11 de abril de 2017

Nota do Desenvolvedor: Ferramenta de Analise

Ao final da manhã de ontem os Community Managers publicaram uma notícia indicando mais novidades a caminho.

Com a Dev Note publicada, e o convite para contribuir na construção de mais um aspecto do Tibia11, fica claro que os desenvolvedores estão mais amigáveis e abertos e se mostrando, se não mais próximos, ao menos mais flexíveis as demandas que recebem da comunidade.

Na nota,  a empresa anuncia que está trabalhando em uma ferramenta de analises estatísticas que será incorporado nativamente ao client Tibia11 e que foi aberto, no auditorium do fórum oficial, uma sessão para os  jogadores expressarem sua opinião a cerca das funcionalidades básicas da ferramenta, que também foram divulgadas, e darem feedback a respeito de alguns pontos predeterminados.

O tópico estará aberto até as 12:00 (BRT) da próxima segunda-feira 17/04.

 

Na verdade, assim como ocorreu em 1º de abril, a notícia acaba sendo uma espécie de Teaser antecipado das novidades esperadas para o Summer Update (final de julho)  no qual os desenvolvedores confirmam o que foi especulado em fevereiro, a partir de uma declaração dada pela CM Mirade: haverá, sim, uma ferramenta de análise estatística nativa ao Tibia11 e similar ao Tibialyzer,  software não oficial desenvolvido pelo jogador Mytherin.

O objetivo desta funcionalidade é fornecer ao jogador, informações úteis e estatísticas sobre seus períodos de hunt e assim ajudá-lo em sua analise e otimização de resultados. 
 



Entendendo a questão

No início de 2016, foi divulgado o desenvolvimento do TibiaLyzer,  uma extensão criada para o  Tibia que rapidamente se popularizou entre os jogadores por reunir várias estatísticas como: loots encontrados, danos causados pelos membros da party, experiência adquirida a cada hora e notificação de loots raros, dentre outros.

Embora não reconhecida como ferramenta oficial, seu uso não foi questionado uma vez que seu funcionamento se baseia na verificação automática da memória do log do servidor e das mensagens no client. Portanto, além de não alterar o client oficial não representa vantagem ao jogador que o utiliza.

Em março deste ano, com a notícia da integração do BattlEye, sistema anti-cheat, aos clients do Tibia muito se especulou e questionou se ainda seria possível, ou não, a utilização da extensão. Na mesma nota citada anteriormente a Mirade pontua que com o BattlEye não seria possível o funcionamento do TibiaLyzer.
 
Contudo, a CM reconheceu não só a popularidade do TibiaLyzer como sua utilidade afirmando a inegável contribuição positiva que a mesma proporciona a experiência de jogo e adiantou a intenção de se desenvolver uma uma ferramenta própria para no mesmo estilo. 




O projeto em andamento

Segundo a Dev Note, o analisador em desenvolvimento disponibilizará informações úteis e dados estatísticos a respeito da hunt para facilitar a analise e otimização do tempo e recursos. Basicamente a nova função:
  • Oferecerá, tanto para jogadores premium quanto para free accounts, dados estatísticos que podem ser ativados e abertos como widgets laterais;
  • Analisará os seguintes aspectos:
      • Progresso: Informação sobre XP/hora e tempo estimado para o próximo level.  
      • Loot: Informações sobre quantidade e tipo dos itens dropados, ganhos/hora (valor em gold dos itens com base nos preços do NPCs, valor no Market ou preços estipulados individualmente).  
      • Gastos: Informações sobre o quantitativo de itens usados, gasto/hora (valor em gold dos itens usados, com base nos preços de NPCs, valor no Market ou preços estipulados individualmente).  
      • Impacto: quantitativo a cerca do dano infligido/minuto e cura/minuto  
      • Período da Hunt: Tempo de hunt ativa; informações sobre XP, dano e cura, ganho, gasto, quantitativo e tipo de monstros mortos, quantitativo e tipo de itens dropados. Será possível exportar estes dados para um arquivo de texto.
  • Oferecerá opções extras para premium accounts:
      • Estipular um parâmetro e acompanhar a evolução do mesmo (XP/hora por exemplo).
      • Acompanhar a evolução de um parâmetro dentro de um determinado intervalo de tempo da atual sessão de jogo.
  • Permitirá que se rastreie um certo quantitativo de itens (maior para premium):
      • Será possível checar quantas vezes um item rastreado foi dropado.
      • Quando o item rastreado for dropado, será emitida uma notificação.
      • Premium accounts poderão estipular um determinado valor para ser usado como piso, dessa forma, qualquer item do mesmo valor ou de valor superior que for dropado será emitida uma notificação.
  • Implementará um Quest Log Widget:
      • Será possível marcar as quests ativas (Ex.: tarefa específica da Killing in the name of...) 
      • Dados das quests ativas serão exibidos no widget lateral  (Ex.: quantidade de monstros mortos para uma task).
      • Premium accounts poderão ativar mais quests/tasks.
  • Fornecerá preço dos itens nos NPCs e preço médio no mercado do mundo onde logar.
  • Indicará a localização do NPC.
  • As informações sobre valores de preços a partir do market e/ou NPCs serão fornecidas em tempo real.

Limitações Iniciais

  • Não incluirá informações de sites externos (Ex.: Tibiawiki).
  • Não haverá detalhes ou estatísticas sobre monstros, locais de caça ou cidades. 
  • As informações sobre valores de preços a partir do market e/ou NPCs serão obtidas com base nos dados do momento que se inspecionar um determinado item.
  • Como os dados fornecidos são acumulados e analisados durante a sessão de jogo, eles só serão acessíveis durante a respectiva sessão e serão perdidos ao deslogar.
  • Não será possível comparar a mesma hunt realizada em sessões diferentes do jogo.

Questões Propostas


Para orientar o feedback e as discussões os desenvolvedores propuseram as seguintes 5 questões para serem respondidas no tópico oficial:


  1. Considerando que não foi utilizado banco de dados de sites externos (criaturas, locais de caça, etc), no geral, a ferramenta atende as suas expectativas?
  2. Você sentiu falta de algum recurso que considera crucial? Qual? (nomei-o e explique brevemente sua importância)
  3. Você concorda que as notificações apareçam em widgets na barra lateral ao invés de serem mostrados diretamente na janela do jogo?
  4. A respeito do Quest Log Widget: as informações propostas seriam suficientes para acompanhar corretamente suas as tasks que envolvam matar criaturas?
  5. Usando uma escada de 1 a 5 (1 = insatisfeito e 5 = extremamente satisfeito), qual seu grau de satisfação com os recursos da ferramenta apresentada?


 

A notícias impressionou muita gente e, embora haja desconfiança em relação a forma que será implementada, principalmente a posição dos widgets,  muitos veem a nova funcionalidade como um ganho para o jogo. 

Conhece e utilizou o  TibiaLyzer?
O que acha desta nova funcionalidade no client?


Nenhum comentário:

Postar um comentário