26 de junho de 2017

A Realidade dos Fatos: reflexões sobre a ilha 999!

Na última sexta-feira a tarde, o mundo tibiano parou para acompanhar a transmissão (e reproduções) que Dev Onica estava fazendo diretamente da misteriosa ilha acessível após a porta com restrição para o level 999 que existe em Banuta.

E, o sentimento da maioria dos que acompanharam as transmissões, imagens e notícias que se seguiram em outros sites e fóruns foi de decepção. Muitos esperavam um conteúdo novo, que representasse um nível maior de dificuldade e outros ainda uma recompensa épica para os poucos personagens que fossem capazes de alcançar tal level e passar pela porta.



Confessamos que para nós também foi decepcionante, não pela ausência de uma recompensa além da mensagem "Congratulations" e do troféu que foi exibido pelo personagem, mas pela simplicidade do local. Realmente, esperávamos um pouco mais de atenção e capricho dos desenvolvedores em relação ao mapa e a decoração, e o que vimos realmente deixou a desejar.

Mas, deixando de lado as expectativas e mantendo o pé no chão: será mesmo que a desenvolvedora deveria implementar um conteúdo especial para esse feito? Será que foi implementando ali algum mistério para ser resolvido? Será que os jogadores que já pisaram na ilha descobriram algo a mais e não revelaram ou seria apenas "só" aquilo? Será que Magicznny (ex Moonzinn, EK 984) ou Lyh (EK 968), os mais próximos a marca dos 999 mostrarão algo novo?

Deixando nossa vontade de especular e fantasiar um desfecho imediato, vamos aos fatos!

A CipSoft não costuma recompensar com itens únicos e épicos conquistas individuais de personagens. Praticamente, todos itens raros e lendários do jogo, foram dados a personagens que contribuíram com a comunidade, presentes de eventos comemorativos ou promoções envolvendo compra de premium time. Sendo que as recompensas por contribuições envolviam a atuação ajudando a desenvolver o jogo, ajudando na identificação de bugs graves, por destaque na função de tutores e CMs ou ajudando a promover o jogo.


Alguns dos itens lendários e o respectivo motivo de terem sido implementados ao jogo.

Realmente, não nos lembramos de que em algum momento tenha-se premiado com um item exclusivo algum personagem por alcançar uma marca de nível. Nos últimos dias pesquisamos e não conseguimos sequer descobrir se Bubble ao menos recebeu um "Congratulations" da CipSoft.

Então, pode-se concluir que, até o momento, não faz parte da política da empresa recompensar individualmente jogadores pelas suas conquistas em relação ao level alcançado. Na verdade, os desenvolvedores e o jogo em si não nos parecem estar se preparando ou sequer preocupados com os personagem que alcançam os extremos de level.
Dados coletados em 25/06/2017

Haja visto que a misteriosa porta foi implementada e encontrada em 2005 e, em 2009, por meio de um bug o personagem Mastro Daro conseguiu passar por ela e, na ocasião, o teleport não estava ativo. E, foi apenas em 2015, que a ilha foi encontrada no mapa do jogo fornecido no fansiteboard aos fansites pela CipSoft.

A constatação de tal ilha no mapa fez os administradores questionarem a empresa sobre sua existência. E, na época, para conter especulações, foi dada como resposta oficial que houve um erro no mapa fornecido e a referida ilha, era um local que os desenvolvedores utilizavam para teste. Esse episódio foi relembrado em 2016 pelo fansite tibiamaps.io que dado ao curioso fato de uma ilha ao mesmo tempo existir e não existir foi por eles nomeada de Schrödinger's Island. Nome este que muitos fansites adotaram para se referir ao local.

Outra constatação que reforça a não preocupação da CipSoft em desenvolver conteúdo específico para personagens em faixa extrema de level é puramente estatística. Analisando dados disponíveis no fansite guildstats.eu temos que, dos 267.076  personagens relacionados por eles, apenas 1.968 (0,74%) estão em uma faixa de level acima de 500. Desses, apenas 41 personagens tem level maior que 800.

Dados coletados em 25/06/2017



Dados coletados em 25/06/2017
Pelos dados fica claro que a maior parte dos personagens do jogo concentram-se em duas faixas, até o level 100 e do level 100 ao 300. Analisando este fato podemos arriscar que está ai uma provável justificativa para o que se pode perceber como tendência a cada novo update. A desenvolvedora possui duas linhas principais de trabalho: uma garantir a jogabilidade e o interesse no jogo para aqueles que estão começando agora suas aventuras no Tibia; e, a outra, garantir conteúdo e diversão para os 44,33%  (118.386) dos personagens que estão entre os levels 100 e 500.

Ou seja, pode-se ousar especular como prioridade da empresa o foco nesses dois grandes grupos de personagens. E, claro, a tendência para as implementações futuras seriam evoluir conteúdo a medida que essa grande massa entre levels 100 e 500 for progressivamente evoluindo. Dessa forma, temos que, são os personagens nessa faixa de level, que dariam o ritmo ao progresso do conteúdo e não os pouco que alcançam leveis extremos.

Dados coletados em 25/06/2017



Claro que, em um jogo sem limitação de level, toda nova marca é um feito e o jogador que a conquista merece sim destaque. Mas, preocupar-se com eles está bem longe de ser o foco dos criadores de conteúdo da CipSoft - aparentemente.

Então, como vários elementos presentes na ilha indicam, chegou até lá? Parabéns, mas o futuro ali ainda é incerto. Aguarde pacientemente sua vez (na fila) sem estressar a si mesmo e aos outros por uma recompensa ou quest e relaxe, aproveitando ao máximo e se divertindo com o conteúdo que já existe no jogo. Pois, se não for para a diversão, melhor mesmo ter ficado em Rookgaard ou ter ido comprar cookies.

E, esperamos, sinceramente, que um quantitativo maior e mais expressivo de personagens alcancem levels maiores e que, ai sim seja pensado e implementado conteúdo voltado para personagens 700+ dos quais  a grande maioria dos jogadores possa aproveitar.

4 comentários:

  1. BOM ARTIGO!!
    Nice job, I like to read this type of articles!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you Dacil

      Whenever possible we also try to bring the community more critical and reflective issues.

      ---------------

      Obrigada pelo comentário.

      Sempre que possível nós também tentamos trazer para a comunidade questões mais críticas e reflexivas sobre os assuntos relacionados ao Tibia.

      Excluir
  2. Acho que só eu gostei da ilha e da ideia da Cip! Eu acho que entendi a ilha como um ambiente para vc aproveitar a apreciar o grande feito. Eu enxergo que a Cip, como visto nesta ilha, gosta dos elementos de RPG no jogo. Para mim achei muito válida a ideia :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário Renan.

      De fato, independente de qualquer recompensa secundária, alcançar tal level já um grande feito não é mesmo?

      Excluir