17 de maio de 2016

Tibia 11: Beta Tests #1 e #2!

Testes, testes e mais testes!

Desde o final de abril, trouxemos a vocês as principais mudanças e discussões a respeito do novo conteúdo a ser implementado com o Summer Update 2016.

Contudo, a equipe da CipSoft também tem dividido suas atenções com outro importante projeto: o novo  stand-alone client. Divulgado pela empresa a cerca de um mês, os testes da fase beta do client já estão em uma segunda etapa.

Confiram os principais pontos!
  
 

Beta Test #1

Com cerca de 1 semana de duração (19 a 26 de abril) a fase #1 dos testes pegou a comunidade de surpresa e animou os entusiastas do Tibia que, mesmo com a notícia do adiamento dos planos para Steam, sentiram-se confiantes com a promessa de um client remodelado que permita a continuidade do desenvolvimento do jogo e a adição de novas funcionalidades sem as limitações técnicas do client atual.

Infelizmente, até o momento, esta nova versão do stand-alone client está disponível apenas para o sistema operacional Windows, versão XP/ SP3 ou mais recente:




Mínimo:
SO: Windows XP SP3
Processador: 1.5 GHz Pentium 4 ou equivalente com instruções SSE2
Memória: 1 GB de RAM
Gráficos: 128 MB; se DirectX 9c ou OpenGL 2.1 não são suportados, apenas estará disponível o modo render (sem efeitos de luz)
Hard Drive: min. 150MB

Recomendado:
OS: Windows 7 ou mais recente
Processador: 2.5 GHz de processador Intel Core i3 ou equivalente
Memória: 4 GB de RAM
Gráficos: 512 MB; OpenGL 2.1 disponível
Hard Drive: min. 150MB


Apesar do foco dos desenvolvedores estar no desempenho, estabilidade e confiabilidade desta nova versão, aspectos que não são facilmente percebidos em um primeiro contato com o client, os jogadores convidados a fase de testes fechados se depararam com algumas diferenças em relação a UI (interface do usuário).
 

Launcher e Tela de Login

Prática comum em diversos jogos, o Tibia 11 contará com um launcher, software responsável por executar o jogo no sistema operacional e que auxiliará tanto na instalação quanto nas atualizações do client. Então, não estranhem o logo do Tibia aparecer sobreposto a área de trabalho e nem a mensagem indicando que os arquivos do jogo estão sendo carregados.

Além do launcher a tela de login foi redesenhada. Logotipo e menu foram reposicionados, a mensagem do dia aparece em destaque, e o jogador não tem apenas a opção de links para a seção que possibilita criar uma conta mas também para a seção de recuperação.






A opção stay logged in for session (permanecer logado durante a seção) que permite a troca entre personagens da conta sem a necessidade de um novo login, está ativa por padrão mas pode ser desabilitada dentro do menu opções do client.

E, para os que usam o sistema de autenticador, o campo para inserir o token é aberto apenas em uma segunda etapa.

Outra alteração considerável foi a reorganização da relação dos personagens e fonte:



 

Interface do usuário


Apesar da interface não ter sido modificada em seus aspectos principais, a mudança da fonte e espaçamento não passou desapercebida e questionada pelos jogadores. Bem como a mudança na exibição no cooldown das magias. 


Outro ponto, que causou estranheza é a opção full screen não estar habilitada por padrão. O client opera com o tamanho original da tela do jogo, a opção don't stretch/shrink game window (não redimensionar janela do jogo, esticar/encolher). Mas, nas opções do client é possível permitir a liberação para alterar o tamanho da tela conforme preferência do jogador.



Com o Tibia 11, o grupo de magias disponíveis para o personagem aparecem coloridas, ficando cinzas e tendo a cor gradualmente preenchidas a medida que termina o período de recarga. No client atual, 10.9x, os ícones permanecem cinzas, ficando coloridos quando a magia é ativada enquanto que uma barra inferior ao ícone indica a progressão da recarga.




Com a nova versão, também será possível a função drag e drop (arrastar e soltar) no mapa.  Ou seja, para procurar algo no mapa basta clicar com o mouse sobre o mapa, arrastar para o ponto desejado e soltar. Apesar desta nova funcionalidade, as tradicionais setas ( Norte, Sul, Leste e Oeste) para posicionar o mapa continuam ativas.




Comércio


Outras novas funcionalidades anunciadas envolvem o comercio no Tibia, tanto a interação com os NPCs quanto o Market.

Foram incorporadas algumas das funcionalidades do flash client, como por exemplo a exibição dos sprites dos itens no menu de trade e possibilidade de clicar com o mouse nas palavras chaves destacadas durante diálogos com NPCs.

No market a relação dos itens está melhor organizada, semelhante ao flash,  e será possível reorganizar as colunas conforme sua preferência, basta clicar e arrastar.





Hotkeys

O menu de ajustes das hotkeys foi redesenhado:


Alterações Gerais

Além do já referido anteriormente, o menu de opções também foi redesenhado e todas as caixas de texto, incluindo o questlog, channels e conversas, tem a opção de copiar/colar. Pode-se clicar com o mouse, arrastar, selecionar e copiar.



As barras de rolagem laterais nas janelas também foram ajustadas. Por exemplo, ao visualizar a relação de itens vendidos por um NPC a barra elas não se movem mais de 10 em 10, ela se posiciona no ponto em que o jogador clicar.

Os valores atribuídos aos danos, cura e pontos de experiência, passaram a ter uma animação mais suave.


Impressões Gerais

No geral, os jogadores deram um feedback positivo em relação as mudanças e referem menor latência e lags. As criticas e sugestões de mudanças foram em relação a alteração na fonte: em especial a cor da fonte ao se utilizar uma magia; tamanho e espaçamento no menu de skills e para indicar cap/soul;  e por, em diversas situações do jogo, ela se mostrar borrada e distorcida dificultando a visualização.


Algumas pessoas referiram problemas com o mas foram devidas as configurações do firewall ou a ausência de permissões administrativas para o usuário do Windows onde o programa estava sendo executado. Ocorreram também relatos de FPS inferiores a 25, relacionadas as opções gráficas e aos efeitos de luz. Pois, por padrão o Tibia 11 beta tentará utilizar o OpenGL.

Questionou-se também a animação dos personagens ao andar, oscilam muito verticalmente e a existência de uma moldura branca ao colocar o mouse sobre outro personagem. Alguns jogadores também se referiram aos gráficos  parecerem mais rápidos que no atual client. A respeito da moldura, a comunidade ficou dividida, o que pode parecer cansativo para uns de certa forma facilita para jogadores novatos selecionarem uns aos outros para funções como party, follow, trade ou mesmo atacar.

No entanto, o que mais interferiu com a jogabilidade  se refere a utilização de comandos envolvendo Ctrl + mouse e Ctrl + setas do teclado.

Em relação a bugs, foram citados problemas ao redimensionar janelas para exibir apenas uma linha de containers; dificuldade ao organizar/ comprar itens empilháveis; problemas ao mover entre andares ou ao subir/ descer de objetos empilhados nos quais se pode passar por cima; barras desalinhadas ao mover os personagens e aumento no delay nas hotkeys.


Agradecemos ao tutor Iorek Birnningson pelas imagens da fase #1 cedidas.



 

Beta Test #2 


A fase 2 dos testes do Tibia11 beta foram realizadas entre os dias 11 e 17 de maio. Nesta fase, integrantes da nossa equipe foram contemplados entre os escolhidos aleatoriamente. Com base nos feedbacks colhidos na primeira fase foram feitos os seguintes ajustes:


Instalação e Acesso

  • Correção de alguns problemas envolvendo o instalador e determinadas senhas.

 

Controles de Movimento

  • Ao usar a opção classic controls (controles clássicos) é possível abrir menus de contexto com o comando Ctrl + botão direito do mouse;
  • Ctrl + botão direito do mouse nos controles regulares, fará o personagem usar o item;
  •  Ctrl + seta, fará o personagem virar (mesma ação se usar as setas do Numpad);
  • Ajuste no delay das hotkeys ao manter a mesma tecla pressionada;
  • Ao programar uma hotkey para "use with target", se não houver um alvo, ela funcionará como "use with crosshair";
  • Correção dos sqms pelos quais o personagem se deslocava ao subir/descer escadas;
  • Correção do problema que levava a redução do FPS e lentidão ao mudar de pisos.




Interface e Imagens

  • Alteração na fonte;
  • Possibilidade de ajustar as linhas a serem exibidas ao abrir containers;
  • Ajuste na barra de rolagem para compra de produtos empilháveis, em uma mesma compra o valor se mantém o mesmo que foi ajustado na primeira compra, não retorna mais a 1;
  • Na janela de chat, não é mais possível usar o botão direito do mouse para clicar e arrastar de forma a selecionar o texto;
  • Alteração na cor da fonte da exibição das magias utilizadas;

  • Correção do problema que exibição dos nomes dos personagens ao subir/descer entre andares;
  • Com o split stack dialogue aberto, é possível usar a barra de rolagem para indicar o quantitativo de itens empilháveis que deseja mover.
 

 

Impressões Gerais

Mesmo as alterações feiras até o momento sendo esperadas, jogadores tem questionado a mudança na forma como o cooldown passou a ser indicado e relatam ocorrência de delays importantes no uso de hotkeys e na movimentação envolvendo ctrl + setas, ainda que em menor frequência que na fase #1 dos testes.

A comunidade continua dividida em relação a moldura branca ao se colocar o mouse sobre outro personagem e também a moldura que aparece destacando os slots e containers selecionados. 

Neste primeiro contato com com Tibia11, nossa impressão foi bem positiva. Jogamos bastante com ele, realizando atividades habituais e a experiência de jogo foi bastante agradável. A interface mostrou-se amigável para o comérrcio com NPCs e market o que facilitou e agilizou as transações.

Em relação a fonte e animações, foi estranho no início mas é algo que facilmente se acostuma.
Como outros jogadores, também notamos que determinados diálogos se sobrepõe devido a bug na quebra de linhas o que dificulta a leitura. Notamos ainda que a recente alteração na formatação que alinha dos diálogos dos NPCs na tela do jogo de forma a não mais se sobreporem não está presente no Tibia11.



Além das discussões sobre o Tibia11 beta no fórum oficial, outras temáticas relacionadas ao novo client agitaram fóruns de fansites e sites relacionados ao Tibia no ultimo mês.

A reformulação do client implicará na modificação de códigos e com isso, se por um lado muitos comemoram a possível redução dos bots por outro muitos jogadores ficaram frustrados com o anuncio da descontinuidade do TibiaCast. Serviço não oficial, mas, muito popular entre jogadores que buscam divulgar suas hunts, conquistas ou mesmo utilizar a plataforma para socializar com outros jogadores. Com a mudança do client, esses serviços teriam que ser igualmente reformulados e ao que parede os desenvolvedores não se mostraram otimistas em relação custo/benefício dessa adequação.

Em relação a serviços similares ao TibiaCast, já há indícios de que surgirão outras opções. Em relação aos bots e outros programas para trapaças, ainda é cedo para afirmar ou predizer algo. Infelizmente, enquanto houver demanda haverá mercado.

Esperamos que tenham gostado das novidades apresentadas até o momento e que possamos estar nas outras fases do Beta acompanhando de perto a construção desse novo client.
   
Assim que tivermos mais informações postaremos. 
Continue acompanhando conosco!


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