8 de junho de 2017

Entrevista com Penciljack!


Esta semana, o promoted fansite Rookie.com.pl publicou uma entrevista exclusiva com o artista gráfico Jan Pedrojetta ou Penciljack, como é popularmente conhecido no universo tibiano.

Entramos em contato com a administração do Rookie.com.pl, conseguimos autorização e agora republicamos a entrevista em português para o conteúdo ser mais acessível a comunidade brasileira.

Aproveite a leitura!



Rookie TeamOlá, Penciljack! Estamos contentes por ter concordado em ser entrevistado por nós. Para começar, por que não conta aos nossos leitores um pouco do seu papel e responsabilidades na CipSoft?

Penciljack: Oi, gente, 😊!  Na maior parte do tempo estou envolvido com ilustrações, concept art e elementos gráficos dentro dos jogos Tibia e TibiaME. Às vezes recebo algumas tarefas para outros projetos mas basicamente o mesmo tipo de trabalho, e também costuma surgir projetos de design para a própria empresa, mas a maior parte do meu trabalho é voltada ao Tibia.


Rookie TeamQuando e como você começou a fazer parte da equipe de desenvolvimento do jogo? Poderia mostrar aos nossos leitores como é o seu ambiente de trabalho?

Penciljack: Entrei na empresa em 2004.  Apesar de parecer muito tempo, me lembro do dia como se fosse ontem. Naquela época, a equipe de conteúdo da empresa eram apenas eu e Knightmare (vide: Entrevista com Knightmare). Hoje em dia, costumo trabalhar em casa. Mas, no escritório, compartilho uma sala com Lyxoph, outro veterano do Tibia.

Espaço de trabalho de Penciljack




Rookie TeamExiste um site público onde podemos ver seus trabalhos não relacionados ao Tibia? Por exemplo, você tem uma galeria no DeviantArt, ?

Penciljack: Claro, divulgo meus trabalhos em alguns sites: Deviantart, CGSocietyArtstation, e também no próprio domínio. Recentemente também criei uma conta no Instagram para postar doodles, wips e ocasionalmente.... fotos do meu cachorrinho. 😉 !



Rookie TeamSabemos que você se interessa por quadrinhos e filmes. Gostaria de perguntar se você tentou desenhar algum anime / manga, por exemplo: Dragon Ball?

Penciljack: Nunca desenhei um fanart de Dragon Ball, na verdade, até agora, de nenhum Anime/Manga clássicos. De um modo geral, atualmente, eu não tenho feito nenhum fanart. Recentemente fiz um esboço rápido do Tracer apenas por diversão pois gosto muito dos personagens  do Overwatch, acho que  eles tem uma forte influencia dos mangas. Acho que está no meu Artstation.

Realmente gostei de trabalhar nele, então ... talvez em um futuro próximo, faça mais algum fanart  para postar no instagram, quem sabe  algo baseado na Princess Mononoke ou Sailor Moon ... ou Dragon Ball ... cara , muitas possibilidades 😊!

Rookie TeamVamos agora entrar no universo tibiano! Há alguns meses a Nostalgia Island foi novamente aberta aos jogadores mais uma vezes admirarem os antigos gráficos. O que você acha do "old style"?  Olhando os detalhes, os gráficos atuais são simples e a paleta de cores é visivelmente reduzida, qual o motivo?

Penciljack: Acho que os gráficos antigos ainda são muito encantadores e, naturalmente, fazem parte da longa história do Tibia. Sinto que o "old style" que você menciona sempre ocupará um lugar especial no coração das pessoas que conheceram como o Tibia era naquela época.  Essa é a natureza nostálgica. 

Percebo que ao longo dos anos, com todos os novos conteúdos, expandimos o "old style". O desafio sempre é  que expandimos esse estilo antigo com todos os novos conteúdos que adicionamos ao longo dos anos. O desafio era sempre, partindo-se do que já existe, construir em torno e certificar-se de que as coisas se juntem bem.

Comparação da paleta de cores entre Cyclops e Orclops

Em termos da paleta, obviamente, podemos usar em nossos sprites uma a gama completa de cores e muitas etapas super suaves de sombreamento, mas é parte do "old style" trabalhar com uma paleta reduzida.  Sempre tentamos ter isso em mente, deve ser a isso que você está se referindo. então talvez seja assim que você está se referindo

Rookie TeamJá que estamos relembrando, quando estava em Rookgaard, aconteceu algo que se lembre até o dia de hoje? Assim como muitos jogadores iniciantes, você também não conseguiu usar uma escada?

Penciljack: É muito clichê ... mas já fiquei preso em um buraco sem corda, hehe eu estava perdido em uma caverna sem uma corda uma vez, hehe 😉.  Acabei de me lembrar, também já morri envenenado por uma poison spider, não consegui chegar aos guardas para me curar.


Rookie TeamHá algum tempo, o jogo vem sendo atualizado com animações mais suaves para os movimentos de personagens e criaturas. Quando e por que foi tomada essa decisão?

PenciljackSe não me engano, a decisão foi tomada em torno de 2012. E, se me lembro bem, foi inicialmente implementada em 2013 ... A principal razão para isso foi o que sempre pensamos - melhorias.

Rookie TeamHá rumores de que a CipSoft tem tomado decisões erradas, porque os desenvolvedores do jogo nem sequer o jogam. O que você acha, isso é realmente um problema?

PenciljackPara mim, este é um assunto difícil de comentar. Particularmente não acompanho assuntos que envolvam questões de jogabilidade e equilíbrio. Temos uma equipe com diversas pessoas voltadas para áreas específicas como: o desenvolvimento de conteúdo, gerenciamento da comunidade, programadores, gerentes de produto e todos dão ideias quando se trata de questões de desenvolvimento. Simplesmente, não tem como deixar todos contentes, mas acredito que nós, como equipe, certamente tentamos proporcionar a comunidade o que ela quer, se pudermos...


Of Wolf and Men, © Jan Pedrojetta
Rookie TeamVocê joga algum outro jogo multiplayer além do já mencionado Overwatch, quem sabe Hearthstone ou Paladins???

PenciljackNa verdade não jogo Overwatch nem nenhum outro jogo multiplayer dos muitos existentes. Muitos deles sou apenas um grande fã de seus respectivos artworks  e  estilos. No geral, quando se trata de jogos tipo Mobas, FPS ou MMOs sou como a maioria dos jogadores 😉. Por exemplo, já joguei Hearthstone um tempo, mas parei após a terceira expansão, acho... nem me lembro qual foi. 

Atualmente, quando dá, jogo jogos single player. Os ultimos jogos que realmente joguei foram: Divinity Original Sin (1 e 2, joguei no Early Access). Wasteland 2 que também foi incrível. Adoro jogos com combate tático  baseado em combates, esquadrões e character building. Paladins eu não joguei. Eu estou MUITO ansioso por Phoenix Point,  o qual relembrei no Fig.

Rookie TeamEsta não é uma pergunta pertinente, mas achamos que é incrivelmente importante. Honestamente, você está 100% satisfeito com gráficos que produz para o jogo? Quais são os que mais te deixaram orgulhoso?

PenciljackSe algum artista disser que está 100% satisfeito com algum gráfico que faça eu acho que estará mentindo. Então, eu não posso afirmar isso. Acho que isso faz parte da rotina de qualquer artista. Você continua crescendo, continua melhorando, então passa a perceber as falhas em antigos trabalhos, coisas hoje que faria de forma diferente.

Ao longo desses anos já fiz tantos sprites e artworks que realmente fica difícil para mim  destacar alguma... hmmm, vejamos: em relação as ilustrações eu curti muito a artwork do site oficial  com o tema do werewolf . Em relação aos sprites, bem... eu me diverti pixelando  The Demon Oak e o  The Dragon Gate. Quanto aos monstros, foi muito legal fazer os recentes Moohtants e Orclopses. E por falar em conteúdo recente, também foi muito divertido fazer as criaturas para o próximo Summer Update, mas ainda não posso falar deles. 


Rookie TeamEm média, quanto tempo você leva para criar um sprite 32x32??

PenciljackSão muitos os fatores envolvidos no tempo médio gasto para fazer algo, depende por exemplo da complexidade, nível dos detalhes e também da animação. Dessa forma, algo mais básico pode demandar cerca de 15 minutos mas se for algo mais complexo e envolver animação pode demorar mais de um dia.

Rookie Team:  Nesses últimos 20 anos, para você, qual o melhor item?

PenciljackOMG ... isso é quase impossível de responder. A primeira coisa que me vem a cabeça seria a demonrage sword.Ela tem um certo "frescor épico" e é sempre a primeira espada que eu quero desenhar quando faço um personagem do Tibia que seja tanker e que esteja empunhando alguma arma grande e imponente. Mas, cara... tenho que desculpas aos outras centenas de itens legais que desprezei ao escolher este.

Rookie TeamComo foi seu início com a pixel art? Pode passar algumas dicas para aqueles jogadores que gostariam de participar de concursos de  fansite item Contest, mas que não fazem ideia de como começar?

PenciljackComecei a pixelar quando cheguei a CipSoft. Hoje em dia, há bons tutoriais, on-line, isso me ajudaria muito naquela época  😉 . Um dos que acho mais completos é esse do Pixeljoint.

Rookie Team:  Qual sua montaria e outfit favoritos?

PenciljackEm relação as montarias, eu amo os Yaks - Tundra Rambler, Glacier Vagabond e Highland Yak. Acho os Draptors também bem clássicos.  Quanto aos outits, gosto muito do  Barbarian e Druid básicos. Dentre os mais novos, gosto do Puppeteer. Não foi por acaso que eles fazeram parte da artwork de aniversário 😉.





Rookie TeamVocê poderia nos dizer o que seria o "terceiro addon"? Por que ainda não está disponível, há planos para ser liberado??

PenciljackTecnicamente falando é possível fazer algo para o slot do terceiro addon dos outfits. Provavelmente funcionaria da mesma forma que os complementos já existentes. No entanto, provavelmente, não será implementado tão cedo.


Rookie TeamNo jogo, qual seu local favorito e, por que Rookgaard?

PenciljackHehe, me desculpe - mas meu lugar favorito não fica em Rookgaard. Na verdade,  eu realmente não tenho um lugar favorito. Se eu tiver que escolher um, acho que seria nos deeplings.

Deepling Area

No Summer Update também haverão alguns locais incríveis, mas como já disse, não posso revelar.

 
Rookie TeamAlém dos sprites, você também faz concept art. Diga-nos, por favor, quanto tempo demora o processo para fazer uma artwork em grande escala, por exemplo, o background do Tibia.com?

PenciljackIsso também varia um pouco. Um concept art pode ter muitos esboços e, dependendo da finalidade, pode ser feito muito rápidamente, algo em torno de meia hora a uma hora ou mais. Porém, um projeto  mais complexo pode se estender até mesmo por dias. Para ilustrações como os background artworks ou uma nova tela de login, demora-se um pouco mais. No entanto, é geralmente feita dentro de 3 a 5 dias. Se eu tiver que escolher um, acho que seria nos deeplings.

Rookie TeamVocê prefere criar sprites ou concept arts?

PenciljackEu adoro misturar as coisas. No meu tempo livre eu também faço esculturas. Então, simplesmente, trabalhar com arte me deixa feliz. Minha maior paixão sempre foi desenho e ilustração. Gosto mais de contar histórias com imagens, então foco mais em ilustrações. Obviamente, também gosto de criar sprites, mas ilustrar é minha maior paixão 😊.



Rookie Team:  Qual versão do TibiaME você gosta mais - a antiga ou a atual??

PenciljackGosto de ambas, mas em relação ao meu trabalho como criador, a antiga foi mais divertida já que precisei trabalhar com algo MUITO pequeno.



Rookie TeamComo você imagina que estará o Tibia daqui a 5 anos? Tibia finalmente terá algum som?

PenciljackEspero que continue a crescer especialmente com conteúdos legais. Em relação a sons, eu adoraria isso!

Rookie Team:  Para finalizar nossa conversa, uma rodada de respostas rápidas. Você prefere lápis ou tablet gráfico??

PenciljackLápis.

Rookie Team: Thais or Venore?

PenciljackThais.
Rookie Team: Penciljack ou Jan Pedrojetta?

PenciljackJaydoodles, Penciljack, Jay, Jan... nesta ordem. Meu nome verdadeiro é legal mas um pouco dificil.
Rookie Team: Spike Sword or Sword of Fury?

PenciljackA lendária Sword of Fury.

Rookie Team: Retro ou Moderno?

PenciljackRetro!... Modern!!!... Retro!!!... damn... Não da pra escolher... 😉.


Rookie Team: Bem, muito obrigado pela entrevista! Esperamos que você tenha se divertido em responder nossas perguntas. Gostaria de cumprimentar alguém ou dizer mais alguma coisa à comunidade tibiana?

PenciljackObrigado por terem me escolhido, fiquei encantado. Para todos os Tibianos: obrigado por jogar! Saudações a toda a comunidade Rookgaard, divirtam-se e aproveitem o jogo!



 

Agradecemos ao Insane Rookstar e a toda equipe do Rookie.com.pl por nos autorizar a publicação em português desta maravilhosa entrevista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário