24 de abril de 2016

Resumo do Test Server: Segundo e Terceiro Dias!


Nossa equipe continua testando o conteúdo que será lançado com o Summer Update 2016.

O segundo dia começou com um patch para correções de bugs e alguns ajustes. Do conteúdo já divulgado por nós, a alteração mais importante foi no tempo de duração dos novos atributos para as armas encantadas com cargas medianas (10 gold tokens), o tempo foi ampliado de 1 para 2 horas.

Durante o sábado, terceiro dia, não houve patch ou pronunciamento importante por parte da CipSoft no fórum oficial do Test Server.

Nestes dois dias, nossa equipe se concentrou na nova Arena PvE. Como, até o momento, apenas a arena de Thais foi disponibilizada para testes o acesso a mesma tem sido concorrido. Contudo, conseguimos "acampar" por lá e trazer para vocês um bom material sobre a dinâmica dessa nova modalidade de arena e seus desafios.

Confiram!

Mais imagens na página do Summer Update 2016 (aqui
Resumo 1º dia: Novas armas e atributos, Otherworld Edron e Kaz (aqui)
Resumo das 1ª e 2ª semana: Principais Ajustes (aqui
Resumo 19º dia: Ajustes armas e curiosidades (aqui
Resumo 20º dia: Otherworld free e arenas (aqui)

Arena PVE


Conforme anunciado e explicado no teaser #4, no próximo update, o Tibia receberá a ampliação do sistema de arenas. Na nova modalidade o personagem poderá, sozinho ou em grupo de até 5 jogadores, enfrentar 10 waves de criaturas específicas em um ambiente especialmente projetado para o novo desafio. A cada wave os personagens terão 1 minuto para matar todas as criaturas do spawn sendo que o tipo, a força e as habilidades das criaturas progridem a medida que as wave avançam.

Ao todo, são 5 níveis de dificuldade e há restrição de acesso por nível mínimo do personagem:

  • Dificuldade 1: apenas personagens até o level 99 podem entrar.
  • Dificuldade 2: apenas personagens até o level 199 podem entrar. 
  • Dificuldade 3: apenas personagens até o level 299 podem entrar. 
  • Dificuldade 4: apenas personagens até o level 399 podem entrar. 
  • Dificuldade 5: todas as faixas de level podem entrar.
Ou seja um personagem que esteja no level 90 pode se aventurar em todos os níveis de dificuldade mas um personagem no level 400 tem apenas a opção do nível 5.

A cada wave que o personagem avança uma pontuação é recebida. As melhores pontuações constituirão um rank in-game e também no site. Completando as 10 waves, o personagem tem direito a recompensa.

Para programar uma batalha basta dizer ao NPC Deseus: hi - fight - yes - (número da arena) - me - (nome dos outros participantes, se houver) - done - yes. O valor é de 1k por participante e, caso o personagem não tenha o valor consigo, ele será debitado da conta bancaria.

Apenas um personagem por vez entra na sala deste NPC, e pode permanecer no local por no máximo 2 minutos. Qualquer um dos participantes pode programar a batalha, após programada, todos os personagens do time tem 2 minutos para entrarem na sala de espera.

Assim  que o último participante entrar, todos são  teleportados para a arena e a batalha começará após 10 segundos. A batalha termina se:

  • Todos os personagens morrerem;
  • Todos os Pit Demons de uma wave não forem derrotados em 1 minuto;
  • Todas as waves forem concluídas;
Apenas personagens de contas com status premium podem participar das batalhas. Contudo, free accounts podem assistir às disputas.

O Ambiente


Hall Principal

O acesso a arena PvE é feito por uma mystic flame localizada no acesso a arena PvP. Ao passar por ele, o personagem é teleportado para o hall principal da arena onde pode-se encontrar os NPCs Lorenzo, responsável pela troca das recompensas, e Deseus, arena master - responsável pela configuração e abertura da arena.
















A leste é a sala de espera, onde os personagens são teleportados para a área de batalha. E, ao norte, o salão onde é possível assistir as batalhas em andamento.

Além desses locais, há dois tipos de quadros. Os arena leaderboards, em número de 5 , indicam os top rank para cada nível de dificuldade da arena. O arena certificates, é o quadro onde ficam afixados os certificados, documento que cada jogador pode retirar ao final de uma batalha indicando a pontuação recebida pelo personagem e o nível da arena concluída.

















Área de Batalha

Após a batalha ser configurada e, assim que todos os participantes do time entrarem na sala de espera, os participantes são teleportados automaticamente para a área de batalha. É neste piso que as waves ocorrem e a batalha ocorre.

A área é ampla, mas possui algumas  a salas menores nas extremidades que podem ter o acesso limitado por portas. No primeiro dia do Test Server, o spawn das waves abrangia boa parte da extensão deste piso o que dificultava o combate as criaturas e frequentemente os times não conseguiam concluir pois o limite de tempo se esgotava. Com o path do segundo dia, contudo, o raio do spawn foi reduzido a região central da área, o que facilitou muito a dinâmica dos combates.

Por toda área pode-se encontrar elementos interativos do cenário, tanto armadilhas, como obstáculos e também os explosive barrels. Com exceção dos barris, todo cenário se altera entre uma batalha e outra, ou seja a posição das armadilhas e obstáculos são alteradas sendo necessária atenção por parte do jogador a cada batalha. Os elementos são:

  • Spike trap
  • Explosive barrel
  • Metal grate
  • Blade trap
  • Energy trap
  • Poison trap



  • Metal Grate
Elemento mais chato do cenário. Deve-se ter atenção especial a ele! Ao passar sobre ele as criaturas tem sua velocidade reduzida e o personagem cai em um fosso cuja velocidade do personagem fica muuuuuuuuuiiiiiiitoooooooo reduzida. Para andar neste fosso, deve-se utilizar o teclado, pois o personagem não se movimenta ao clicar no mapa .




O fosso cobre toda a extensão do subsolo da área de batalha. Há duas formas para sair desse local, ou outro personagem do time iça você com uma corda ou terá que andar até a extremidade sul do fosso e subir pela única escada. Cair neste local, representa uma perda preciosa de tempo e risco para o sucesso do combate. Ainda mais se mais pessoas do time caírem ao mesmo tempo.



Dica: Leve uma corda para a arena e fique sempre de olho em seus companheiros para auxiliá-los no caso de quedas.




  • Explosive Barrel
Sem dúvidas, o elemento mais versátil e interessante do cenário. Após aceso, ("use"), demora cerca de 5 segundos para explodir atingindo uma área de 37 sqms. Ele produz dano tanto nos personagens quanto nas criaturas, por isso é importante ser utilizado com cuidado e precisão. Pode ser arrastado e arremessado a um raio de até 3 sqms.
 
Nos personagens ele causa um dano de 1000 hitpoins e nas criaturas, o dano varia conforme a dificuldade da arena:

  • Dificuldade 1: dano de 950 hitpoints nas criaturas atingidas.
  • Dificuldade 2: dano de 950 hitpoints nas criaturas atingidas.
  • Dificuldade 3: dano de 900 hitpoints nas criaturas atingidas.
  • Dificuldade 4: dano de 850 hitpoints nas criaturas atingidas.
  • Dificuldade 5: dano de 800 hitpoints nas criaturas atingidas.
 










Dica1: A utilização dos barris facilita consideravelmente durante as waves. Durante as waves iniciais eles podem ser estrategicamente posicionados para serem utilizados com precisão nas waves finais. Aconselhamos que durante as primeiras fases um ou dois membros da equipe fiquem responsáveis pela colocação deles.

Dica2: A utilização de equipamentos que protegem contra fogo reduz o dano provocado pela explosão.

 


Área de Segurança

Ao norte da área de batalha escadas levam a uma região no andar inferior onde não há spawn de criaturas. Os personagens podem utilizar esta área para recuperar sua energia e mana e se preparar para as próximas waves.


 

As criaturas


Na arena PvE são encontradas criaturas especiais e exclusivas, os Pit Demons. Há 5 diferentes classes de Pit Demons, uma para cada nível de dificuldade da arena. Cada classe recebe uma cor específica que pode é utilizada para identificá-la. E, cada uma das classes é composta por 3 tipos diferentes de Pit Demons que se diferenciam entre si pelo uso ou não de addons.

No total são 15 criaturas diferentes, conseguimos perceber algumas de suas características:

  • Dificuldade 1
    • Pit Groveller - combate corpo a corpo, ocasionalmente ataca à distância e fica invisível.
    • Pit Grunt - combate corpo a corpo.
    • Pit Brawler - combate a distancia e fica invisível com frequência.
  • Dificuldade 2
    • Pit Fiend - combate corpo a corpo, ocasionalmente ataca à distância.
    • Pit Demon - combate corpo a corpo.
    • Pit Condemnend - combate à distância fica invisível com frequência..
  • Dificuldade 3
    • Pit Battler - combate corpo a corpo e à distância e invisibilidade.
    • Pit Maimer - combate corpo a corpo.
    • Pit Berserker - combate à distância fica invisível com frequência.
  • Dificuldade 4
    • Pit Blacking - combate corpo a corpo e à distância e invisibilidade.
    • Pit Lord - combate corpo a corpo.
    • Pit Overlord - combate à distância e invisibilidade.
  • Dificuldade 5
    • Pit Reaver - combate corpo a corpo, à distância e invisibilidade.
    • Pit Scourge - combate corpo a corpo, à distância e invisibilidade.
    • Pit Destroyer - combate corpo a corpo, à distância e invisibilidade.

Estas criaturas atacam o oponente até a morte, não fornecem pontos de experiência e não deixam loot, ao morrerem se transformam em uma poça de sangue que não pode ser aberta.



Recompensa


Ao concluir as 10 waves o personagem recebe como recompensa de 1 a 5 Arena Badges, conforme o nível de dificuldade da arena:


  • Dificuldade 1: 1 arena badge.
  • Dificuldade 2: 2 arena badges.
  • Dificuldade 3: 3 arena badges.
  • Dificuldade 4: 4 arena badges.
  • Dificuldade 5: 5 arena badges.


Muito mais que elemento decorativo, esta insígnia pode ser trocada pelos seguintes potions com o NPC Lorenzo:

  • Health Potions
  • 100 regulares por 1 arena badge.
  • 100 strongs por 2 arena badges.
  • 100 greats por 4 arena badges.
  • 100 ultimates por 7 arena badges.
  • 100 supremes por 10 arena badge.
  • Mana Potions
  • 100 regulares por 1 arena badge.
  • 100 strongs por 2 arena badges.
  • 100 greats por 3 arena badges.
  • 100 ultimates por 7 arena badges.
  •  Spirit Potion 
  • 100 greats por 4 arena badges.
  • 100 ultimates por 8 arena badges.

A cada troca, ainda há a possibilidade de se conseguir um  Surprise Cube. Ao usá-lo o personagem pode receber aleatoriamente algum item. A relação de itens possíveis não foi divulgada, nossa equipe conseguiu os seguintes:

  • 20 Oranges
  • 01 Dwarven ring
  • 01 Cyan Crystal Fragment
  • 01 Green Crystal Fragment
  • 01 Blue Crystal Shard
  • 01 Green Crystal Shard
  • 01 Stealth Ring
  • 01 Berserk Potion


Para receber as arena badges basta dizer ao NPC: hi - exchange - arena badges - yes - yes

Para trocar as arena badges basta, no mesmo diálogo anterior, dizer ao NPC: exchange - (tipo de potion) - (tamanho da potion) - yes

 Para trocar as arena badges basta, em outro diálogo, dizer ao NPC: hi - exchange - (tipo de potion) - (tamanho da potion) - yes

Mais imagens na página do Summer Update 2016 (aqui
Resumo 1º dia: Novas armas e atributos, Otherworld Edron e Kaz (aqui
Resumo das 1ª e 2ª semana: Principais Ajustes (aqui
Resumo 19º dia: Ajustes armas e curiosidades (aqui
Resumo 20º dia: Otherworld free e arenas (aqui)

  
Assim que explorarmos mais e tivermos mais informações ou mudanças do conteúdo já apresentado, postaremos.Continue acompanhando conosco!



4 comentários:

  1. Obrigada Pri por estar sempre ajudando nos , nos te amamos muito <3

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  2. Assim dá até vontade de lutar na Arena!!!
    Ótimo artigo!!!
    Parabéns TibiaGuias!!

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  3. O unico lugar que vi alguma coisa sobre o test server em si!! valeooo

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