9 de agosto de 2017

Entrevista com CM Rejana!

For english version, click here!


Agosto traz comemorações aqui no Tibia Guias! É o nosso mês de aniversário (mais especificamente HOJE!) e é uma alegria comemorar mais uma primavera com a comunidade tibiana!

No início de julho, ainda como Supported Fansite, tivemos a oportunidade de realizar uma descontraída entrevista com a CM Rejana. Entrevista essa que publicamos agora como parte das comemorações do nosso terceiro aniversário.

Venha conosco conhecer um pouco mais sobre ela, sobre o trabalho da equipe de Community Managers do Tibia e, especialmente, sobre o programa de fansites oficiais e fansite itens.

Confira e aproveite a leitura!


 

TibiaGuias: Olá, Rejana! Após todo esse tempo conversando tanto por e-mail quanto pelo fansite board, saiba que para a equipe do Tibia Guias é um enorme prazer realizarmos com você nossa primeira entrevista com um dos membros da CipSoft. Está preparada?
 
CM Rejana: Claro que sim! :o)

TibiaGuias: Sabemos um pouco sobre você devido a entrevistas anteriores, concedidas a outros fansites. Então, como uma pequena introdução aos nossos leitores, vamos citar algumas informações (por favor, nos corrija se estivermos erradas! :p)

Você se graduou em Information Science e logo em seguida conseguiu um cargo na CipSoft, tendo, inclusive, outras atribuições antes de se tornar CM e mudou seu nick de Alguzara para Rejana quando assumiu seu atual cargo. Sabemos também que você gosta muito de se reunir com seus amigos e conversar bastante, inclusive você sempre se demonstrou ser uma pessoa comunicativa e carismática através das mensagens trocadas nos e-mails e fansite board.
Mas, gostaríamos de saber um pouco mais sobre quem é a "Rejana" na vida real. O que mais poderia nos contar sobre você e sua vida pessoal? Algum hábito curioso? "Rejana" é apenas seu apelido? Por que a escolha desse nick? Pode nos contar seu nome na vida real e quem sabe sua idade?
Rejana e Fanta - mascote de amigos
CM Rejana: Obrigada pela introdução, todas as informações estão corretas. Meu nome verdadeiro é Uta e tenho 41 anos, sou uma anciã...
Já trabalho para a CipSoft há mais de 13 anos. Não houve nenhuma razão especial para a escolha do nick Rejana, apenas gosto da sonoridade dele. A escolha do nick Alguzara foi mais elaborada, mas, agora, eu realmente prefiro Rejana.
Quanto a real life, moro junto com minha melhor amiga, dividimos um apartamento para economizar no aluguel. Ambas gostamos de jogar jogos no PC e, alguns vão achar isso estranho, mas muitas vezes ficamos cada uma em seu quarto conversando pelo Teamspeak uma com a outra, para nós isso é normal. Já no verão, adoro estar ao ar livre, então, o tempo para jogos é menor.




TibiaGuias: Uau! Já são 13 anos trabalhando na CipSoft e em contato com o Tibia! Você considera o número 13 um número de sorte ou de azar? Por quê? 
CM Rejana: Uhm, eu não sou muito supersticiosa, então o significado do número 13 é bastante irrelevante para mim.


TibiaGuias: Você ainda utiliza uma scooter? Continua tendo como hobby atividades ligadas a música? Ou, quem sabe já gravou um CD e faz shows por ai? Poderia nos enviar fotos da sua moto ou carro e também do instrumento que toca? Quem sabe a demo cantando/tocando alguma musica? :o)
CM Rejana: Eu ainda conduzo uma scooter e também adoro fazer música. Contudo, prefiro cantar junto com outras pessoas. De fato as vezes, me registro cantando musicas que eu mesma compus mas isso, definitivamente, não é um material compartilhável. Não há shows nem CDs, para mim é mais como técnica terapêutica para eu me soltar - bem -  extravasar emoções negativas.


TibiaGuias:  Em 2012, você explicou que não gosta de frio e é apaixonada pelo estilo de vida dos esquilos. Principalmente no quesito de se divertir, comer e hibernar. Então nos diga, mesmo não sendo um esquilo (hahaha) como gosta de se divertir? Qual seu prato favorito? E, já que hibernar não é possível, você costuma viajar no inverno para fugir do frio? Quem sabe vir para o Brasil? Já conhece?
CM Rejana: Ah, eu adoraria visitar o Brasil! Na verdade, todo o continente sul-americano! Porto Rico foi o local mais próximo do Brasil onde já estive, e adorei tudo daquela ilha!
Nut-cookies? :p
Contudo, desde que comecei a trabalhar, não tenho viajado muito. O motivo não é apenas questões financeiras ou falta de tempo, mas também que eu realmente gosto muito da vida aqui em Regensburg - então, quando tenho dias de folga, fico feliz em passá-los aqui.  No entanto, uma parte de mim definitivamente deseja algum dia visitar a América do Sul.
Ainda adoro os esquilos. Eles são realmente impressionantes, tem a vida toda planejada.
Minha comida favorita depende muito do meu humor. Realmente adoro comida mexicana, mas também gosto muito das culinárias: grega, italiana, chinesa, alemã/austríaca mas tem dias de que o que eu realmente preciso são das fast foods.


TibiaGuias: Você também já comentou em entrevistas anteriores que até entrar na CipSoft conhecia pouco a respeito de jogos de computadores, preferia os jogos de consoles. O que mudou nesses 13 anos? Atualmente, ainda joga Tibia? Se sim, pode nos dizer mais sobre seu personagem e qual estilo de jogadora você é? Quais outros jogos você costuma jogar? 
CM Rejana: Ainda tenho consoles, um PS 3 e um PS Vita. Mas, sinceramente, eu não os utilizo tanto para jogar, meu PS 3 mesmo tornou-se meu acesso para a Netflix.
Atualmente, tenho jogado mais jogos de PC. Desde o lançamento, jogo Lotro (The Lord of the Rings), tanto a versão online quanto a offline. Também já dediquei horas da minha vida jogando Anno e Diablo III e - estou um pouco envergonhada de admitir - mas certa vez me viciei em um jogo chamado Fishdom. Não sou uma grande jogadora de jogos para celular mas, por um tempo,  também já joguei Forge of Empires pelo meu telefone.
Quanto ao Tibia, eu, atualmente, o jogo de forma esporádica. No entanto, no passado já fui realmente ativa. Já comecei no Tibia tantas vezes que nem consigo contar. Geralmente, abandono um personagem depois que morro. Isso não é coisa de roler play, eu simplesmente perco o interesse pois realmente odeio morrer no Tibia. Ai, depois de algum tempo, recomeço outro personagem.
E, também, sou uma jogadora lenta. Mesmo após esses 13 anos, eu ainda não consegui obter um personagem com um real level elevado. Eu realmente não dou importância para ganhar níveis rapidamente, obter o maior dano possível ou lucrar mais, etc... Apenas o jogo Diablo III despertou esse interesse em mim.
Meu  personagem atual no Tibia é uma Knight que geralmente fica de guarda nos arredores de Edron. Eu gosto de uma rotina fixa durante o jogo, então, quando decido jogar, tenho um roteiro definido de coisas que gosto de fazer enquanto assisto a streams pelo Twitch ou converso com amigos pelo Teamspeak.


Scooter da Rejana
TibiaGuias: Nesses 13 anos de empresa, alguma história divertida que possa ser compartilhada conosco? Algum momento de raiva ou frustração que possa desabafar?
CM Rejana: Ah, há muitas histórias divertidas! E, muitas delas tornam-se engraçadas principalmente quando relembramos de algo que aconteceu. Como por exemplo quando acontecem bugs, inicialmente é algo estressante, mas depois de alguns anos acabamos rindo do que aconteceu.
E, é claro que raiva e frustração também fazem parte. O que irrita é quando algum jogador conhecido mente descaradamente no fórum e não podemos confrontá-lo publicamente pois isso significaria expor informações que não podemos revelar a respeito desse jogador.


TibiaGuias: Conte para nossos seguidores aventureiros, qual sua maior aventura real life? E no Tibia? 
CM Rejana: Minha maior aventura real life foi após a escola ter me tornado AuPair nos EUA. De repente lá estava eu, me tornando responsável por duas crianças em um país no qual eu conhecia muito pouco.
E, no Tibia, recordo-me de uma das missões  The Postman Quest na qual precisei ir até Mintwallin e minha personagem ainda não era forte o suficiente para fazer isso sozinha. Foi há cerca de 10 anos, ainda em Danubia.  Descobri que outras pessoas estavam anunciando que iriam até lá e decidi combinar para ir com eles. Eles tiveram que me salvar muitas vezes.Eu estava muito assustada e aquela foi realmente um experiência bem intensa... Também me lembro de uma vez que desci por um buraco no Deserto de Jakundaf e, para minha surpresa, não havia um rope spot para voltar. Então, teria que passar pelo labirinto, acabei me perdendo e, de repente, fire elementals enoooorrrmes apareceram na minha tela e me mataram...^^


TibiaGuias: Se fosse recomendar ao Little Adventurer um lugar real life para ir, onde seria? E no Tibia? 
CM Rejana: Na vida real, eu o levaria para a Islândia. Mesmo que eu prefira um clima mais quente, eu quero conhecer a Islândia, e, então aproveitaria a chance, juntamente com o Little Adventurer. E, no Tibia, eu recomendaria Draconia, passando pelo Hellgate, depois de voltar da nossa viagem à Islândia seria bom para esquentar novamente.


Agora que conhecemos um pouco mais sobre você, vamos passar para perguntas relativas às suas atribuições gerais.


TibiaGuias:  Sabemos que você já foi da equipe de suporte, atuando como headgamemaster, e também Master Tutor. E, após praticamente 9 anos, como Community Manager, sente falta de alguma coisa da rotina ou alguma das atribuições que tinha anteriormente? Como é seu dia a dia na empresa? O que a motiva a continuar e estar sempre feliz? Existe alguma outra função que gostaria de aprender e tentar?  
CM Rejana: Eu gosto de ser Community Manager, então não tenho vontade de reassumir minhas antigas atribuições ou mesmo assumir qualquer outra função por aqui.
Minha motivação vem realmente dos jogadores. Para mim é muito gratificante ver que os jogadores estão se divertindo, gostando e desfrutando de algo que foi feito. É claro que, quando as coisas não vão bem, isso também pode ser frustrante, mas tenho meus colegas aqui e podemos discutir a respeito. Então, juntos, geralmente conseguimos nos manter motivados.
Eu também gosto muito de trabalhar em conjunto com os administradores de fansites. Como alguns deles eu já conhecia do tempo que atuei na equipe de Customer Support então, pode considerar, que, de certa forma, também crescemos juntos. É algo realmente bacana acompanhar como eles e suas vidas também mudaram ao longo do tempo.
Além dos assuntos relacionados aos fansites, eu também gosto de escrever artigos, notícias ou fazer alguma pesquisa sobre tópicos específicos. Ser Community Manager é um trabalho que requer realizar muitas atividades diferentes, conforme demandas diárias diferentes.É claro que há algumas rotinas, mas também não são muitas. 


TibiaGuias:  O Tibia completou 20 anos, tem uma comunidade bem grande, exigente e constituída de pessoas de vários países, culturas e línguas. Como é para você fazer parte desta história? Como é estar há tanto tempo em contato com esta comunidade, acompanhar as mudanças no perfil dos jogadores, nas exigências e cobranças? Chegou a aprender algum outro idioma motivada pela interação com os jogadores? Tem algum idioma que você gostaria de aprender mas não teve oportunidade?
Local de trabalho
CM Rejana: Fazer parte da história do Tibia é algo incrível. Eu compartilho do sentimento nostálgico que muitos jogadores tem ao se referirem aos 'the old times' (velhos tempos). As vezes é bom reviver esse sentimento e gratifica ouvir os jogadores falarem sobre esses dias pois foi também o momento no qual minha aventura no Tíbia também começou.
Na verdade, durante esses anos tentei aprender outros idiomas. Por exemplo, tive aulas de Sueco, mas na verdade não consigo falar. Durante o tempo que estudei tive aulas de Espanhol, então entendo bem pouco algumas coisas nessa língua e também em Português, mas não o suficiente para prosseguir em uma conversação inteira.
Agora, embora não tenha sido motivado pelo Tibia, um idioma que eu gostaria de aprender seria o Árabe. Mas, embora seja por mero interesse pessoal, ainda não tive oportunidade para isso.


TibiaGuias: Você já comentou utilizar de tradutores automáticos para acompanhar fansites que não são em língua inglesa. Sabemos que esses tradutores nem sempre oferecem opções mais corretas para o entendimento do conteúdo. Já ocorreu algum episódio engraçado envolvendo alguma tradução equivocada? Pode nos contar? Há algum termo ou expressão em português que você tem ou teve dificuldade de entender?
CM Rejana: Haha, sim, no início algo que me surpreendeu foi que algumas vezes "Tibia" era traduzido pra mim como o adjetivo "morno". Até descobrir que era uma variação do significado de Tibia em Espanhol, isso por algum tempo foi pra mim um mistério.
No geral, acho que os tradutores automáticos fazem um bom trabalho. É possível entender o tema de uma discussão. Embora, contudo, seja difícil de se afirmar se um comentário foi feito de forma sarcástica ou irônica, mas, geralmente o uso de emojies e os comentários seguintes dão uma pista.


TibiaGuias: Com a comunidade tibiana cada vez maior e mais exigente, no seu ponto de vista, 3 CMs são suficientes? Como está a divisão de tarefas? Cada um ainda escreve sozinho um artigo? Qual estilo de artigo você mais gosta de escrever?
CM Rejana: Para as tarefas que nos são atribuídas, eu considero que 3 CMs são sim suficientes. Cada um de nós tem uma atividade principal no qual focamos, mas precisamos ser capazes de substituirmos uns aos outros (pelo menos no básico).
Como vocês sabem, meu foco é o programa de fansites, mas também realizo as enquetes, feedbacks forms e ultimamente também tenho auxiliado a Mirade nas Surveys. Burchan, além de outras tarefas específicas, atua principalmente nos boards oficiais e no Facebook. Mirade é a líder da nossa equipe e além de suas tarefas diárias também participa de diversas reuniões de planejamento e nos acompanha em nossas atividades.
Todos nós escrevemos notícias, no entanto, em comparação a Mirade e Burchan eu me envolvo menos com esta atividade. Dá mesma forma ocorre com os artigos mensais, todos escrevemos mas nesse tipo de produção eu e Burchan nos envolvemos com mais frequência que a Mirade. Então, posso afirmar que nós sempre dividimos as tarefas e, de acordo com o volume de trabalho, costumamos também assumir outras.
Em relação aos artigos do mês, eu gosto mais de escrever artigos no estilo RPGístico.


TibiaGuias: Como é para você estar em um dos cargos mais populares e próximos da comunidade? Costuma fica ansiosa para ver a repercussão de alguma noticia, artigo, teaser, poll ou feedback?
CM Rejana: Eu realmente gosto de ter um contato mais próximo com a comunidade através dos tópicos. Geralmente, todos nós conseguimos imaginar se algo a ser anunciado será agradável ou não para a comunidade, mas, muitas vezes, a reação dos jogadores é de fato uma surpresa. Então, sim, ficamos ansiosos para ver os comentários dos jogadores após publicarmos algo novo.
 

Como sabemos, suas principais atividades estão diretamente relacionadas com os fansites do programa oficial. Então, vamos às perguntas específicas!

TibiaGuias: Para você o que é mais gratificante em se trabalhar diretamente com os fansites? E qual a parte mais difícil no gerenciamento das relações com os fansites? 
CM Rejana: A parte mais gratificante é, sem dúvidas, ver que as pessoas se divertem e tem tanto interesse pelo Tibia que investem seu tempo criando e mantendo um fansite. Na verdade, é muito legal o fato de tantos jogadores aproveitarem seu tempo livre criando e fornecendo vários tipos de conteúdos relacionados ao Tibia. Basta olhar para a grande quantidade de vídeos, artigos e fanarts divulgados, tudo isso é realmente incrível!
A parte mais difícil é não ter como atender a alguns pedidos e não poder dar uma boa explicação para isso. Por exemplo, pode ser muito difícil de explicar o motivo pelo qual o assunto A tem, para nós, uma prioridade mais baixa que o assunto B, especialmente se essa explicação tem que ser dada para uma pessoa que tem um grande interesse pelo assunto A.


TibiaGuias: Se fosse possível, você desejaria que algum dos antigos fansites retomasse sua atividade, proposta e conteúdo? Qual deles? Por quê?
Little Adventurer marcando presença no mural
CM Rejana: Hmm ... Apenas se os jogadores que fossem responsáveis por estes sites estivessem motivados a voltar e tivessem tempo suficiente para isso.
Geralmente é muito legal quando um fansite é administrado  por uma pessoa ou equipe equipe motivada. A maioria dos antigos fansites deixaram o programa pois os administradores simplesmente ficaram muito ocupados e não tinham mais tempo para se dedicar aos sites, o que é normal, a medida que se fica mais velho, mais exigente a vida real se torna.
Alguns fansites até tentaram mudar de administradores para se manterem ativos, o que as vezes da certo, contudo, quando se muda a pessoa responsável a tendência é o estilo do fansite também mudar.
Dessa forma,  apenas dizer que eu gostaria que um determinado site ou projeto "retornasse" não seria uma boa resposta. Pois, são as pessoas que estão nos bastidores os grandes responsáveis pela qualidade dos fansites e não apenas a ideia proposta...


TibiaGuias: Imagine que você fosse apenas uma dentre os muitos jogadores atuais de Tibia e desejasse criar seu próprio fansite. Como ele seria? Qual seria seu foco e tema? Teria alguma proposta original que, até o momento, não tenha sido muito explorada por nenhum dos fansites existentes?
CM Rejana: Eu não me considero uma pessoa que tenha a perseverança necessária para ser uma administradora de fansite e também não tenho conhecimentos de programação ou as habilidades gráficas necessárias.
Hmm... ok deixe-me pensar... bem, para ser diferente dos fansites já existentes, eu talvez tentasse algo em alemão. No entanto, isso limitaria bastante a comunidade do meu fansite. Então, teria que ao menos incluir o inglês.
Bem, streaming também é algo realmente interessante e atual, então provavelmente pensaria em algo para fazer utilizando esta tecnologia ou girando em torno dela. Porém eu não me acho divertida o suficiente para começar minhas próprias transmissões.
E, se fosse fazer algo relacionado ao meu trabalho dentro da CipSoft, quem sabe seria interessante algo do tipo "TibiaLeaks"... mas - agora que já falei não posso mais fazer isso, pois todos imediatamente saberiam que eu seria a fonte dos vazamentos...
Então, realmente não sei, é uma pergunta difícil!


TibiaGuias:  Atualmente, quantos sites estão sendo monitorados para uma possível inclusão no programa oficial? Há alguma dica geral que você poderia dar para os administradores e a equipe desses sites para que tenham sucesso em seus projetos e objetivos?
CM Rejana: Esse é um número que muda rapidamente, atualmente, na lista de sites monitorados existem 26 sites de jogadores.

(Caso alguém se pergunte o que é lista de sites monitorados vou explicar... antes de ter a possibilidade de entrar no programa oficial de fansites, cada site criado por fãs que desejar ingressar no programa oficial, se estiver adequado, entrará em uma listagem interna e será monitorado por no mínimo 6 meses. O objetivo disso é que queremos acompanhar o desenvolvimento e a atividade destes sites antes deles terem a possibilidade de entrarem no programa...)
Quanto a um conselho para os administradores desses fansites o que posso dizer é: não se cobrem muito nem tome todo seu tempo com o projeto. Antes de mais nada, criar e manter um fansite deve ser divertido. Enquanto você estiver se divertindo, continuará motivado - se houver muita pressão, pode acontecer de você ficar impaciente e assim perder o interesse.
E, isso realmente acontece com a maioria dos sites que desejam entrar no programa oficial. São poucos os que, ao final do período de monitoramento, realmente conseguem ingressar no programa.
E, outra dica: Se comuniquem conosco! Nos informe quando publicar algo legal, ou quando mudar o design, etc. Manter um contato próximo também costuma a ajudar na motivação. Ah, e tente "fazer o seu". Geralmente, copiar conteúdo de outros nunca vale a pena...


TibiaGuias: Considerando o atual programa de fansites e sua experiência com o tema, quais os pontos positivos? Quais as fragilidades? O interesse das pessoas em iniciar e manter um fansite continua grande?
CM Rejana: Todos os meses temos alguns sites interessados em participar do programa. Eu considero isso como um interesse grande. Contudo, como já foi falado, a maioria dos administradores desses sites perdem o interesse ao longo do tempo que aguardam na lista de sites monitorados.
Os pontos positivos do programa definitivamente são: a divulgação do site através do Fansite Box (home page), lista de fansites e Newstickers; receber algumas informações privilegiadas e screenshots exclusivas com conteúdo de updates; garantia de acesso aos test services para o administrador e até 5 ajudantes. E, para os Promoted Fansites, provavelmente a maior vantagem é a premium time dada para o administrador e mais três ajudantes.
E, na minha opinião, o ponto mais frágil do programa são os fansite itens. Apesar de achar que é algo muito legal para um fansite ter um item que o represente ingame, eles são motivo de muitas críticas. A maioria desses itens é mantida como itens raros para que possam ser vendidos por quantias e valores absurdos.
Eu nunca omiti meu desejo de que esses esses itens passassem a ser vinculados aos personagens. Porém compreendo que, quando comparado a outros problemas e questões envolvendo o Tibia, as questões envolvendo os fansite itens tem uma prioridade bem baixa. E as queixas envolvendo "fansite itens estão sendo vendidos" não são de fato um dos maiores problemas.


TibiaGuias: Mesmo não tendo que atuar obrigatoriamente como jurada, você costuma acompanhar os concursos de fansites? Qual o tipo de concurso que você mais gosta e se diverte acompanhando as submissões?
CM Rejana: Eu realmente adoro os concursos de fansites. Por exemplo, na comunidade tibiana há artistas incríveis, e ver o trabalho deles é muito legal. Também acompanhei concursos culinários que foram muito engraçados, como certa vez que os jogadores foram desafiados a preparar os pratos do Jean-Pierre. A comunidade tibiana é muito criativa!
Há cerca de 10 anos, uma submissão para um dos concursos do TibiaCity me marcou tanto que não sai da minha cabeça. Alguém se lembra disso?




TibiaGuias: Nos dias de hoje, as redes sociais, canais de vídeo e streaming são ferramentas cada vez mais comuns para troca e divulgação de conteúdos e informações. O programa atual beneficia apenas sites. Ou seja, os admiradores podem usar redes sociais e canais de vídeo e streaming apenas como recurso dentro de um site. 

O que você acha do uso exclusivo de fanpages, canais de vídeo e streaming para promover conteúdo relacionado à tíbia? Você acredita que exista a possibilidade real de um programa oficial dar suporte àqueles que criam e mantém um bom conteúdo sobre o Tibia apenas nestas ferramentas? Ou quem sabe criar um programa específico para aqueles que criam e mantém um bom conteúdo sobre o Tibia apenas em fanpages, canais de vídeo e streaming?
CM Rejana: Como não posso prever o que acontecerá no Tibia, terei que especular a este respeito. Contudo, vejo uma boa chance de conteúdos desse tipo obterem no futuro algum tipo de atenção "oficial".
Atualmente, a única forma que os criadores de streamers e/ou vídeos tem para obter de nós um suporte para seu trabalho é quando chamam a atenção de administradores de fansites. Por exemplo, eu sei que alguns fansites e criadores de vídeos realmente fazem parceria e cooperam entre si.
Já alguns youtubers,  seguiram por caminhos diferentes e criaram fansites para promover seus canais.  Então, estes sites realmente poderiam integrar o programa de fansite. Mas, embora seja uma solução alternativa e uma maneira legítima, nem todos os youtubers estariam dispostos a isso.
Temos que ver o que acontece no futuro. Eu preferiria ver uma forma diferenciada de oferecer suporte a streamers e/ou youtubers do que utilizar ou modifiar o atual programa de fansites para isso. Acho que as demandas são diferentes e é uma discussão que deve ser abordada com mais propriedade.


TibiaGuias: Ano passado foi realizado um feedback form e um debate a respeito do atual programa de fansites. Sabemos que o resultado não pode ser considerado uma representação fiel e completa da opinião da comunidade. Mas, as criticas a respeito da falta de um apoio maior por parte da CipSoft; a falta de um a intervenção mais próxima e direta da CipSoft nos fansites e a corrupção em concursos e eventos foram constantes.

Como você analisa esses questionamentos? A comunidade pode esperar por alguma modificação no programa?

CM Rejana: Por um lado, não queremos intervir demais nos fansites, muita intervenção, também significa mais restrições. Mas, por outro, também não queremos apoiar comportamentos que claramente não apreciamos.
Então, tentamos encontrar um ponto equilíbrio que funcione para nós. Temos algumas regras nas quais os administradores de fansites devem aderir se quiserem obter nosso suporte - basicamente são as regras do Tibia.Também, periodicamente coletamos e analisamos os comentários da comunidade para avaliarmos se o andamento do fansite está de acordo. 
Nós ouvimos alto e claramente o feedback dado a respeito dos fansites e também as críticas a respeito da corrupção em concursos. Contudo, a maioria dos concursos ocorrem sem problemas e sem queixas. Mas, para melhorar estes aspectos, temos conversado com os administradores de fansites, tentando encontrar maneiras de evitar erros nos concursos e formas de oferecer maior transparência. Há discussões abertas e tentamos pontuar e colecionar boas práticas.
Muitas vezes, contudo os participantes de concursos desejam que os Community Managers selecionem os vencedores de um determinado concurso. Nem sempre podemos fazer isso pois temos pouco tempo disponível mas nós, realmente, aumentamos nossa participação nos julgamentos de concursos. E, atualmente, muitos administradores de fansites são convidados a votar e ajudar a selecionar os vencedores nos concursos uns dos outros.
Sempre tentamos obter a maior objetividade e transparência quanto for possível ao julgar um concurso. Mas nada será infalível, tome por exemplo você, se tiver que julgar uma imagem, irá se basear em seu gosto pessoal para julgar.
Mas também, não temos como garantir que os administradores não vão usar de artifícios em seus concursos para favorecer seus amigos. Esse é um risco que só podemos tentar minimizar. Acompanhamos os concursos, conversamos com os administradores previamente, fazemos questionamentos e apontamos preocupações, discutimos pontos fracos. Mas é só o que se pode fazer. No final, também é uma questão de confiança.


TibiaGuias: Os itens de fansite deveriam ser itens comemorativos representando os fansites no jogo. Na sua opinião, eles viraram artigos de luxo, status, moeda de troca ou coisas afins? A atual impossibilidade de se comercializar os fansites itens pelo Market surtiu o efeito esperado? O que você pensa a respeito dessa distribuição de itens?
CM Rejana: O fato dos fansite itens não estarem listados no Market não impede sua venda. Não foi essa nossa intenção ao retirá-los da listagem. Nós simplesmente não queremos fomentar negociações como essa...
Incentivamos que os administradores ofereçam frequentemente, sempre que possível, seu fansite item com o objetivo de torná-los um pouco mais comuns. No entanto, não se pode forçar ninguém a criar eventos. Mas, os administradores também estão autorizados a cederem seus fansite itens, por exemplo, para patrocinar eventos criados por jogadores ou para convenções.
O que tem funcionado bem para alguns fansites é a criação de um sistema de contribuições. Dessa forma, por exemplo, se um jogador cria conteúdo suficiente para esse fansite ou se tenha recebido pontos suficientes por participação, ele recebe o fansite item.
Por muito tempo, questões envolvendo os fansite itens tem estado no centro das discussões e criticas em relação ao programa de fansites. Lembro-me de que, quando implementamos as réplicas de fansites itens do museu de Thais, pensávamos que essa medida ajudaria a reduzir o valor de alguns itens.
Queríamos indicar que se o interesse do jogador fosse apenas no aspecto gráfico/estético, seria possível obtê-los como souvenir, sem a necessidade de pagar quantias e valores absurdos para isso. Nosso plano era de encontrar uma forma de não desvalorizar os itens originais mas possibilitar uma maneira alternativa de se obter o item.
Os preços dos fansite itens que deixaram o programa se tornaram realmente absurdos. E, esperávamos que essa medida reduziria um pouco a tensão a respeito desse tema contudo tivemos apenas um sucesso parcial. Os valores dos fansite itens seja de sites que estão atualmente no programa ou dos que já saíram continuam bem altos.
Na época, decidimos em não oferecer réplicas de fansite itens de sites que ainda estivessem no programa, para evitar que os fansites perdessem o principal atrativo para atrair participantes para seus concursos.
O que mais posso dizer... para mim, a melhor solução seria realmente vincular o item ao personagem. Contudo, tenho certeza de que muitos jogadores também não gostariam disso.


TibiaGuias: Há alguma proposta sendo estudada ou avaliada para inibir a criação de fansites com o único intuito de conseguir itens?
CM Rejana: Observando que a maioria dos sites que mandam submissões para o programa de fansite não se mantém até o final do período de 6 meses na lista de sites monitorados, acho que esse tempo de espera tem surtido um efeito positivo contra isso.
Ao enviar uma submissão para se candidatar ao programa a maioria das pessoas não tem conhecimento desse tempo de espera. E, além disso eles não consideram o fato de que criar e manter um fansite é algo bastante trabalhoso.
Além de pensar na estrutura, é necessário fornecer conteúdo próprio e algo que seja interessante para a comunidade. É preciso ter ideias criativas e se manter em contato conosco. E, pode demorar um tempo antes que eu possa dizer: "Ok, por favor - se você ainda está interessado, junte-se ao programa!".
Não há garantias que após os 6 meses os sites entrarão no programa. Se o site não estiver pronto, ele pode permanecer na lista de sites monitorados por muito mais tempo. Não queremos pressionar as pessoas, mas também não podemos aceitar sites que "ainda não estão preparados" no programa de fansites.
E, após finalmente chegarem ao programa de fansites, há um período de espera de pelo menos 3 meses, nos quais o site deve participar ativamente do programa antes de poder obter seu fansite item.
Então, são pelo menos 9 meses de trabalho. Assim, quando se inicia um site, não é possível ter a certeza de que ao final realmente terá sucesso em conseguir um fansite item.
Quem estaria disposto a passar por tudo isso se o interesse principal não fosse o divertido e ambicioso projeto de se criar e manter um fansite? Então, bem, quando tudo isso dá certo, sim, esse site realmente terá um fansite item pois fez por merecer.
Sinceramente, eu duvido que muitas pessoas realmente estejam dispostas a passar por todo esse processo apenas com o objetivo de ter um fansite item.
 

Deixando um pouco o trabalho de lado agora algumas perguntas rápidas sobre suas preferências no Tibia.


TibiaGuias: Qual seu lugar preferido no jogo?
CM Rejana: Edron 

TibiaGuias: Já jogou com todas as vocações? Gosta mais de qual?
CM Rejana: Já joguei com Sorcerer,  Druid e Knight. Ainda não experimentei jogar com Paladin. Mas, apesar de ter mais afinidade com meus druids (Nerana),atualmente tenho jogado como Knight. Como falei anteriormente, eu realmente odeio morrer no Tibia, e, como Knight eu realmente tenho mais chances :p

TibiaGuias: Qual sua Quest favorita? Por quê?
CM Rejana: The Postman Quest. Tenho boas recordações relacionadas a ela.

TibiaGuias: Qual seu monstro favorito?
CM Rejana: Definitivamente os dragões.

TibiaGuias: Qual sua hunt favorita?
CM Rejana: Limpar Cyclopolis, quando estou sozinha lá

TibiaGuias: Existe algum item que você não tenha e gostaria de ter?
CM Rejana: Sim o Bookworm Doll! É muito fofo! :o)


TibiaGuias: Nós gostaríamos de agradecer pelo seu tempo e disponibilidade para nos conceder esta entrevista. Esperamos que tenha sido divertido e gratificante para você como foi para nós elaborá-la. Para encerrar, você gostaria de mandar alguma mensagem para a comunidade brasileira, em especial os que seguem o Tibia Guias?
CM Rejana: Muito obrigada por terem me escolhido! TibiaGuias é muito bom! Saudações a todos os leitores de vocês! :o)
TibiaGuias: Obrigada!



Gostou da entrevista? Tem alguma sugestão de nome para entrevistarmos? Nos conte! Comente aqui ou em nosso facebook.
Confira também nossas entrevistas anteriores clicando aqui.

6 comentários:

  1. Muito boa a entrevista, parabéns! Adorei XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Emulov

      Agradeço em nome da equipe!
      Que venham novidades para os yt não é mesmo?

      Excluir
  2. Muito boa a entrevista, as perguntas foram bem formuladas e realmente trouxeram conteúdo extra sobre o Tibia e a entrevistada

    ResponderExcluir
  3. Nossa, belíssima entrevista, ótimas perguntas, nível altíssimo, muito bem pensadas, como dito acima trouxe ótimo conteúdo, realmente parabéns!! xD!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Acesso Contabilidade

      Agradeço em nome da equipe!

      Excluir