12 de novembro de 2017

Resumo do Test Server: Primeira Semana!

Este ano, os desenvolvedores do Tibia prepararam um Winter Update mais técnico.

Como observado nas Dev Notes publicadas ao longo do semestre e teasers e também verificado com a abertura dos servidores testes, a CipSoft focou seu trabalho em ajustes e ampliações do conteúdo e ferramentas anteriormente implementados e/ou modificados.

Testa e Testera foram abertos em de novembro, última terça-feira, e nossa equipe apresenta agora um resumo do que já foi testado por nós, e também as discussões e o que já foi alterado nesta semana de testes.

Aproveite a leitura!

Confira também os outros resumos:




Ajustes nas armas carregáveis e umbral



Com o Summer Update 2017, tivemos a unificação e ajuste do sistema de encantamento e carga das armas gold token.

Dada a estas alterações, ficou sem sentido manter a separação dos conjuntos Carving, Mayhem e Remedy uma vez que todas passaram a ter os mesmos atributos. Assim, com o próximo update todas as armas Carving, Mayhem e Remedy serão convertidas a uma forma única: as Weapons of Destruction.



A nova categoria de armas, manterão suas características básicas e custarão 50 Golden token cada. Esta alteração já era esperada desde o Summer Update, mas só agora teve condições de ser implementada.


Com a substituição das armas os sprites das versões anteriores permanecerão no jogo apenas como elemento decorativo podendo serem adquiridas aos domingos no museu de Thais (NPC Cillia), por 500 gps cada (versões: Plain = Charged, Valuable = Heavily Charged e Ornate = Overcharged).

Acompanhando e analisando  todas as implementações e modificações referentes as armas, desde 2013, observa-se uma série de tentativas de dar aos jogadores uma nova dinâmica e possibilidades de customização das mesmas por meio de sistemas baseados no conceito de craft.

Embora a comunidade tenha entendido e apoiado as propostas de progressão e personalização, a longo prazo ocorreu um efeito colateral: as armas umbral tornaram-se artigos decorativos de luxo. Proposta inicialmente interessante, mas que, dada a restrição de level para seu uso, a dificuldade e custos para serem criadas e aprimoradas, e a posterior implementação das armas de Golden Token e sua possibilidade de carga e na sequência imbuements, as armas umbral e o sistema de criação umbral deixaram de ter viabilidade prática.

Com o Winter Update, mais um capítulo é escrito nesta discussão, conforme teaser #3, as armas das categorias umbral e master umbral receberão slots para imbuements, contudo, apenas seriam possíveis os imbuements básicos.

Com os testes realizados, mesmo agora com a possibilidade de imbuir, as armas umbral ainda possuem um desempenho inferior as atuais destruction e são mantidas as dificuldades para serem criadas e aprimoradas e os níveis restrito para uso. Ou seja, foram implementadas com foco em personagens de level mais elevado (120+/ 250+) mas seu uso não confere vantagem alguma em relação as armas para level inferiores (100+). A questão em  si seria: como tornar as armas umbral atrativas para personagens lvl 250+ sem desequilibrar mais ainda o jogo?

O fato é que, se a intenção dos desenvolveres foi proporcionar aos personagens 150+ dois conjuntos diferentes de armas, porém compatíveis e proporcionas, para eles terem opções de escolha e não que sejam uma progressão direta e linear de poder de combate, até o momento não houve êxito, principalmente por conta da dificuldade e custos para se criar e melhorar as umbrais.

No fórum oficial do TS, são várias as criticas e sugestões de diversos jogadores referentes a esta questão e até o momento o Game Content Designer Aigorim registrou 4 temáticas principais:

- Retirada dos slots de imbuement e aumento das características básicas das armas umbral
- Reduzir a quantidade de slots de imbuements porém permitir os três níveis de imbuements
- Adicionar os intricate imbuements às armas umbrais
- Aumentar as estatísticas básicas das armas umbral

Mas, até o momento não houve um posicionamento se as implementações para os itens umbral que que estão sendo testadas serão ou não modificadas para o lançamento do update e nem, com base no feedback da comunidade, quais modificações seriam feitas.


Imbuement Featherweight


Bags não receberão slot para imbuir

Com o Winter Update mais uma opção de imbuement estará disponível para os personagens, o Featherweight.

Este novo atributo destina-se exclusivamente as mochilas (backpacks) e, a cada nível do imbuement, a capacidade de carga do personagem será temporariamente aumentada em diferentes proporções:


NívelEfeitoItens necessários para imbuir
Basic
Amplia a capacidade de carga do personagem em 3%
  • 20 - Fairy Wings
IntricadeAmplia a capacidade de carga do personagem em 8%
  • 20 - Fairy Wings 
  • 10 - Little Bowl of Myrrh
PowerfullAmplia a capacidade de carga do personagem em 15%
  • 20 - Fairy Wings 
  • 10 - Little Bowl of Myrrh
  • 05 - Fig Leaf


No tópico de discussão Lionet (Game Content Designer) esclareceu que as % estão relacionadas a capacidade máxima do personagem em um determinado nível.  E questiona-se as %, em especial a de 3%, e a dificuldade de se conseguir os itens necessários para imbuir.

Para imbuir é necessário que a backpack esteja equipada no inventário do personagem. Durante o Test Server foram liberados os niveis/tier 1 e 2 para os personagens que já possuíam habilidade para imbuir. O nível 3 powerfull seria liberado após a destruição das 3 estações de bombeamento guardadas pelos bosses da Dangerous Depths.

Nossa equipe imbuiu 2 bps normais com os níveis basic e intricade e testou as mesmas bps em 2 mages com promotion, um lvl 80 e outro 460:



 

Quick Looting


Finalmente o Tibia trará a opção de quick looting, funcionalidade clamada pela comunidade há vários anos como forma de facilitar, agilizar e dinamizar a coleta dos saques após abater uma criatura.

"Loot all" em Rookgaard
Como divulgado no Teaser #4, com a ferramenta, não será mais necessário abrir o corpo e arrastar item a item para um container específico, esta função será automatizada. Além disso, os containers poderão ser configurados para receber diferentes tipos de loot (conforme as categorias da Cyclopedia / Market).

A opção funcionará em várias condições do do jogo  (Dawnport, Rookgaard, Main), e as opções possíveis são:

  • Ignorar totalmente a funcionalidade → basta não utilizar os comandos específicos
  • "Loot all" → permitirá  que todo o loot de uma criatura seja pego com um único clique com o botão esquerdo do mouse na criatura abatida.
  • "Loot click"→ permitirá  que o jogador abra o corpo da criatura abatida, selecione manualmente apenas os itens que deseja  que sejam movidos para o container específico.

O que se percebeu foi que, o que a princípio seria uma funcionalidade intuitiva, levou alguns jogadores a terem dificuldade em utilizar e encontrar as opções devido a personalizações nos comandos do mouse e do jogo.

Ao utilizar a nova ferramenta , uma mensagem informando o que foi recolhido será exibida na tela do jogo. Essa mensagem, embora útil, torna-se cansativa em sessões longas de caça. Também se mostrou cansativo e enfadonho a forma pela qual se processa a configuração dos containers por tipo de loot e as listas (black/white) devido a extensa relação de categorias existentes na Cyclopedia.

Por este motivo, percebe-se que a maioria dos jogadores sugeriram as seguintes alterações: configuração das listas associadas ao drop tracker e não a todo inventário da Cyclopedia; categorias mais genéricas e não tão específicas para selecionar os itens ou mesmo configura-los pelo menu de contexto.

Discute-se também aos atuais comandos para o quick loot, que até o presente momento está ativo para: Botão direito + Shift (configurações clássica e regular) / Alt + Botão esquerdo (smart click) e a possibilidade de se coletar automaticamente o loot de corpos empilhados, atualmente deve-se clicar em um por um utilizando-se o Browse Field ou separando os corpos.


Configurando Black List e White List

A configuração das listas está sendo feita em 2 etapas:

1ª- Pela interface da configuração de containers, deve-se selecionar se deseja utilizar/configurar:

  • Skipped Loot → Black List, itens que não deseja recolher automaticamente
  • Accepted Loot → White List, itens que  deseja recolher automaticamente



2ª- Pela interface da Cyclopedia, aba de itens, selecionar o item que deseja compor a lista anteriormente definida.


Cheese na Black List
No fórum oficial, o programador Xolurr postou a seguinte FAQ:

  • Pode-se utilizar diferentes containers de um mesmo tipo para diferentes categorias de itens?
Se por exemplo, o personagem utilizar 3 yellow backpacks ele poderá configurar cada uma individualmente para quantas categorias de loot desejar. Pois, mesmo que aparentemente sejam 3 containers iguais na interface do Manage Loot Container, o sistema reconhecerá como 3 containers diferentes.

  • Em um determinado container, é possível identificar qual (is) as categoria(s) atribuída(s) a ele?
No inventário e em cada janela, no canto inferior direito de cada container haverá um ícone (white bag) e ao passar o mouse sobre ele será exibida a categoria configurada.

  • O que acontece ao final do período premium?
Ao renovar o status da conta, todos os containers serão automaticamente reativados. Durante o período free, apenas o container marcado como "unassigned loot" estará ativo e será permitido apenas utilizar a opção "loot all".

  • Como acessar a interface Manage Loot Containers ?
      • Pelo menu de contexto →  clicando com o esquerdo em qualquer container
      • Pela Cyclopedia →  clicando em um botão no canto inferior esquerdo da janela
      • Atribuindo uma Hotkey para o comando "Open Manage Loot Containers"

  • Como utilizar o quick loot ?
      • Smart Click →  alt + clique no botão esquerdo do mouse;
      • Controles Clássico e Regular →  clique no botão esquerdo do mouse + shift;
      • A funcionalidade pode ser utilizada tanto em corpos de criaturas no chão quanto na janela Brows Field;
      • Ainda é possível saquear individualmente qualquer item dentro de um corpo abatido; 
      • Quando o Quick Loot for utilizado, o cursor receberá uma indicação diferenciada.

  • Como configurar a black list?
Este FAQ foi explicado anteriormente.


Alterações no Client


Como com o próximo update, o client passará a registrar e salvar a posição das janelas abertas nas barras laterais bem como a posição das backpacks abertas. Ou seja, se o jogador desconectar ou fechar o client, quando logar, todas as janelas da barra lateral que estiverem abertas serão restauradas as mesmas posições e tamanho.

Obs.: As posições e tamanho das janelas podem variar caso o jogador acesse o Tibia por um outro computador com configurações/tamanho de tela/barra lateral diferentes.

Além disso, foi observado que tal qual ocorre com outros equipamentos, também será possível desequipar rings (anéis) por meio das action bars. Atualmente, a funcionalidade só estava ativa para equipar.





Bestiary & Charms


Discutido em Dev Notes e confirmado pelo teaser #5 a atualização de inverno trará ao Tibia não apenas uma nova experiência ingame mas também beneficios em forma de bônus.

A partir do update, cada morte (da maioria das criaturas) contará para a liberação de informações adicionais em uma segunda aba da Cyclopedia, o Bestiary e ao completar os 3 níveis de informações de uma determinada criatura, o personagem ganhará Charm Points que podem ser trocados por benefícios especiais.

Ao todo serão 562 criaturas subdivididas em 20 categorias gerais nas quais não serão incluídas nem bosses nem criaturas especiais encontradas apenas em áreas muito específicas do jogo: como por exemplo criaturas exclusivas de Dawnport, Rookgaard e Nostalgia.




Mas, apesar das criaturas específicas não contarem, as criaturas comuns dessas áreas contam, de forma que novos personagens podem começar suas coleções desde a primeira criatura abatida no jogo.  

A medida que se derrota criaturas de um mesmo tipo o contador vai automaticamente sendo atualizado e uma mensagem é exibida na tela sempre que se libera mais um nível de informações.

E, na borda inferior direita da tela principal da ferramenta há uma ferramenta de busca na qual o jogador poderá facilmente checar um resumo das criaturas cuja entrada já foi computada no sistema bem como a evolução do desbloqueio de cada uma delas.





Como explicado anteriormente, ao se completar os 3 níveis de informação de uma determinada criatura ganha-se  Charm Points que podem ser acumulados e posteriormente trocados por benefícios a escolha do jogador e utilizados em combates contra qualquer tipo específico de criatura, desde que todas as informações estejam desbloqueadas. Chamamos a atenção para o fato dos bônus dos Charms e benefícios também estarem disponíveis para personagens de Rookgaard.



No fórum oficial do test server os jogadores tem discutido bastante a cerca do quantitativo de criaturas mortas em relação ao seu grau de dificuldade, omissão intencional dos loots raros, probabilidades de ativar Charms e duvidas sobre viabilidade e utilidade de alguns Charms, principalmente os ofensivose valores para a troca de Charms entre as criaturas aptas a recebê-los.Tem-se também notado que faltam algumas criaturas na relação.


Continuem conosco e acompanhando nossa cobertura aqui no site, em nossa página especial para o WU2017, bem como no nosso facebook e canal no youtube!

Confira também os outros resumos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário