19 de agosto de 2016

Consulta Pública: Imbuing!


Ontem, os desenvolvedores do Tibia iniciaram uma discussão pública a respeito de uma nova funcionalidade que pretendem implementar com o Winter Update deste ano.

Trata-se do Imbuing, funcionalidade que permitirá ao jogador adicionar aos equipamentos alguns efeitos temporários pré determinados. Segundo os desenvolvedores, os Imbuements funcionarão como uma espécie de encantamento que implementará certos atributos a equipamentos. Dessa forma, com a implementação dessa funcionalidade, os jogadores poderão customizar os equipamentos de seus personagens adicionando ou ajustando as propriedades dos itens.

O tópico para discussão e feedback sobre a proposta está aberto no Auditorium e nele alguns pontos da nova funcionalidade foram apresentados:

  • A princípio não estará disponível para:
    • Itens que podem ser encantados ou carregados;
    • Itens obtidos pelo processo de criação umbral;
    • Munições
  • Um mesmo tipo de Imbuement está disponível em diferentes graus (Ex.: speed +5, speed +15);
  • Quanto maior o efeito do Imbuement, maiores os requisitos necessários para utilizá-lo;
  • Determinados equipamentos poderão ser impregnados com mais de um atributo por vez;
  • Estarão disponíveis tanto para contas com status premium quanto free, contudo aqueles com contas premium terão opções melhores e em maior quantidade.
  • Até o momento estão sendo desenvolvidos os seguintes Imbuements:
    • Dano de um determinado elemento (Elemental Damage)
  • Transforma uma parte do dano físico em dano elemental (fire, energy, earth, ice, holy, ou death);
  • Utilizado apenas para armas de combate corpo-a-corpo (melee);
  • Influencia apenas o dano da arma, não gera dano elemental para magias ou runas;
  • Efeito não acumulativo;
  • Não disponível para armas já encantadas;
  • Não disponível para armas que já promovem dano elemental (ex: Fire Sword);
    • Proteção a um determinado elemento (Elemental Protection)
  •  Aumenta a proteção contra um determinado dano elemental (fire, energy, earth, ice, holy, ou death);
  • Não pode ser adicionado à armas;
  • Efeito acumulativo desde que haja variação do grau de um mesmo Imbuement  (exemplo, Holy Protection + 5%, Holy Protection + 10%, total 15% de Holy Protection );
  • Não disponível para  itens que já têm proteção a um determinado elemento;
    • Ampliação de Skills (Skill Boosts)
  • Aumenta um dos seguintes skills: Axe Fighting, Sword Fighting, Club Fighting, Distance Fighting, Fist Fighting, Shielding, Magic Level ou Speed.
  • Aumenta a possibilidade de haver Acerto e/ou Dano Críticos.
  • Aumenta a possibilidade de Life Drain ou seu valor.
  • Aumenta a possibilidade de Mana Drain ou seu valor. 

Ainda conforme a nota dos desenvolvedores, os equipamentos atualmente existentes no Tibia poderão ser ajustados para a nova funcionalidade. Contudo, isso não significa dizer que todos poderão ser impregnados com os novos aditivos ou que um mesmo equipamento poderá ser impregnado com diferentes Imbuements. E, com o tempo, certamente, novos equipamentos poderão ser adicionados.

Até o momento foi divulgado que a nova funcionalidade está disponível para:

  • Head Slot (Capacetes)
  • Torso Slot (Armaduras)
  • Legs Slot (Calças)
  • Feet Slot (Botas)
  • Weapon Slot (Armas)
  • Shield Slot (Escudos)

Além de apresentar a novidade, foi elaborado o seguinte questionário para orientar as discussões e colher o feedback:

  1. Qual imbuement mais chamou sua atenção para seu personagem principal e por quê? (Inclua vocação e level do main char na resposta) 
  2. Quais possíveis combinações de dois ou três imbuements  chamou sua atenção para seu personagem principal e por quê? (Inclua vocação e level do main char na resposta) 
  3. Qual/Quais equipamentos existentes você que gostaria de impregnar e com o qual imbuement (s)? 
  4. Se você pudesse desenvolver um novo equipamento de acordo com sua vontade, que tipo de equipamento seria (ex, elmo, espada, escudo)? Quais seriam suas características e requisitos para uso?  Quais imbuement (s) que gostaria adicionar?
  5. Qual tipo de imbuement ou combinação deles você consideraria overpowered? 
  6. Qual tipo de imbuement ou combinação deles você consideraria inútil?  
  7. Qual tipo de imbuement se adequaria melhor a um determinado equipamento? (ex.: walking speed em botas ou nas calças?)
  8. Há alguma sugestão ou preocupação que você gostaria de compartilhar conosco a respeito do Imbuing, tal qual apresentado até agora?

Até o momento a comunidade parece ter recebido a novidade com ressalvas e preocupação. Apesar do interesse na nova função há o receio de que se torne um conteúdo impopular, inacessível e/ou muito caro para a maioria dos jogadores como tem ocorrido com determinados conteúdos implementados nos últimos anos.

Está também em questão o equilíbrio das vocações pois o apresentado na nota da a entender que knights se beneficiarão mais uma vez mais possibilidades de dano/proteção a determinados elementos ampliarão as possibilidades de hunts para esta vocação. Contudo, paladinos questionam a não inclusão das munições como itens a receberem a nova função.

Outro ponto de dúvida esta relacionado a duração do efeito e possibilidade de acumulação, contudo os desenvolvedores não deram maiores detalhes.   

Como o conteúdo apresentado na nota está em fase de desenvolvimento e ainda em discussão, a equipe do Tibia Guias lembra a todos que não só alterações podem ocorrer como a CipSoft não dá garantias que a função imbuing seja implementada da forma como foi apresentada e, até mesmo, pode não lançada no winter uptade!

Lembramos também que os que desejam contribuir com o feedback o devem fazer em inglês e até o server save de 26 de agosto (05:00 BRT) neste tópico.


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