28 de junho de 2017

XP Nossa de Cada Dia!

Anteriormente; conhecemos uma das características marcantes do Tibia: a penalidade por morrer. Por mais que existam formas de minimizar esta penalidade, em um aspecto sempre ocorrerão perdas: o quantitativo de experience points (XP).

E, em um jogo que caminha para uma geração de personagens com 4 dígitos, e que a experiência in-game foi recentemente modificada, outro aspecto singular do Tibia ganha destaque no presente artigo: a não existência de um limite de level para os personagens!

Então, no presente artigo abordaremos as formas regulares de se conseguir XP e os mecanismos especiais que permitem um aditivo aos pontos ganhos por criaturas mortas. 

Aproveite a leitura!
 
 

O Tibia foi idealizado e desenhado para ser um jogo não linear, onde cada jogador tem a liberdade de fazer "o que quiser" com o personagem, não existe um objetivo final comum e único a ser perseguido por todos aqueles que o jogam. 

Sem uma linha fixa que estabeleça a progressão in-game, parte da diversão consiste em desbravar uma terra desconhecida, vasta e recheada de desafios; interagir com outros jogadores, que podem ser aliados ou adversários, no combate as criaturas na solução de mistérios e quests ou mesmo na negociação de uma grande variedade de itens

Contudo,  mesmo que o jogo não gire apenas em torno de "upar o personagem" (aumentar seu level), temos que admitir que o level de um personagem é, sem dúvida, sua característica mais importante. A medida que o personagem evolui, vários atributos secundários também aumentam e, de forma geral* o personagem aumenta em poder e também há melhora da jogabilidade, uma vez que se ampliam as opções de locais para se explorar, criaturas mais perigosas para desafiar e itens melhores para utilizar.  


Como no Tibia não há limite de level, quanto mais se joga, mais se evolui. E, genericamente falando*,  mais forte e competitivo o personagem se torna pois, com o aumento de level, as seguintes características também recebem acréscimos automaticamente: 

  • Pontos de vida;
  • Pontos de mana;
  • Capacidade de carga; 
  • Velocidade; 
  • Poder/Eficácia das magias de ataque e cura.

Com o tempo, a  característica de não haver limites a evolução de um personagem atraiu a atenção da comunidade gamer para o Tibia, porém, com a mudança do perfil dos jogadores, ocorreram consequenciais indesejadas, dentre as quais:

  • Prática massiva do power gaming e power abuse;
  • Busca por formas ilegais de evoluir mais rápido;
  • Dificuldade de se balancear o jogo;
  • Dificuldade de se criar conteúdos divertidos e desafiadores para high levels;
  • Desinteresse pelo conteúdo destinado a low levels;
  • Dificuldade para jogadores novatos iniciarem personagens em mundos mais antigos, principalmente se forem PvP (possibilidade de combates entre personagens).


Para um personagem upar (aumentar seu level) ele deve acumular uma determinada quantidade de experience points (XP). No geral, quase todas as criaturas do Tibia acrescentam alguma XP ao personagem que as mata, e, quanto mais desafiadora uma criatura for, mais XP ela fornecerá quando morta. Assim, ao acumular quantidade suficiente de XP o personagem automaticamente avança um level.

XP de algumas criaturas do Tibia

Marcos por level (premium)
Muito mais que apenas pelo status de se conseguir uma marca ou ter o nome do personagem em rankings de top level do mundo ou geral, conseguir XP também é uma necessidade do jogo. Como falado anteriormente, ao aumentar o nível do personagem mais possibilidades e mais conteúdos se tornam disponíveis.

vários marcos ligados ao level: ter acesso a determinados locais de caça, pedir promotion, realizar uma quest, aprender alguma magia, utilizar algum equipamento, runa ou arma e até mesmo ir para a ilha cujo acesso é por trás da porta 999.

E, embora não seja mais um desafio dadas as modificações do jogo para atender ao novo perfil da comunidade, o level 100 ainda continua como um marco para a maioria dos jogadores.


Devido a uma atualização das contas ocorrida em 2001, não se sabe quanto tempo Bubble levou para ser a primeira a atingir os 3 dígitos. Contudo, foram necessários 5 anos de existência do jogo para o primeiro personagem atingir o level 100. Level que, atualmente, e sob certas condições, pode ser conseguido em poucos dias. Curiosamente, após o primeiro level 100, não houve período maior que 3 anos para que outros marcos fosses conquistados. Sendo que, desde 2012, a cada ano há um acréscimo de 100 níveis ao top rank.


Linha do tempo dos marcos de level


A cada ano, novos locais de caça e criaturas que dão mais XP  são implementadas ao jogo. Mas, no conteúdo atual Tibia, há outras formas de se conseguir mais XP como: bônus especiais, recompensas de quests, tasks, eventos e com o uso de determinados itens. 

Dentre os acréscimos de XP por bônus destacam-se dois, um proveniente do sistema de stamina e outro automático, implementado em setembro de 2014 (patch 10.54).  A bonificação automática para low levels foi adicionada como estratégia para facilitar e motivar novos jogadores. Com ela, os personagens de level 1 e 2, independentemente do status da conta,  recebem o dobro da XP normal da criatura que foi abatida. E, a medida que o personagem evolui esta % bônus vai reduzindo proporcionalmente até chegar a 0 no level 50. Ao atingir o nível 50, o bônus deixa de existir e os valores de XP ganhos a cada morte retornam ao valor normal.

% bônus de XP até o level 49

Já o bônus pelo sistema de stamina passou a existir no jogo a partir do patch 8.55 (março de 2010). Ele beneficia apenas personagens de contas com status premium, que,  nas primeiras 2 horas de stamina full (entre 42:00 e 40:01) proporciona um acréscimo de 50% na XP  dada pela criatura que foi abatida. É importante ter em mente que os bônus são acumulativos, ou seja, um personagem recém criado chega a ter cerca de 100%+ de XP por criatura abatida até alcançar o level 26, desde que cace com a stamina full. 

Além dos sistemas especiais de bônus, ao longo do ano oportunidades de ganho extra XP estão atreladas ao sucesso dos mundos em World Quests. Essas quests são eventos mundiais anuais e fixos que, caso o mundo tenha sucesso, proporcionam tanto recompensas individuais quanto coletivas. Não é sempre que os mundos têm sucesso nesses eventos pois, normalmente, dependem de colaboração e organização. Contudo, é importante estar atento ao calendário e ao status do mundo.

Word Quests com ganhos de XP como recompensa


Outra possibilidade de se obter XP extra relacionada a eventos é por meio da troca de itens especiais. A Stone of  Insight, recompensa do evento Rise of Devovorga (setembro), pode ser trocada uma vez ao ano com os NPCs Milos ou Trimegis e proporciona um ganho de XP equivalente a 100 x (level do personagem)².

Já em novembro, durante o The Lightbearer é possível obter e trocar Midnight Shard com o NPC Lucius. Cada shard entregue proporciona um ganho de XP equivalente a 300 x o level do personagem. Contudo, há limites, cada personagem pode trocar até 40 itens por ano e o level 200 é o teto para a progressão de ganhos, ou seja, a partir do level 200 não importa o level do personagem, a XP ganha será sempre de 60.000 por shard (2.400.000 no máximo).

Além das World Quests, a partir de novembro de 2007, outro evento passou proporcionar bônus de XP a todos os personagens por um determinado período de tempo: Double Experience Time. Inicialmente implementado como compensação para problemas de ataques DDoS em suas primeiras edições tinha duração de 1 semana e foi responsável pelo record de 64.028 jogadores online, marca que permanece até hoje e já comprovava o interesse da maior parte da comunidade por formas de ganhar mais XP.

De 2007 até o momento, o período bônus ocorreu 21 vezes de forma global, fora casos de compensações para mundos específicos, sendo que, desde 2016, finais de semana 2x ficaram mais frequentes. E, passaram a ocorrer não apenas para compensar a comunidade por eventuais problemas como também para comemorar alguma grande mudança ou festividade.


Outro artifício interessante para aumentar a XP conseguida, foram os vouchers fornecido pela Cipsoft aos jogadores como forma de compensá-los por problemas decorrentes dos ataques DDoS, em setembro 2013, janeiro e julho de 2015. Quando ativados esses vouchers possibilitavam  um bônus de XP dupla por criatura abatida.

Os primeiros vouchers, não tinham prazo de validade para ativação e, quando ativados, era possível ter seu efeito acumulado tanto a outros vouchers quanto a outros bônus já citados. Dessa forma, aliando-se os benefícios do voucher com outras condições de bônus, era possível ter 4-6 vezes mais XP por criatura abatida.  E, com certeza esses fator impulsionou o level de muitos personagens.

Contudo, em julho de 2015 as regras dos vouchers mudaram, eles passaram a ter prazo de validade para ativação, utilização e seus efeitos não seriam mais acumulativos caso mais de um voucher fossem ativados ao mesmo tempo. Ou seja, acumulo de bônus de XP apenas se, ao estar ativo o voucher, ocorrer algum evento que também desse bonificação.  



Curiosamente, as modificações nos vouchers provocaram um bug. Por cerca de 1 hora, e sob determinadas circunstâncias, os jogadores puderam se beneficiar de um bônus de XP que poderia chegar a até 8x o valor normal por criatura morta.


Em julho de 2014, o update 10.50 trouxe mais uma possibilidade de ganho extra de XP. Baseada na ideia de Argo Enya, para estimular hunts em grupo com XP compartilhada quando o grupo caça ativando o sistema de party (implementado em 2007), caçar em conjunto passou a render um bônus de +20% de XP por criatura abatida e quanto mais vocações diferentes na party, maior o bônus extra que cada participante recebe

  • 2 Vocações diferentes: Bônus extra de 30%,
  • 3 Vocações diferentes: Bônus extra de 60%,
  • 4 Vocações diferentes: Bônus extra de 100%.

Assim,  em uma party de 4 personagens, cada um com uma vocação, desde que os requisitos para shared sejam cumpridos, cada participante receberá 55% da XP da criatura abatida. Antes desse update, na mesma situação,  havia um bônus de +5% pela ativação da XP compartilhada e o valor da XP por morte era dividido por igual entre os membros, ou seja, quanto mais membros compartilhando pontos em uma caçada, menos XP por personagem.

E, em agosto do ano passado, mais uma implementação, embora polêmica, tem auxiliado no aumento da XP: a venda de XP boost na Store. Com essa medida, passa a ser possível comprar horas de bônus de XP que são cumulativas aos outros bônus de XP citados anteriormente, incluindo os vouchers.

Estatísticas retiradas do fansite Mrthomsen em dias aleatórios do mês de abril de 2017


E, em dezembro de 2016, com o Winter Update (11.02) e a chegada do Prey System, o Tibia ganhou mais uma possibilidade de XP extra para os personagens. Trata-se de um sistema de bônus aleatório no qual o personagem "ora por benefícios" diários e aleatórios dentre os quais está o bônus de XP. Contudo, o benefício aleatório é concedido a apenas uma dentre nove criaturas aleatórias que foi previamente selecionada.


Cada personagem poderá solicitar gratuitamente uma nova lista de criaturas aleatórias a cada 20 horas reais e o bônus sorteado tem duração de 2 horas de hunt. Vale lembrar que caso não encontre uma criatura adequada na lista que foi automaticamente gerada, por meio de gold coins (gp) é possível comprar um "Reroll" da lista e, assim, tentar a sorte em uma nova relação de criaturas.

Uma vez selecionada a criatura, bastará clicar no ícone correspondente para gerar um bônus. Tanto o tipo do bônus quanto a % de seu efeito (estrelas) são aleatórios. O bônus de XP varia entre 13 e 40% sendo que cada estrela equivale a 3% de acréscimo na XP extra conseguida. Caso deseje tentar um novo tipo de bônus é possível comprar na Store, por meio de Tibia Coins um Prey Bonus Reroll e tentar a sorte novamente. 


                  +13% de XP extra     ✩✩✩✩✩✩               +28% de XP extra
✩✩               +16% de XP extra     ✩✩✩✩✩✩✩            +31% de XP extra
✩✩✩            +19% de XP extra     ✩✩✩✩✩✩✩✩         +34% de XP extra
✩✩✩✩         +22% de XP extra     ✩✩✩✩✩✩✩✩✩      +37% de XP extra
✩✩✩✩✩      +25% de XP extra     ✩✩✩✩✩✩✩✩✩✩   +40% de XP extra




E, as formas de se conseguir XP extras não pararam por ai. Já foi anunciado que dentro de um mês, com o lançamento do Summer Update 2017, será implementado o sistema de Daily Rewards! Com esse sistema cada personagem poderá resgatar uma recompensa diária, dentre as quais estará o XP boost. Ainda não se sabe ao certo como funcionará mas segundo as informações da Cipsoft, benefícios como o XP boost, terão efeito cumulativo quando associado a outros benefícios que implementam a XP obtida nas hunts.

Com tantos mecanismos e formas de se conseguir acréscimos na XP é inegável  não só a importância deste atributo entre os jogadores atuais de Tibia como também seu impacto sobre o jogo, a experiência in-game e as decisões dos desenvolvedores.

A cada dia, passa a ser mais comum a quebra dos recordes de level por vocação, por mundo e também da XP conseguida em um dia. Os atuais  índices de XP/dia conseguidas pelos personagens seriam inimagináveis há alguns  anos e evidenciam o quanto o estilo do jogo tem mudado e também a existência de um perfil mais competitivo de jogadores, realmente focados na evolução do level do personagem.

Estatísticas dos tops gerais e por vocação retiradas do fansite Mrthomsen em 14/05/17



A cada ano, tanto os fansites quanto o site oficial alteram suas tabelas que informam quantos pontos de XP são necessários para cada level. E, curiosamente, enquanto a tabela de pontos de experiência do site oficial mostra os valores até o level 1200, o fansite Tibia Wikia já disponibiliza uma tabela até o level 1500.



Em virtude desta busca constante e acirrada por XP, ocorreram  transformações no jogo e na forma de se jogar e, a cada instante, temos que lidar com suas consequências, sejam elas positivas ou negativas.

Não se sabe se haverá, por parte dos desenvolvedores, alguma mudança no sentido de tentar atenuar as consequências negativas presentes em um jogo como o Tibia. Contudo, o que seria uma de suas principais características, também pode ser considerado um dos maiores desafios, se não problema,  quando se pensa em proporcionar uma boa experiência in-game a maioria dos jogadores.


E ai, chega de papo, bora upar? 


* Para estas afirmações, no presente artigo, consideramos apenas o ganho de XP. Contudo, sabe-se que a força, poder e resistência de um personagem, bem como a jogabilidade com o mesmo, também dependem de fatores como: skills, equipamentos, experiência do jogador, habilidades pessoais do jogador, estabilidade da conexão, etc.

 
Qual local de caça você consegue a melhor XP/hr?
Qual a meta de lvl que mais te marcou?
Considera a falta de limite de lvl um problema?
  
Confira também nossos outros artigos.
 

4 comentários:

  1. es buenisimo el tibia
    ☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻☻

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o artigo. Bem explicado e detalhado. Parabéns!

    Quanto ao assunto abordado, creio que apenas os próprios jogadores que ligam tanto assim pra XP acabam ficando desanimados. Quando eu comecei a jogar Tibia eu tinha por volta de uns 11 anos e eu um tremendo de um noob, eu não fazia a mínima ideia do que eu estava fazendo e vivia morrendo para o temível "Hunter de Femur Hills". Por incrível que pareça, foi uma das épocas mais divertidas que eu tive no Tibia. Depois voltei depois de alguns anos e não peguei muito level, parei por volta do 50, mas dessa vez eu joguei exclusivamente para pegar level e na verdade a diversão foi bem pouca. Compras de TibiaCoins e waste em Oramond sem parar. Fiquei muito decepcionado pois as pessoas upavam muito rápido e os lugares de caça eram cheios de bot. Pra alguém que trabalha o dia inteiro como eu era simplesmente frustrante. Porém eu não sabia que estava jogando o jogo da maneira errada e uma parcela de pelo menos uns 80% dos jogadores atuais também estão...

    Hoje eu estou no level 66 em Ferobra e estou muito contente com o jogo e a CipSoft porque eu parei de jogar Tibia apenas para upar. Eu voltei a jogar pelo o que ele realmente foi criado, o RPG, os mistérios, as quests, a relações com os npcs e outros jogadores. Passei a buscar informações sobre tudo, explorar os lugares mais remotos atrás de respostas e isso me proporcionou muitas horas de diversão. O último level que peguei por exemplo (66) foi matando uma Ice Witch em Svargrond enquanto eu fazia a missão do serviço secreto TBI. Ou seja, o level up se tornou consequência e não mais prioridade. O level 60 também foi pego por acaso enquanto eu explorava o hellgate e matei o dragon lord de draconia pra poder saber o que tinha no topo da montanha (o Old Dragonlord). Agora meu objetivo maior é conseguir dinheiro para comprar uma casa e deixar nela guardado todas os itens que irão me recordar das aventuras que já tive e ainda vou ter nesse jogo. Hoje em dia é muito mais difícil de encontrar parceiros para se aventurar dessa forma do que quando eu tinha 11 anos, em 2004 (e como tinha gente que jogava pelo RPG naquela época!) mas ainda existem sim muitos que sabem jogar o jogo da forma certa (mas por favor não roubem livros!)

    A Cipsoft continua lançando conteúdo novo, lugares pra explorar, desafios e quests a serem feitas e eles estão focando no nível "mediano". O que seria o level de quem joga pra poder se divertir e não ficar upando e upando sem parar por horas e horas. Está claro que eles estão dando atenção pra quem foca no RPG. Eu vi muitas pessoas reclamando de que o patch novo que irá sair não tem conteúdo para high level. Ninguém mandou fechar os olhos pra tudo e só upar igual um maluco, amigo!

    Vale lembrar também que esses leveis exorbitantes só rolam em mundo Optional PvP pois as pessoas de maior level no Open PvP geralmente estão mais ocupadas matando umas as outras kkkkk. Falei demais, pode ser até que esse assunto renda mais um artigo, hein Priyla!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Auruss

      Obrigada pelo comentário e também dividir conosco um pouco da sua experiência!

      Sugestão anotada ;)

      Excluir