13 de maio de 2016

Enganei o Bobo!

Abril já acabou,  mas o mês mais divertido do ano não podia passar em branco!

Em 2016 a diversão foi extra! Os Community Managers revelaram segredos da Carlin's Girls Brigade - CGB teasers antecipados e anúncio dos testes do novo client pegaram de surpresa toda a comunidade (seria trote?); a abertura do test server mobilizou a todos para conhecerem e avaliarem o novo conteúdo e, de quebra, nossa equipe e alguns jogadores se envolveram em um divertido concurso: Fool's Surprise Eggventure!

Em meio a tudo isso nos perguntamos, porque o mês de abril sempre é marcado por pegadinhas e brincadeiras? Conversando a respeito, relembramos algumas pegadinhas feitas pela CipSoft e preparamos este artigo especial.

Aprecie a leitura!
  
 

Todos os anos, o primeiro dia de abril é marcado por trotes, pegadinhas e mentiras, brincadeiras às vezes inocentes, outras vezes nem tanto. A data é comemorada em várias partes do mundo e conhecida por diferentes nomes a depender da língua de cada país como, por exemplo: Dia da Mentira, April Fools' Day,  Pesce d'Aprile,  Poisson d'Avril, Dia dos Tolos, Día de los Inocentes  e Día dos Enganos.

A origem da tradição é controversa. A versão mais aceita atribui as primeiras comemorações aos franceses em 1564, ano em que a França passou a adotar o calendário gregoriano como oficial. Com essa mudança o ano novo passou a ser comemorado em 1º de janeiro, mas, muitos franceses ainda celebravam a antiga data, ou seja, do início da Primavera (hemisfério norte) até o dia 1º de abril.

A ocorrência desta comemoração “fora de época” fez com que as pessoas que a celebravam fossem chamadas de tolos e tidas como mentirosas (“os bobos de abril”) por celebrarem a passagem de ano em uma data “errada”. Essas pessoas passaram a ser alvo de gozações e zombarias sendo assim ridicularizadas com presentes estranhos ou mesmo convites para festas inexistentes.

Com o tempo a brincadeira se espalhou para outros países e alcançou os dias atuais. O significado original se perdeu, mas, mantém-se a tradição de aproveitar o 1º de abril para “pregar peças” em amigos ou até mesmo desconhecidos. Até hoje a data é comemorada e não é raro termos registros de mentiras famosas que foram divulgadas por empresas, meios de comunicação, celebridades e até mesmo redes sociais.


E, é claro que a CipSoft não poderia ficar fora desta não é mesmo? Desde 2005, a desenvolvedora do Tibia “trolla” a comunidade com pegadinhas inusitadas. No primeiro ano, foi divulgado um recrutamento para  Event Managers.   A equipe da CipSoft aproveitou se do fato da comunidade estar na expectativa das implementação das raids para anunciar que pretendia que as criaturas fossem controladas por pessoas durante as invasões (como anteriormente ocorria com o Ferumbras). 

Os Event Managers selecionados teriam personagens com habilidades especiais como por exemplo sumonar criaturas e magias extras e deveriam cumprir uma jornada de trabalho integral de 40 horas semanais dentre outras especificações. A brincadeira foi revelada no mesmo dia e a equipe da CipSoft comunicou que 784 pessoas se inscreveram.
 
 Nossa equipe não conseguiu muitos detalhes sobre o 1º de abril de 2006. Acredita-se que houve a notícia de um recrutamento, mas desta vez foi anunciado um teste falso para Gamemasters. Na época, era comum a empresa selecionar os candidatos a gamemasters entre os counsellors  e senior tutors. Contudo, infelizmente não tivemos a confirmação desta brincadeira, ao que parece o único fansite a acompanhar o ocorrido foi o extinto Erig.net.

Em 2007 foram anunciadas in-game invasões dos Ruthless Seven em Plains of Havoc. Vários jogadores se dirigiram para o local na expectativa de um bom combate, mas, encontraram apenas The Ruthless Herald. Criatura com o mesmo sprite do Diabolic Imp, inofensivo, imune a todos os tipos de ataques e que tinha a capacidade de transformar, aleatoriamente, os personagens e criaturas que estão próximos em um Green Frog, um Pig, um Skunk  ou uma Football.

Um modesto ticker em 2008 deixou no ar o trote e fez com que os fansites entrassem na brincadeira. Ele anunciava a fusão de dois fansites, o TibiaBr e o TibiaNews. Na ocasião, a noticia animou a comunidade tibiana brasileira pois a barreira linguística dificultava a compreensão dos conteúdos originais, principalmente as tirinhas publicadas pelo TibiaNews. Infelizmente, o TibiaNews foi descontinuado e não tivemos como avaliar a repercussão do trote na comunidade deles. O ticker foi desmentido no mesmo dia.

Apesar de alguns fansites investirem em trotes no 1º de abril de 2009, não conseguimos confirmar se neste ano houve alguma brincadeira oficial da CipSoft ou se a empresa, de alguma forma, participou do trote dos fansites.

Já em 2010 a empresa pediu ajuda a comunidade para a escolhade um novo desenhista para ajudar na confecção dos sprites para o summer update 2010. Para a “votação” foi indicado um tópico especial no fórum. Bem este trote não teve muito sucesso, rapidamente os jogadores perceberam a brincadeira que foi confirmada pelos Community Managers no dia seguinte e foi revelado que os desenhos apresentados foram feitos pelos próprio CMs.



E, que tal jogar Tibia e TibiaMe ao mesmo tempo pelo Flash Client? Essa foi a mentirinha contada em 2011.  A empresa aproveitou a animação da comunidade com o final da fase closed beta test do novo cliente para fazer a brincadeira. Mesmo atenta a data, muitos jogadores tiveram dúvida em relação à notícia.


 

Curiosamente, neste mesmo dia uma enquete foi lançada questionando se os jogadores costumam cair nos trotes. Bem, os Community Managers divulgaram que se tratava de um trote apenas no dia 04 de abril. Até então, este  foi o período mais longo para a revelação de uma brincadeira do tipo.


 

Novamente, mobilizar a comunidade para uma votação foi o foco do trote de 2012. Mas desta vez a brincadeira foi mais elaborada . Uma enquete lançada no dia 30 de março lançou a proposta para mudança das cores do logotipo do jogo. Mesmo em dúvida, a comunidade participou da enquete que terminou dia 02 de abril, mesma data em que a brincadeira foi revelada.





Em 2013, um teaser falso para o patch de primavera foi lançado. Mesmo parecendo estranho um personagem ser vitima de uma catástrofe ao viajar de tapete, quebrar a perna ao cair em um buraco, contrair raiva ou simplesmente morrer de fome, as Novas formas de Morrer empolgaram a comunidade que ainda mantém vivo o espírito RPGístico.  A notícia do patch foi atualizada no dia seguinte informando o trote.

De forma intencional, ou não, a pegadinha de 2014 foi... Não ter pegadinha! Como a comunidade já estava acostumada e a espera do trote anual, a ausência de uma brincadeira clara e direta levantou suspeitas em relação a todas as noticias oficiais publicadas entre os últimos dias de março e primeiras semanas de abril o que incluiu a alteração dos preços e do sistema de pagamento.

Já em 2015, a brincadeira da vez foi mesclada no anuncio oficial do evento anual Chyllfroest. A notícia oficial ganhou uma atualização indicando a ampliação da região congelada sugerindo novos NPC, quest e quem sabe Bunny Slippers como recompensa! A tática confundiu alguns jogadores que, desatentos à data, correram para a ilha congelada a procura do novo NPC e sua recompensa. No dia seguinte, uma atualização indicando a brincadeira foi adicionada a notícia.

E, que tal jogar Tibia com efeitos em 3D? Essa foi a notícia divulgada em primeiro de abril deste ano. A novidade não convenceu a comunidade, que prontamente desconfiou da notícia e não tardou de comentar a respeito tanto no board oficial quanto nos fóruns de fansites. Apesar da brincadeira não ter emplacado vários foram os jogadores que manifestaram vontade de adquirir os óculos exclusivos e , curiosamente, foram vários os relatos dos que utilizaram óculos 3D de outros dispositivos para conferir a imagem fornecida na notícia. Os Community Managers confirmaram a brincadeira no dia 04 de abril, esta foi a segunda brincadeira mais longa dentre as já realizadas.
 
Contudo, se a CipSoft e os Community Managers  tem o costume de brincar com os jogadores no site, in-game os personagens também podem aproveitar a data para pregar peças uns nos outros. Desde 1º de abril de 2008, a NPC Hoaxette tem visitado Thais regularmente. Tendo seu nome derivado da palavra inglesa hoax, que significa brincadeira/farsa, esta simpática palhacinha anualmente aparece para vender aos personagens um arsenal especial para brincadeiras. Whoopee!




Além dos famosos explosive presents, supersoft pillows e spellwands, a partir de 2009 ela passou a trocar com os personagens as partes separadas do Jester Doll  pelo doll montado. Não só as partes, como também outros itens, podem ser conseguidos como loot dos Undead Jesters, que invadem as principais cidades tibianas promovendo grandes guerras de tortas como forma de se vingar pelas brincadeiras que deram errado.

Dessa forma, não só na vida real, mas também no universo tibiano, esteja preparado para, no próximo ano, lidar com tentativas de pegadinhas, notícias falsas ou mesmo uma torta de creme lançada em sua direção e alguém a espreita para anunciar: enganei o bobo! 



E, como foi o mês de abril para você? Se divertiu com as brincadeiras? Chegou a cair em algum dos trotes que a CipSoft passou nos últimos anos? 

Gostou do nosso artigo? Comente em nosso fórum ou na nossa página no facebook, queremos a sua opinião!

Confira também nossos outros artigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário