12 de fevereiro de 2017

A volta dos que nunca foram


Em diversos momentos da nossa vida precisamos escolher qual caminho seguir. Algumas dessas escolhas definem nosso futuro, outras servem de aprendizado. Com o passar dos anos, deixamos pra trás várias coisas que, em nossa infância/adolescência eram muito presentes, como o Tibia (e muitos outros hobbies). Temos certeza de que muitos leitores se identificarão com as linhas abaixo e, considerando isto, desejamos uma boa leitura (e desejamos também que vocês voltem conosco!).

No artigo de fevereiro, marcando a renovação e volta do TibiaGuias, o assunto escolhido foi o famoso "retired", algumas linhas sobre o tema e 
dicas rápidas - mas importantes - para um bom retorno ao jogo.


Você deve se lembrar de quando ficávamos horas runando uma backpack de UH ou treinando com nossos amigos e arrastando as intermináveis small stones ou spears de volta para a bp... Aquela Giant Spider nas pontes de Venore, o medo do primeiro Dragon e a ansiedade para a The Annihilator. Desbravar o continente com uma backpack de tochas era uma verdadeira aventura, nós nunca imaginávamos o que estaria dentro do próximo buraco! Ah, buracos... Era tão comum esquecermos de andar com cordas! Era engraçado quando os mages utilizavam armaduras e armas de Knights e quando poderíamos escolher em qual mão equipar nosso escudo e arma, lembram? Os tempos eram ótimos! Eram muitos amigos, eram muitas horas online e muita sede de superação... Até acabar as férias, normalmente.

As telas iniciais do jogo também marcaram diversos períodos. Elas também são uma excelente memória para os que acompanharam o desenvolvimento do jogo durante os anos.
Nesses vinte anos, a máxima de "você pode sair do Tibia, mas o Tibia nunca sairá de você" sempre teve um significado íntimo dos retireds. Afinal, um Tibiano de respeito já se afastou e retornou para o jogo muitas vezes e por inúmeros motivos!

A vida real não tem "pause", do mesmo jeito que o Tibia. Enquanto jogamos, a vida tá andando; enquanto vivemos, o jogo tá se desenvolvendo. Até os jogadores mais antigos - com certeza - já precisaram se afastar um pouco do jogo para acertar alguma pendência rl... Mas sempre acabaram voltando.

E a volta é um período de descobertas. O Tibia sempre foi atualizado constantemente (para a felicidade de muitos e desespero de outros!) e a quantidade de conteúdo adicionado semestralmente costuma ser grande. Para um jogador que dá uma pausa de um ano, por exemplo, a volta poderá ser muito confusa. Pensando neste último ano que utilizamos como exemplo, podemos citar a abertura da porta 999, tão esperada pelos tibianos!

Mas qual o motivo para voltar sempre?
Falaremos sobre o TibiaGuias. A vida real deu um grito: responsabilidades, mudanças grandes, correria, necessidade de dedicação e foco. Infelizmente uma pausa foi necessária no site e no próprio jogo. Pensamos em parar e entregar os pontos, mas a semente do "você pode sair do Tibia, mas o Tibia nunca sairá de você" sempre esteve presente. Arrumamos a casa, organizamos a vida real e voltamos com um novo gás e reformulações. Levaremos tempo para nos atualizarmos no conteúdo do jogo, mas o Tibia nos dá uma vantagem muito boa em relação à outros games. Os locais de caça, por exemplo, mesmo com novas hunts, bons lugares antigos continuarão sendo bons com o lançamento dos novos. Mas claro, nos esforçaremos para trazer o que há de novo na medida do que nós descobrirmos. A verdade é que nós nunca fomos embora, apesar do sumiço (sorry us!). Voltamos sempre porque aqui (e no jogo!) nós nos sentimos em casa.

E pensando sobre os retireds, resolvemos listar algumas breves dicas para os jogadores que, vez ou outra, e por diversos motivos, precisaram se ausentar do jogo e estão voltando. Uma pequena lista atemporal e que poderá ser útil para muita gente:

- Tente se atualizar. Ler sobre as novidades no Tibia.com e nos fansites será de grande ajuda para entender o que há de novo desde o seu retired;
- Se resolveu voltar começando do 0, conheça o novo mundo. Entre no fórum e analise o Market, por exemplo;
- Se resolveu voltar em seu antigo char, procure seus antigos amigos e referências, reveja seus depots, suas backpacks e seus equipamentos;
- Evite se arriscar até se sentir seguro. Provavelmente algum monstro novo surgiu, se você não o conhece, ele será possivelmente um risco para você;
- Se você é do tipo que gosta de saber onde está pisando, pesquise tutoriais, vídeos e informações sobre um local que é desconhecido para você;
- Aproveite o fato de ser um jogador mais antigo, vá atrás dos locais que, provavelmente, estarão vazios por conta das novidades;
- Utilize antigas artimanhas para se dar bem: lootbags, por exemplo;
- Vá no seu tempo. Não se obrigue a entender sobre todas as novidades do dia para a noite. Lembre-se: é um jogo, divirta-se!

Por fim, torcemos por bons ventos para nós em mais uma volta e agradecemos pela paciência.
E se você está pensando em voltar a jogar, entenda este artigo como impulso positivo: volte com a gente!


Confira também nossos outros artigos.

6 comentários:

  1. Belíssimo tutorial!
    Foi bem o que eu fiz quando retornei do último retired.

    ResponderExcluir
  2. Eh isso ai!
    Estive retired do tibia por loooongos 7 anos. Imagina qta coisa nao mudou nesse tempo todo. haha
    Estou andando beeeeem devagar pra voltar como era antes

    Parabens pela volta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O importante é não se afobar! Aos poucos nós nos atualizamos! Boa volta pra você também! :D

      Excluir