4 de maio de 2016

[Artigo Oficial] Há 15 anos!

Há 15 anos Steve, Durin, Stephan e Guido decidiram fundar a empresa que hoje se tornou a CipSoft GmbH. Consegue imaginar como seria o Tibia naquela época?

Pensando nisto, os Community Managers prepararam, este mês,  um artigo especial para comemorar o 15º aniversário da empresa fundada em junho de 2001.

Que tal acompanhar com eles esta viagem no tempo?
Aproveitem a leitura!



Antes da CipSoft

O Tibia tinha 4-5 anos de existência no ano em que a CipSoft foi fundada. O futuro do jogo era incerto e, bastaria uma única decisão tomada de forma diferente para mudar todo o rumo do Tibia ou, até mesmo, ter acabado com ele. Foi em 29 de janeiro de 2001 que a equipe da CipSoft, antes conhecida como "Cip Team" divulgou a seguinte notícia no site do jogo:



Como a maioria de vocês sabe,  somos estudantes e, até então, durante os últimos  cinco anos temos mantido o Tibia e feito-o crescer apenas em nosso tempo livre. E, no final do ano, quando terminarmos nossos estudos, este tempo livre, certamente, chegará ao fim. Então, precisaremos encontrar emprego e começar a trabalhar e, com isso, não teremos muito tempo para o Tibia. 

Porém, essa não é nossa vontade! 

Dessa forma, pensamos em lançar comercialmente o Tibia e nos dedicar tempo integral a ele.

Your CIP Team
 
Como bem sabemos, foi exatamente isso que aconteceu. Contudo, caso os quatros estudantes tivessem escolhido uma trajetória diferente para suas vidas, provavelmente, atualmente,  nenhum de nós faria parte do universo Tibiano.

Então - como seria imaginar o Tibia daquela época, quando era apenas o projeto de estudantes e muito menor do que hoje?

No artigo oficial "The Birth of Ferumbras", conforme apresentou Knightmare,  que ainda hoje é Game Content Designer do Tibia, 2001 foi a época na qual Ferumbras ainda era comandado manualmente. Vestígios dos combates contra Ferumbras podem ser encontrados na antiga notícia publicada em 31 de janeiro do ano da fundação: "The Fight For Freedom", localizada nos arquivos de notícias da CipSoft.




Parabéns Tibianos, Ferumbras e seus servos finalmente foram mortos. Muito bem!
Além dessa particularidade sobre Ferumbras, foi na mesma época que ocorreu uma importante decisão a respeito da penalidade por morte no Tibia. Foi em 2 de fevereiro de 2001 que uma importante notícia foi divulgada a respeito da Nova Regra para Perda de Itens na qual os jogadores participaram do processo de ajuste:




Se você morrer, todos os seus itens, exceto aqueles dentro dos containers (como bags, backpacks, etc.) irão com você para o templo. Contudo, para cada equipamento há uma chance de 10% de que ele permaneça no corpo. Então, ainda não haverá garantias de que não perderá item algum.
Mesmo que hoje em dia não tenhamos como ter a certeza de quais as diferentes escolhas haviam naquela época para a questão da penalidade por morte,  podemos,  seguramente, afirmar que os jogadores de 2001 influenciaram para que esta penalidade tenha o formato que conhecemos hoje.

"Antes dessa mudança, ao morrerem, os personagens perdiam todos os seus itens. Tudo permanecia no corpo até que o próprio jogador,  ou alguém, conseguisse pegar" - relembra Durin que também afirmou que, mesmo após a mudança na penalidade por morte,  personagens sem vocação e com level inferior a 4, perdiam tudo o que levavam consigo.

Nesta época, também, tudo era menor.  Havia menos monstros, menos jogadores e dessa forma, claro que o mapa do Tibia também tinha dimensões bem menores. Em abril de 2001, foi publicada a lista completa das novas áreas que estavam sendo trabalhadas e também a lista com o nome dos jogadores que estavam trabalhando nelas. Era uma época na qual o Tibia contava com a ajuda de muitos voluntários:




Elven Town Ab'Dendriel (Knightmare), Fields of Glory (Tekvorian), The Ghostlands (Falke), Femor Hills (Wastl), Reokon's Tundra (Cohen the Barbarian), Ice Islands (Feanor), Mad Mage Valley (Hammerfall), Orc Fortress Ulderek's Rock (Muesli), The Snake Stone (Niehoff), Green Claw Swamp (Aureus) e Stone Wood (Alara).
Hoje em dia, ao andar pelo Tibia, você tem ideia de quanto tempo faz que algumas coisas existem?...

 

Após a fundação da CipSoft

No update de junho de 2001,  não apenas as novas áreas que estavam sendo trabalhadas foram lançadas como também a CipSoft GmbH foi fundada, como podemos confirmar pela notícia:




Conforme prometido, a atualização já está online - com muitas áreas novas como Ab'Dendriel, a cidade dos elfos, as Ice Islands ao norte do Tibia e o Fields of Glory. Além disso, no continente já conhecido, muitas coisas mudaram. Então prepare-se para encontrar novos mistérios e desafios em todos os lugares!

O Tibia terá agora quatro diferentes cidades natais onde você pode se naturalizar: Thais, Ab'Dendriel, Kazordoon e Carlin. Escolha a cidade que você mais gosta e faça dela a sua casa.
 

Queremos também agradecer a todos os editores e testers pelo tempo dedicado, sem vocês a atualização não teria saído tão boa quanto saiu!
Em julho, o Tibia já tinha evoluído  de um projeto universitário para um negócio, e foi quando anunciaram que estavam trabalhando em um novo sistema tanto para contas como para pagamentos. Nesta época o Tibia tinha acabado de atingir a marca de 600 jogadores online. O sistema de contas, muito semelhante ao modelo atual, foi lançado em 21 de julho. Antes desse sistema, não existiam existia a possibilidade de premium times e apenas personagens sem contas.

E, foi em 2 de novembro de 2001, que o já anunciado sistema de premium account foi lançado juntamente com a versão 6.4 do Tibia. Foi a oportunidade tanto para a CipSoft quanto para o  Tibia crescerem. Além do sistema de pagamentos, o update também implementou casas, novas magias e monstros, além de Edron:



Uma nova ilha foi descoberta no extremo leste do continente. Colonos de Thais acabam de fundar a colônia Edron, e a Royal Tibia Line estabeleceu uma rota marítima para lá. Agora a ilha espera para ser explorada. 

Agradecemos ao Knightmare por ter criado essa área.
Para este update, os próprios  jogadores de Tibia criaram um teaser. Confiram o vídeo que, felizmente, foi restaurando por um fã no Youtube:

 

Outro destaque desse update que não podemos deixar de mencionar foi que, finalmente, a comunidade foi informada da existência da CipSoft GmbH. A partir daí as noticias deixaram de ser assinadas por "Cip Team" e  "CipSoft Team" assumiu a autoria das mesmas.

Outra coisa que vale a pena mencionar desta atualização é que, finalmente, a comunidade foi informada da existência da CipSoft GmbH. As notícias não eram mais assinadas por Cip Team e sim por "CipSoft Team".

Um Grande Ano, o ano da fundação, chegava ao fim e Guido, Stephan, Steve e Durin escreveram em nome do CipSoft Team :



Durante esse ano, nós quatro concluímos os nossos estudos universiários e fundamos a CipSoft. Com isso, decidimos também dedicar o nosso futuro ao Tibia.

Finalmente, teremos o tempo necessário para realizar todos os planos que temos para o nosso pequeno mundo. O primeiro passo já foi dado com a introdução das premium accounts. Com o apoio da comunidade podemos assegurar a permanência online e melhorias para o Tibia.
De forma muito apropriada para este novo momento que o Tibia estava vivendo, foi aberto o segundo mundo onde o jogo poderia ser jogado com um nome promissor: Nova!

Durante os anos seguintes, não se podia imaginar o quanto a CipSoft iria crescer,  muito menos que se transformaria em uma empresa com mais de 80 funcionários nem que o Tíbia e sua comunidade estariam ativos 15 anos depois.

Obrigado Tibianos por tornar isto possível, e feliz aniversário, CipSoft! 



 Via Tibia.com




Além do relato histórico apresentado, os Community Managers, convidam a todos para a compartilhar com a comunidade sobre suas suas primeiras experiências no Tibia, quais são as suas primeiras memórias do jogo?

Comentários podem ser postados, em inglês, no tópico específico no fórum oficial.


Os autores das 15 melhores respostas, escolhidas pelos CMs, receberão no próximo mês um CM Token para o personagem utilizado como autor da postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário