13 de julho de 2017

Resumo do Test Server SU2017: 10º dia!

Ontem foi o 10º dia de testes para conhecer o conteúdo do Summer Update 2017!

Já tínhamos explorado os acessos aos bosses dos 6 novos cultos, nos primeiros dias. Então, aproveitamos uma parte da última terça-feira, o dia de ontem para conhecer um pouco mais sobre eles!

E, com um desafio a mais, na manhã de ontem os mundos de testes tiveram suas configurações alteradas para Retro Hardcore PvP, configuração estas que estavam sendo aguardada por muitos entusiastas dos combates entre jogadores.


Vamos lá!

Mais imagens e vídeos na página do Summer Update 2017 (aqui


Resumos:

- #1 - 06/07/2017: Primeiros dias: Efeitos visuais, acesso a Feyrist e analise de summons
- #2 - 07/07/2017: 3º e 4º dias: Cultos Secretos Tibianos
- #3 - 09/07/2017: 5º e 6º dias: Recompensas e Mais Cultos
- #4 - 10/07/2017: 7º dia: Novidade no Museu de Fansite itens e antigas armas encantadas
- #5 - 11/07/2017: 8º e 9º dias: Mudanças, Correções e Armas Gold Token
- #6 - 13/07/2017: 10º dia: Os Bosses
- #7 - 15/07/2017: 11º e 12º dias: Alterações e Last Boss
- #8 -  17/07/2017: Últimos dias: Feyrist!


Retro Hardcore PvP


Conforme anunciado no teaser #5 com o Summer Update também serão lançados novo mundos voltados para aqueles que gostam não só de combates ferrenhos entre jogadores mas que curtiam as antigas configurações de PvP do Tibia.

Então, na manha de hoje, o status dos mundos de teste foram alterados para a nova configuração para que os jogadores tenham a oportunidade de experimentar as "novas" velhas sensações de um estilo de jogo um tanto quanto mais difícil e duro. (veja teaser para mais detalhes)

No tópico oficial de feedback foi solicitado que se avaliasse o sistema como um todo, especialmente as questões envolvendo o ganho de XP ao matar outros personagens. (veja teaser para mais detalhes)



Notamos que, inicialmente,  houve uma euforia dos jogadores com a mudança do status dos mundos. Sobre tudo, de jogadores de mundos optional pvp pela possibilidade de experimentarem seus personagens em sua situação de jogo diferente da que estão acostumadas.

E, não demorou a surgirem comentários sobre sofrer dano por fogo amigo, pelas próprias magias de campo e por ataque  de área do summons de outros jogadores.

Então, se vai entrar nos mundos de teste enquanto estiverem com esta configuração atenção as particularidades. É uma experiência de jogo diferenciada e que muitas vezes requer adaptação do estilo do jogador pois é necessária atenção redobrada nas ações, sobretudo, em hunts em grupo e ao enfrentar os bosses.

Bosses

- The Cults of Tibia -


Nos resumos anteriores (aqui e aqui) exploramos todos os 7 novos cultos tibianos e descobrimos que em cada culto há tarefas a serem realizadas e que no final o personagem tem acesso a 6 dos respectivo bosses.

Lembramos ainda que o culto Aurea Manus ( Museu de Thais) não possui um boss final mas um enigma matemático.

Como já abordamos os cultos nas publicações anteriores, neste resumo não entraremos em detalhes quanto ao caminho, focaremos apenas nos bosses e suas particularidades.



Considerações Gerais

  • Podem ser desafiados a cada 20 horas.
  • Podem ser desafiados por grupos de no máximo 5 personagens.
  • Fazem parte da Cults of Tibia Quest, porém podem ser feitos isoladamente, sem a necessidade do acesso ao NPC Gerimor em Feyrist.
  • Recompensas individuais pelo sistema de recompensas: Reward Container / Reward Chest.
  • Desafiados como parte da quest, o NPC Gerimor fornecerá outras recompensas.
  • As recompensas não serão listadas, visto que ainda estão em fase de teste e balanceamento.
  • Para facilitar a compreensão, nesse resumo seguiremos a ordem na qual publicamos os acessos. 

Boss Sandking

Culto: Aeterna Exsistentia (acesso aqui)
Local: Dark Pyramid (Darashia)
Quest Log: The Secrest of the Sandy Cave
Elementos / Características / Efeitos:
  • Sandking → Boss com muita vida, fraco aos danos tipo earth e ice.
  • 4 Sand Vortex → Sumonados ocasionalmente pelo boss. Refletem todo o dano direcionado a elas para o personagem que o lançou
  • Sand Brood → larvas (filhos do boss) que precisam ser destruídas para o boss (ou a próxima cabeça) (re)aparecer. Os cadáveres curam o boss quando ele passa por cima deles.
Fases do boss: 03 (Sandking / cabeças alternando (?) → 3 cabeças simultaneamente → Sandking cabeça principal )
Considerações/Dicas/Sugestões:
  • Um dos bosses com a dinâmica mais complexa desse Update. Mesmo bastando ataques diretos, o time dever ter organização e planejamento para controlar os elementos secundários, e, assim, facilitar o combate e ter êxito.
  • Deve-se evitar ataque em área na presença dos Sand Vórtex.
  • Deve-se evitar que o boss passe por cima do corpo das larvas para não se curar.
  • Ao longo do combate o "boss" algumas vezes some e reaparece para defender sua ninhada. Especula-se que na verdade, a cada retorno uma das cabeças se apresente para combater os personagens.
  • Em um dado momento, devido a uma certa quantidade de dano na fase anterior, 3 cabeças aparecem simultaneamente, iniciando a segunda fase.
  • Aparentemente as 3 cabeças são conectas, então bastaria focar o ataque em uma, para derrotar as 3.
  • Quando as 3 cabeças são derrotadas, a cabeça principal emerge da areia para o combate final.

 
 
 
 

 
 
 


Boss False God

Culto: The Minotaurs (acesso aqui)
Local: Mintwallin (Thais)
Quest Log: The Strenghening os the Minotaurs
Elementos / Características / Efeitos:
  • The False God → Boss com muita vida, fraco aos danos tipo earth e ice.
  • 12 Minotaur Idol → Estátuas nas laterais da sala que ao longo do tempo ganham vida.
  • Sphere of Wrath → Esferas de energia ocasionalmente são sumonadas, não podem ser destruídas.
Fases do boss: 01 (False God)
Considerações/Dicas/Sugestões:
  • Boss cuja dinâmica é simples desde que se tenha atenção e paciência. Basta atacá-lo diretamente e controlar os outros elementos do ambiente.
  • Os elementos do ambiente não tem influencia secundária no combate ao boss, a não ser pelo fato de atrapalharem e serem uma preocupação a mais para o time.
  • Os Minotaur Idols devem ser destruídos para facilitar a dinâmica.
  • Spheres of Wrath são lentas, mas, causam dano alto aos personagens.
 
 
 
 


Boss Sinister Hermit (Souldespoiler)

Culto: The Misguided (acesso aqui)
Local: Outlaw Camp (Kazordoon)
Quest Log: Misguided
Elementos / Características / Efeitos:
  • Sinister Hermit 1 (Sujo) → Resistente aos danos
  • Sinister Hermit 2 (Limpo/Azul) → Versão fraca a todos os tipos de danos.  Sumona Vermin Swarms
  • Geysers → Quando ativos, limpam o Sinister Hermit, mudando sua cor e características. 
  • Vermin Swarm → Sumonados ocasionalmente pelo Sinister Hermit.
  • Freed Soul → Sumonados quando o Souldespoiler sofre uma certa quantidade de dano. Seguem um determinado personagem. Causam dano ao boss.
 Fases do boss: 02 (Sinister Hermit → Souldespoiler)
 Considerações/Dicas/Sugestões:
  • Boss cuja dinâmica também é simples desde que se tenha atenção a interação dos elementos ambientais e o time esteja coordenado nas ações.
  • A ativação dos Geisers é aleatória.
  • Efeito do Geiser nos boss ocorre apenas durante a permanência do mesmo sobre o sqm do jato dágua.
  • Quando Sinister Hermit morrer, ele retornará como Souldespoiler. Basta atacá-lo diretamente e contar com o auxílio dos Freed Soul.
  • Souldespoiler possui grande capacidade de cura.
  • Freed Sould auxiliam no combate infligindo alto dano ao boss quando estão próximos a ele.
  • Alguns times tem utilizado a combinação fields (fire, energy) com os geisers na primeira fase do combate. Como ao mudar de forma, o target é perdido,  e, se o boss sair do sqm da água do geiser ele volta a ficar resistente, o dano causado pelo field facilita  e agiliza a continuidade do combate.

 


 


Boss Leyden (Ravennous Hunger)

Culto: The Barkless (acesso aqui)
Local: Slimes Cave (Ab'dendriel)
Quest Log: Barkless
Elementos / Características / Efeitos:
  • Layden → Imune a ataques físicos, reverte os danos elementais em HP curando-se
  • Wine Cask → Sumona Liqour Spirit após levar uma certa quantidade de dano
  • Liqour Spirit → Sumonados ocasionalmente, desde que esteja próximo ao boss é capaz de causar dano ou curá-lo:
    • Causa dano ao Layden
    • Cura o Ravennous Hunger
Fases do boss: 02 (Layden → Ravennous Hunger)

Considerações/Dicas/Sugestões:
  • Boss cuja dinâmica também é simples desde que se tenha atenção a interação dos elementos ambientais.
  • Liqour Spirit costuma teleporta-se para perto dos outros personagens na sala.
  • A ação do Liqour Spirit depende do estágio que o boss estiver.
  • Aparentemente, a quantidade de dano/cura causado pelo Liqour Spirit é diretamente proporcional a quantidade de dano que ele recebeu dos personagens instantes antes dele evaporar.
  • Evite ataques de área próximos ao boss quando ele estiver no primeiro estágio.
  • Evite ataques de área próximos ao barril quando o boss estiver no segundo estágio.
  • Quando Layden morrer, ele retornará como Ravennous Hunger. Basta atacá-lo diretamente.
  • Em ambas as formas o boss é imune a dano tipo death.


 
  


Boss Essence of Malice (Cabale)

Culto: Humans (acesso aqui)
Local: Catacumbas do Cemitério (Carlin)
Quest Log: Zathroth Remnants
Elementos / Características / Efeitos:
  • Cinco pilares e os respectivos Mini-Bosses na forma imortal:
    • Pillar of Death → Malkhar Deathbringer ataque em área (death) área na sala.
    • Pillar of Draining → Dorokoll the Mystic ataque de área que drena mana dos personagens na sala
    • Pillar of Healing → Mezlon the Defiler cura os mini-bosses
    • Pillar of Protection → Eliz the Unyielding aumenta a defesa, resistência dos mini-bosses aos ataques dos personagens
    • Pillar of Summoning → Eshtaba the Conjurer → sumona Dread Minions
  • Dread Minions → sumonados na sala.
Fases do boss: 01 (Essence of Malice)
Considerações/Dicas/Sugestões:
  • Um dos bosses com a dinâmica mais complexa deste update. As escolhas e decisões tomadas pelo time influenciam o andamento da batalha.
  • Ao entrar na sala o personagem recebe cerca de 2500 de dano inicial decorrente do ataque conjunto dos elementos.
  • Ao destruir um pilar, seu respectivo boss é liberado para o combate direto (forma mortal).
  • O boss só tem um estágio mas os mini-bosses tem dois, forma imortal e forma mortal.
  • Magia de cura de área também cura os mini-bosses.
  • Os pilares também causam danos nos personagens. Aconselha-se destruí-los primeiro.
  • Quando o último mini-boss for derrotado, Essence of Malice será invocado no centro da sala. Basta atacá-lo diretamente.
  • Na dinâmica desse boss questiona-se os seguintes pontos:
      • Dano inicial
      • Mana Drain muito alto
      • Grande quantidade de summons
  • Observou-se que cada time adotou estratégias diferentes para a ordem de combate aos mini-bosses. A escolha da estratégia foi definida principalmente pela constituição dos times (vocações e levels dos personagens) e experiência dos jogadores em combates. As ordens mais utilizadas foram:
      • Summoner  Healing  Mana Drain  Protection →  Death
      • Mana Drain →  Summoner →  Healing →  Protection →  Death

  
 
 
 

 
   

Boss Voidborn

Culto: The Orcs (acesso aqui)
Local: Orc Cave (Edron)
Quest Log: The Orc Idol
Elementos / Características / Efeitos:
  • Armored Voidborn → contido em uma cela de energia.
  • 04 Security Golens →  fazem a segurança da sala, primeira linha de combate.
  • 04 Containment Crystals → formam a cela de energia, sumona Voidshard, capacidade de regeneração e de causar dano ao boss quando atacado.
  • Containment Machine → controla a cela de energia. Quando destruída, libera o boss.
  • Voidshard → sumonados ocasionalmente, capacidade de causar dano ao boss quando invocados.
Fases do boss: 02 (Armored Voidborn → Unarmored Voidborn)
Considerações/Dicas/Sugestões:
  • Um dos bosses com a dinâmica mais simples e fácil. Contudo, é necessário prestar atenção aos elementos do ambientes e utilizá-los a seu favor.
  • Antes de liberar o boss, derrote os Security Golens.
  • Magia de cura de área também cura os cristais.
  • Ao atacar os cristais, o boss também sofre uma certa quantidade de dano, mas não é tão eficaz quanto os danos provocados quando Voidshards são invocados, desde que o boss esteja próximo ao cristal.
  • Os Containment Crystals tem a capacidade de se regenerar, desde que não completamente destruídos. Sugerimos então alternar os ataques entre eles.
  • Quando o Armored Voidborn for derrotado, ele retornará como Unarmored Voidborn. Basta atacá-lo diretamente.



 

 

Considerações Finais

Mais uma vez a desenvolvedora mantém nos combates a bosses as mesmas características observadas nos updates anteriores:
  • Batalhas contra bosses condicionadas por fatores do ambientais, mais ou tanto quanto que pela capacidade/força do time.
  • Dinâmicas de batalhas que exigem a atenção do time e tomada rápida de decisões.
  • Bosses com comportamento e características que se alteram ao longo do combate.
  • Acesso aos bosses dependente da resolução de tarefas ou enigmas.
  • Batalhas contra bosses podendo ser realizadas isoladamente, sem  depender do Quest Log principal.
  • Conclusão da quest principal e acesso ao boss final condicionados ao sucesso na batalha contra os bosses das etapas anteriores.
  • Recompensas individuais a cada boss morto. Mas, com quest log carregando para a etapa posterior e respectivas recompensas da quest principal.

Assim, terminamos mais um dia de testes!
Que venham mais experiências ingame e descobertas interessantes para apresentar a vocês!

Contudo, como o conteúdo está em fase de testes, a equipe do Tibia Guias lembra a todos que alterações podem ocorrer!

Aproveitamos a oportunidade para, em nome de toda equipe do TibiaGuias, agradecer pelas informações, auxílio e companhia de Iorek Birnningson e Beatrix Kiddo nesses dias para desbravar o novo conteúdo conosco!

Continuem conosco e acompanhando nossa cobertura aqui no site, em nossa página especial para o SU2017, bem como no nosso facebook e canal no youtube!



Perdeu alguma coisa?

Resumos:
06/07/17 - Primeiros dias
07/07/17 - 3º e 4º dias
09/07/17 - 5º e 6º dias
10/07/17 - 7º dia

11/07/17 - 8º e 9º dias  
13/07/17 - 10º dia   
15/07/17 - 11º e 12º dias

17/07/17- Últimos dias

Imagens e vídeos na página do Summer Update 2017 (aqui

Teasers:

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