24 de junho de 2016

Game Content Desi.... o quê?


Nos últimos anos, comunicados sobre alterações de membros da CipSoft tem sido comuns, em especial dos profissionais ligados a área de conteúdo, os Game Content Designers (GCD). Neste período, nos despedimos de Chayenne,
Count Tofifti, Dynacor e Teyrata, demos boas vindas a Eudócia e continuamos com as presenças constantes de Denson Larika, Karvar, Knightmare e Lionet.

Mas, o que de fato faz um GCD e quais as dificuldades enfrentadas no dia a dia, ainda mais ao se trabalhar em um jogo como o Tibia?

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre as atribuições gerais desse profissional.

Aproveite a leitura!



 
 
Atualmente, considera-se que o mercado de jogos é uma área em evolução, o que motiva os profissionais que se especializam em designer de games a criar expectativas positivas. Ainda mais nos países da Europa onde a mídia especializada aponta a certeza de um mercado bem lucrativo, sobretudo na Alemanha.

Ao contrário do que se imagina
, criar e desenvolver um jogo envolve muito mais áreas do que "apenas" a programação e o designer gráfico em si. Muito mais que gostar e entender de jogos é importante entender as pessoas. Deve-se sempre considerar as tendências do mercado, o comportamento do público-alvo, as características da cultura local onde o jogo será distribuído e até mesmo o contexto social.



Segundo a Wikipedia, um Content Designer é o principal responsável pelo desenvolvimento de todo conteúdo para um jogo, software ou mídia. Na CipSoft, e especialmente no Tibia, os GCDs trabalham em diversas atividades e tem que estar atentos a diversas situações, como podemos observar em entrevistas anteriores dadas a outros fansites:



Nosso trabalho consiste em vários aspectos: desenvolvimento dos níveis, da escrita do jogo, design de cenário... Nós, Game Content Designer, fazemos com que os conteúdos apareçam enquanto que os Game Designers focam principalmente na mecânica do jogo e na estrutura em geral.
(Count Tofifti, 2014)

Meu trabalho principal é organizar a produção de conteúdo.
(Chayenne, 2009)


Estou trabalhando nas atualizações de conteúdo do Tibia. Isso inclui quests, NPCs, scripts e level design

(Lionet, 2013)


Consertar bugs, trabalhar no conceito de algum update, reformulação do conteúdo existente ou balanceamento de coisas. 

(Teyrata, 2014)

Minhas atividades principais e mais divertidas são monstros, locais de caça e balanceamento.
(Count Tofifti, 2014)

Esqueci de separar um dragon lair da cidade mais próxima. Naquela ocasião, não sabia que havia um dragon lair ali e que seria possível lurar os monstros tão longe.
(Teyrata, 2014)


Me envolvo em quase todas as tarefas, só depende do que há para ser feito. :) Mapear, escrever quests e NPCs, e consertar bugs... Ultimamente, também tenho me envolvido mais com o balanceamento
(Teyrata, 2014)

Nós não estamos restritos somente a alguma atividades. (...) trabalhando juntos em conceitos para os updates com os Product Managers, e implementamos os updates com a equipe de conteúdo. Além disso, procuramos analisar onde podemos melhorar e também trabalhamos em novas ideias.
(Count Tofifti, 2014)


Me envolvo mais em projetos desenvolvendo dungeons e ambientes. No entanto, eu também gosto muito de scripting. Recentemente estive envolvido no projeto e planejamento da Arena PVP juntamente com a equipe de programação.
(Lionet, 2015)


Durante períodos de update, cada um tem uma tarefa específica. Mas estamos sempre nos ajudando nas dúvidas e procurando soluções para problemas. No período de Test Server, temos ainda que acompanhar os fóruns, os mundos de testes e corrigir os bugs reportados. Há também os planejamentos para projetos futuros, o que demanda boa parte do nosso tempo. 
(Lionet, 2015)

Em uma conversa informal com Bruno Lima*, game developer e jogador de Tibia, ficamos conhecendo um pouco mais sobre o trabalho de um game content designers (GCD), que, como o nome sugere, são os responsáveis pelo processo de criação de conteúdo do jogo, o que inclui dentre outras coisas: histórias, quests, falas de NPCs, mapeamento, criaturas, itens.


Segundo Bruno, cabe ao GCD a responsabilidade da definição dos elementos gráficos que serão necessários para se criar o jogo e algumas das funcionalidades a serem utilizadas em uma determinada situação ou local. Ou seja, se uma criatura estará ou não presente em uma determinada área; se um objeto será usado em uma quest; se determinado item será  apenas elemento decorativo ou se poderá ser equipado; se em determinado local  haverá colunas com ou sem quinas e a quantidade delas; etc. Eles estabelecem o que é necessário tanto para a equipe gráfica criar quanto para a equipe de programação implementar as funcionalidades necessárias. Obviamente, um projeto só segue a diante após passar pela aprovação da equipe de product managers e de estar dentro das prioridades previamente definidas. 


Contudo, o trabalho dos GCD não se limita a criação, eles também são responsáveis pelo balanceamento de todo este conteúdo dentro do jogo. Como sabemos, Count Tofifti, esteve a frente das questões de balanceamento no Tibia por muitos anos e, segundo ele, em entrevistas concedidas a fansites em 2012 e 2014, os balanceamentos acontecem em um grande contexto e em diversas dimensões, dessa forma não é possível analisar situações isoladas.

Ou seja, no jogo há aspectos que são influenciados por uma série de questões balanceadas que ao final dão a impressão de um balanceamento "global". Mas, que, de fato, não se pode falar em termos de "balanceamento geral" pois, um balanceamento não deve ser analisado de uma forma descontextualizada ou a partir de um único elemento isolado. Ou seja, balanceamento é um processo complexo que demanda muita analise e compreensão das relações entre os elementos, deve-se estudar cada situação e seus desdobramentos.

Sobre a questão de balanceamento, Bruno nos esclareceu que balancear um jogo é uma tarefa muito difícil, independente de qual jogo for. Como exemplo ele citou o jogo de xadrez. "É um jogo que, aparentemente, as pessoas podem pensar que é totalmente balanceado: os dois jogadores tem as mesmas peça e elas fazem as mesmas coisas. Mas, há um fator que esta na própria regra do jogo que quebra esse equilíbrio. Qual seria esse fator?" O fato das brancas sempre começarem, ele continua e explica: "basta essa condição para gerar um desequilíbrio no jogo. Não que a pessoa que joga com as peças brancas vá ganhar sempre, mas é uma característica inerente ao jogo e que não pode ser mudada. Se mudasse a regra, o jogo deixaria de ser xadrez".

Uma das dificuldades em se trabalhar com balanceamento consiste em conseguir prever, em situações variadas, as diferentes ações que o jogador poderá realizar dentro das mecânicas possíveis para o jogo em questão. Pois, até uma situação que o GCD considere irrelevante, em um primeiro momento, pode influenciar positivamente ou negativamente em uma determinada situação específica posterior. E, conseguir prever todas as situações possíveis em um jogo como o Tibia, que tem 19 anos de existência é uma tarefa árdua e que exige certa experiência.

Personagens do Tibia tem alcançado faixas de level que ninguém poderia ter imaginado no começo. Além disso, cada vocação funciona de forma diferente. Então é muito difícil comparar e definir recompensas para monstros, assim como o custo por matar um monstro difere muito por vocação e é claro também por faixa de level.
(Count Tofifti, 2012)


No geral, podemos considerar, de forma bem superficial e apenas para finalidade didática, que balancear um jogo seria buscar uma forma de equilíbrio para que todos os jogadores tenham possibilidades semelhantes dentro dele. É uma preocupação importante e necessária, sobretudo quando há atualização de conteúdo, para que se possa oferecer um jogo justo e interessante a todos. Porém, em um jogo com as características do Tibia, não seria interessante e nem faria sentido que cada vocação, cada uma com suas características específicas, fosse capaz de fazer as mesmas coisas que as outras.

Como o próprio Count Tofifti afirmou: "Balanceamento é uma tarefa infinita, o jogo é muito vivo e dinâmico. Situações e jogadores mudam. Os jogadores também são criativos e sempre trazem novos caminhos e táticas, sendo assim, adaptações, mudanças e novidades são frequentemente necessárias."

Desta forma, não só é importante a criação de espaços sadios para discussão e aproximação entre os GCD e os jogadores, como ocorreu no Tibia Council, como a comunidade também precisa compreender as particularidades de dificuldades do trabalho desenvolvido pelos GCD.

Agradar a todos é complicado, ainda mais em uma comunidade como a do Tibia que acompanha o jogo há muito tempo e tem um certo grau de exigência. Muitas vezes, o trabalho dos GCD não é compreendido, a comunidade analisa e julga as decisões tomadas pelo ponto de vista prático e com olhos que muitas vezes tendenciam para a vocação favorita, olhos de quem se manifesta sem conhecer os vários fatores, nuances, limitações e inter-relações que os content designers consideraram e analisaram para a tomada de uma determinada decisão.

Citando mais uma vez  Count "Existe espaço para melhorias em muitos aspectos do Tibia no que diz respeito ao balanceamento." Fica, então, a nossa esperança e expectativa de que não só com a renovação da equipe mas também com o novo cliente, projetos e propostas necessários possam ser continuados.







*Bruno Lima é Tecnólogo em Jogos Digitais, Design de Games e Mídia Digital pela Universidade Católica de Pernambuco - Brasil e mestrando em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais pela UBI - Portugal.


Referências:
Wikipedia - https://en.wikipedia.org/wiki/Content_designer 
Entrevista com Chayenne - Portal Tibia 2009: http://forum.portaltibia.com.br/topic/11420-entrevista-com-chayenne/?hl=%2Bgame+%2Bcontent+%2Bdesigner#entry142246
Entrevista com  Count Tofifti - Tibia-Stats 2012:http://www.tibia-stats.com/index.php?akcja=6001&article=35 
Entrevista com Lionet - TibiaWiki  2013 - http://www.tibiawiki.com.br/wiki/Tibia_Wiki:Entrevista_com_Lionet 
Entrevista com  Count Tofifti - Tibia Venezuela 2014 - http://www.tibiavenezuela.com/archivos/entrevistas/count_tofifti
Entrevista Teyrata - TibiaWiki 2014 -  http://www.tibiawiki.com.br/wiki/Tibia_Wiki:Entrevista_com_Teyrata 
Entrevista com Lionet - Guidstats 2015 - http://guildstats.eu/forum/viewtopic.php?f=19&t=4565  


Conhece mais detalhes do trabalho de um Game Content Designer? Gostaria de compartilhar conosco suas ideias e opiniões? Comente em nosso fórum ou na nossa página no facebook!

Confira também nossos outros artigos!

Um comentário: