22 de março de 2017

E agora José?



O dia de ontem, 21 de março de 2017 foi marcado por um patch que visivelmente já alterou alguns aspectos do Tibia.

Após um server save, cerca de meia hora mais longo, os clients stand-alone (10 e 11) foram atualizados para uma nova versão, agora com o BattlEye integrado.

Embora, na própria noticia da implementação, a CipSoft tenha informado que se trata da primeira fase do sistema, na qual o novo sistema realizará coleta e analise de dados e que, provavelmente, os jogadores ainda não experimentariam mudanças significativas na experiência in-game não foi bem o que aconteceu.

Durante o dia de ontem, nos períodos que nossa equipe avaliou e também acompanhando discussões em vários locais (dentro e fora do jogo) percebemos:

  • Poucos jogadores online em mundos e horários que costumavam ter bastante personagens ativos;
  • Queda no preço de vários produtos no market;
  • Receio de jogadores high level em hunts e situações que antes "eram fáceis";
  • Personagens high level em hunts mid level;
  • Aumento do número de ofertas de contas a venda;
  • Reclamações dos "injustiçados".

Pode-se dizer que estas observações iniciais, de certa forma, comprovam a influência de ferramentas de trapaça em vários aspectos do jogo.

É inegável o mercado negro alimentado por bots. Contudo, o BattlEye também revela aspectos da dificuldade que existe em se jogar o Tibia de foram limpa, sem ferramentas para facilitar a cura, e agilizar a coleta do loot dentre outras.

Seria a volta dos velhos tempos?  Do jogar com estratégia e valorizando o auxílio e parceria de outros jogadores?

Será que haverá nova fusão de mundos para reduzir os custos de se manter "mundos fantasmas"?

Será um limite ao power game? E que jogadores acostumados e acomodados com as facilidades das ferramentas ilegais irão que reaprender e rever suas formas e estratégias de jogo?

Ainda é cedo para ousar especular...

 
Curiosidade: nos momentos que observamos (durante a tarde no Brasil e início da noite a Europa) muitos mundos não haviam sequer 100 personagens online. Os mundos com mais personagens online foram aqueles do servidor sul americano.

Confira também nossos outros artigos.



  

4 comentários:

  1. Olha, eu voltei a jogar ontem depois de três anos de pausa, justamente pro conta do BattlEye. O jogo é outro, coloquei premium e fiz um char em Felobra.

    Sobre as reclamações: vi alguns se queixando como se os bots fossem benéficos para o jogo, esquecem-se, contudo, que mesmo que eles paguem premium o dinheiro/equips que eles vendem são, na maioria das vezes, para jogadores reais, que jogam na mão e que isto estava afastando tais jogadores. Eu mesmo parei por conta disso e só voltei por conta deste novo sistema e tenho certeza que muitos voltarão. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Icaro,

      Pois é, muitos comentam que agora sim, as coisas ficarão, novamente, mais equilibradas e justas para os que jogam na mão e isso os anima a voltar.

      Obrigada pelo comentário e bom retorno!

      Excluir
  2. Olha eu voltei a jogar pelo mesmo nmotivo, tibia tem um conteúdo muito bom, te da a sensaçao de conquista haja vista dificuldade, e isso e muito impactante para quem gosta de mostrar seu esforço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wesley

      Muito bom saber que ainda há quem valorize o conteúdo e as conquistas pelo próprio esforço.

      Obrigada pelo comentário e bom retorno!

      Excluir