhou só em termos de elementos estéticos, mas as adições também foram importantes à experiência de jogo.

Muitos jogadores não mais aproveitavam seu tempo online apenas caçando e evoluindo o personagem da maneira tradicional. Outros objetivos surgiam: conseguir itens e/ou pontos para conquistar um determinado outfit e seus addons. Assim, fora dada a largada para uma maratona silenciosa, mesmo que às vezes solitária. E, por todos os mundos e fóruns, pipocavam jogadores a conquistar e exibir orgulhosos os novos acessórios do seu personagem após a conclusão de árduas tarefas, como é o caso dos outfits Demon Hunter, Elementalist, Norseman, dentre outros. E, o que dizer, então, daqueles que conseguem o cobiçado Ferumbras' Hat e ostentam pelas terras tibianas o Mage outfit masculino ou o Summoner outfit feminino completos?

Cronologia dos outfits adquiridos in-game

Artwork de outfits e addons conquistados in-game.
Contudo, a busca pelo conteúdo estético não modificou apenas comportamentos como o de trocar as horas em hunts mais lucrativas em termos de XP (experience points) por quests e hunts que possibilitavam a aquisição dos cobiçados itens. Não demorou muito para os jogadores perceberem o quão rentável poderia ser o comércio que surgiu com a implementação dos itens de addons. Desta forma, não é difícil encontrar personagens que já tenham determinados outfits e addons ainda a procura dos itens para vendê-los para outros jogadores.

Com o crescimento e a solidificação deste comércio, muitos outfits se popularizaram. Desde que se tenha gold e acessos, é possível, por exemplo, obter o Afflicted ou até mesmo o Assassin em pouco tempo. Porém, atualmente, ainda é possível encontrar jogadores que preferem conseguir por esforço próprio os itens necessários. Para esses jogadores, mesmo que leve mais tempo, o outfit conseguido não é visto apenas como um acessório, mas sim como uma conquista, uma recompensa tanto pelos esforços quanto pela determinação em se alcançar um objetivo.

Alguém viu minha lootbag?
Em julho de 2009 (v8.5), mais uma novidade foi acompanhada por um traje especial. Atendendo as sugestões da comunidade, um sistema completo para casamentos foi implementado ao jogo. Casais apaixonados passaram a contar com cerimônia oficial, alianças, local para lua de mel e até a possibilidade de divórcio. E, como a ocasião pede vestimentas a rigor, aos cônjuges é possível adquirir o outfit Newly Wed. Apesar de ser considerado um outfit especial, o Newly Wed não possui addons e também pode ser utilizado por personagens free accounts. Vale observar que, além da questão estética, a versão feminina se popularizou por uma utilidade inusitada: esconder lootbag!

Além dos outfits adquiridos in-game, algumas promoções também possibilitaram a aquisição de trajes únicos, como o caso do Entrepreneur. Tanto o outfit quanto os addons foram brindes especiais para os jogadores que adquirissem pacotes premium em fevereiro de 2012. Destaque também para o Recruiter, lançado em agosto de 2015 como recompensa pela adesão de jogadores ao programa Tell-a-Friend.

Outfits promocionais.
Outro outfit emblemático foi o Jersey. Implementado em junho de 2014, uma alusão a Copa do Mundo de Futebol, sua utilização restringiu-se aos personagens de contas premium. Contudo, foi disponilizado apenas durante o evento e não está mais disponível no jogo. Especulava-se que, após o resultado da copa, e empresa alemã o manteria no jogo, porém, isso não ocorreu. Aos amantes do esporte, resta aguardar esperançosamente por 2018.

Também em 2014, uma novidade relacionada aos outfits ganhou destaque nos debates entre jogadores. Em julho, a CipSoft passou a disponibilizar montarias pelo sistema de pagamento do Webshop e, posteriormente, o serviço foi ampliado para a venda de outfits e seus addons.

Divulgação dos outfits na Webshop - valores em reais (2014-2015).
A venda dos trajes começou em setembro de 2014. Na ocasião foram disponibilizados os três primeiros outfits e seus addons: Champion, Conjurer e Beastmaster. A partir de então, a CipSoft passou a renovar os produtos da Webshop mensalmente.

A possibilidade de venda de outfits, mesmo que implique apenas em diferença estética, ainda divide a comunidade. Por um lado, a ampliação das possibilidades de temas para caracterizar um personagem agrada aos entusiastas dos detalhes, aos adeptos do roleplay e também aos colecionadores de outfits. Por outro, cresce o temor dos jogadores de que a empresa estaria focada apenas no lucro, esquecendo-se de implementar conteúdo e novos outfits possíveis de se obter in-game.

Artwork de outfits e addons disponíveis pela Store.
Em relação aos outfits disponíveis para compra, um fato curioso aconteceu: em novembro de 2014, alguns jogadores perceberam um traje diferente relacionado entre os disponíveis para seu personagem. Tratava-se do Ranger que, devido a um bug não esclarecido, foi disponibilizado em algumas contas antes de ser oficialmente lançado alguns dias depois.

Cerca de um ano após o início da venda de itens estéticos na Webshop, mais uma mudança ocorreu. Em julho de 2015, com o update de verão, a Store foi implementada. Pelo Webshop, os outfits eram comprados diretamente por dinheiro real e seu preço variava de acordo com a cotação do Euro. Já pela Store, além de possibilitar a compra de vestimentas diretamente pelo jogo, os valores passaram a ser fixos e comprados com uma nova moeda: os Tibia Coins.

Este foi, sem dúvida, um marco importante em relação à democratização dos outfits pagos. Como os Tibia Coins também podem ser negociados in-game com o dinheiro obtido no próprio jogo, os jogadores não dependem mais, exclusivamente, de dinheiro real para serem capazes de comprar outfits. Assim, com empenho e dedicação, é possível a qualquer jogador converter o gold conseguido das hunts e vendas de loots em Tibia Coins e, assim, comprar uma nova vestimenta.

Outra curiosidade envolvendo o sistema de compra de outfits é que o seu lançamento se dava em quatro diferentes pacotes: outfit básico; outfit + addon 1; outfit + addon 2 e outfit full. Contudo, após um tempo, as opções fracionadas de addons eram retiradas e apenas a versão full permanecia disponível para compra por tempo indeterminado. Com a migração da plataforma de compra do Webshop para a Store, até o presente momento, todas as opções mencionadas anteriormente permanecem.

Cronologia dos outfits da Store

Mesmo a implementação de outfits compráveis sendo controversa, sua contribuição ao conteúdo do jogo não pode ser ignorada. A partir da versão 7.8, a comunidade tibiana que aguardava pelos updates e possibilidade de novos trajes passou a esperar menos tempo por eles. Porém, a ansiedade e o desejo por outfits bem desenhados e adquiridos por mérito e empenho é uma constante entre os jogadores.

Independentemente da forma de aquisição, hoje, na versão 10.91, o Tibia conta com 53 outfits, sendo que 2 não há possibilidade de serem conseguidos, 4 são os outfits padrão, 7 outfits básicos para premium accounts, 24 outfits conseguidos in-game, 1 por meio do programa Tell-a-Friend e 16 por meio da Store.

É, realmente não é tarefa fácil escolher o que vestir.

Cronologia dos outfits.
 



Gostou do nosso artigo? Comente em nosso fórum ou na nossa página no facebook, queremos a sua opinião!

Confira também nossos outros artigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário