3 de maio de 2018

[Artigo oficial] Perguntas peculiares

No finalzinho de março, alguns tibianos foram convidados para uma pesquisa em que foram feitas perguntas rápidas sobre várias (e estranhas) ideias. Muita gente achou esquisito e, no artigo deste mês, a Cipsoft trouxe essas perguntas para a comunidade em geral, bem como as respostas dos tibianos em forma de estatísticas.

É importante mencionar que somente esta pesquisa - até onde sabemos - foi utilizada como forma de brincadeira. Porém, ainda assim, os CMs trouxeram as respostas que os tibianos deram para cada uma delas. Em outras palavras: é notável o significado destas pesquisas para o jogo, é uma forma de expressarmos nossas opiniões e contribuirmos para o desenvolvimento do Tibia. E, se no fim das contas tudo for apenas uma pegadinha da Cipsoft... Poderemos ter um artigo de presente! Então, fiquem ligados nas pesquisas e participem com suas opiniões!

Confira a tradução e boa leitura!


No Dia da Mentira deste ano, tentamos enganá-lo de uma maneira bem sorrateira. Alguns tibianos sentiram o cheiro da pegadinha, mas esperamos que tenhamos conseguido pregar uma peça em alguns outros.

Então aqui está a história: pouco antes de abril, enviamos convites para uma pesquisa na qual fizemos algumas perguntas rápidas. Nós explicamos que estamos constantemente pensando em novos recursos e conteúdos para enriquecer sua experiência no Tibia - o que é realmente verdade - e então nós apresentamos algumas perguntas, sugerindo ideias um pouco estranhas...



Nós não incluímos todos os jogadores nesta pesquisa, para parecer mais legítimo. Como de costume, só convidamos uma amostra de jogadores para essas pesquisas. A amostra é desenhada por uma ferramenta de acordo com fatores que podemos determinar. (Para mais detalhes, por favor, leia a notícia que publicamos quando este tipo de pesquisa foi introduzido, assim como o tópico que o acompanha.)

Nós esperávamos, é claro, que talvez alguém compartilhasse as perguntas da pesquisa com o resto da comunidade. Ficamos felizes em ver que isso aconteceu. Seguimos as discussões que se desenvolveram com grande interesse e ficamos agradavelmente surpresos com o feedback positivo e os comentários sobre algumas das ideias.

No final de março, enviamos convites para mais de 38.000 jogadores de Tibia e recebemos mais de 6.000 respostas. Registramos o nosso agradecimento que pararam para responder nossas perguntas. Graças às suas respostas, nós ganhamos alguns insights sobre a mente da comunidade do Tibia. Vamos compartilhar esses insights com todos vocês aqui, agora mesmo.

De todos os que participaram da pesquisa, havia cerca de 29% de jogadores de free accounts e 71% de jogadores de contas premium. 39% eram brasileiros, 15% eram poloneses, havia cerca de 12% de contas não registradas no Tibia e cerca de 8% eram do México. Portanto, é praticamente seguro dizer que o Brasil, a Polônia e o México formam atualmente os três principais países dos jogadores de Tibia.


A primeira pergunta da pesquisa foi: Se um asteroide estivesse indo em direção ao mundo do Tibia, onde deveria cair? E como escolhas, apresentamos uma lista de cidades tibianas, incluindo Rookgaard. Todo mundo tinha que decidir por uma única opção.

Quase 20% dos jogadores do Tibia não se importariam se Thais fosse nivelado ao solo por um asteroide. Cerca de 12% dos tibianos prefeririam que Carlin conhecesse esse destino. Ab'Dendriel chega em terceiro lugar, com quase 11%.

Se olharmos para as três principais cidades considerando apenas respostas de jogadores cujas contas foram criadas antes de 2010, não há muita mudança aqui. Thais ainda lidera nessa lista com 18%. Ab'Dendriel aparece aqui como a segunda cidade menos apreciada, com quase 12%. Carlin vem em terceiro, com 11%.
Agora olhando os resultados apenas verificando as respostas dos jogadores cujas contas foram criadas depois de 2010, Thais ainda lidera com 21%, Carlin é o segundo com 12%, e Ab'Dendriel só recebe cerca de 10% dos votos.

Top 3 Cidades que seriam destruídas por um Asteroide

CIDADE
Todas as contas
Conta criada antes de 2010
Conta criada após 2010
Acc. Brasileiras
Acc. Polonesas
Thais
20%
18%
21%
19%
21%
Carlin
12%
11%
12%
12%
12%
Ab'Dendriel
11%
12%
10%
11%
11%


Analisamos mais de perto os resultados, considerando apenas respostas de jogadores de diferentes países. E podemos dizer que não há diferença entre as três principais cidades que devem ser atingidas por um asteroide em relação à opinião de jogadores do Brasil e Polônia. Para os mexicanos, no entanto, a lista de topo é um pouco diferente. Os mexicanos escolheriam Thais (21%), Carlin (10%) e Kazordoon (10%). Ab'Dendriel só chega em 5º lugar, alcançando apenas 8% dos votos. Talvez muitos mexicanos gostem dos elfos um pouco mais do que dos anões...

Outra distinção que podemos fazer ao analisar os resultados é o status da conta dos jogadores. Se tivéssemos perguntado apenas aos jogadores premium, as três principais cidades ainda seriam Thais (18%), Ab'Dendriel (12%) e Carlin (11%). Para os jogadores de conta gratuita, no entanto, as escolhas foram Thais (24%), Carlin (13%) e Venore (10%).

Pelo menos a opinião sobre a cidade principal que deveria ser atingida por um asteroide parece ser bastante independente da idade das contas do Tibia, do status da conta ou da localização geográfica do jogador do Tibia. Thais sempre vence. Exceto, quando só olhamos para respostas de jogadores alemães. Ab'Dendriel é a maior cidade daqui para ser destruída, com cerca de 19%. Alemães e elfos parecem que não se gostam muito... A próxima cidade a ser destruída, considerando apenas os alemães, seria Port Hope, ainda alcançando um pouco mais de 9%. Thais recebeu apenas cerca de 7% dos votos da Alemanha, e Carlin apenas 5%.

Ao interpretar esses números, no entanto, você deve ter em mente que havia apenas alguns alemães na amostra de jogadores que foram convidados a responder a essa pesquisa. O número de pesquisas completamente preenchidas da Alemanha é muito baixo para ser representativo. Então isso não tem nenhum significado.



Então - Thais é isso. Ou você não pensou que a cidade seria completamente destruída por um asteroide ao responder a essa pergunta? Também é possível... Você nunca sabe ao certo o que a pessoa que respondeu tinha em mente quando está interpretando os resultados de uma pesquisa. Possivelmente, a questão não foi colocada claramente. Então aqui está um grito para todos os habitantes de Thais: Por favor, não tenham medo, nenhum asteroide foi avistado, vocês não estão em perigo!

Com a segunda e terceira questão da pesquisa, queríamos abrir a possibilidade para você pensar que poderíamos estar considerando um "derretimento das vocações", por assim dizer. Nós não queríamos que isso fosse óbvio demais, então perguntamos: Você é a favor ou contra uma vocação que é tanto um guerreiro robusto quanto um grande arqueiro? Você é a favor ou contra uma vocação que é ao mesmo tempo um curador incrível e um mestre de uma magia mortal?

Olhando para os resultados, é inevitável o sentimento de que a maioria de vocês não considerou isso como uma questão insinuando o derretimento das vocações, mas provavelmente novas vocações.
Mais de 60% dos tibianos seriam a favor de uma vocação que combina os traços de cavaleiros e paladinos, e mesmo mais de 63% gostariam de ver uma vocação que combina os traços de feiticeiros e druidas.
Atualmente, no entanto, nem o derretimento de vocações, nem a introdução de uma nova vocação estão previstas.

A quarta e quinta questão sugeriram uma habilidade futura no Tibia: roubar. Nós perguntamos: Você gostaria de aprender invadir casas no Tibia? Você gostaria de aprender a roubar itens do inventário de outros personagens no Tibia?

Pelo menos para este bloco de respostas, nossas previsões estavam corretas. Quase 69% dos tibianos discordam da ideia de furtar, e 61% dos tibianos preferem não ter permissão para arrombar uma fechadura e poder invadir casas. Supostamente, os 39% de Tibianos que gostariam de dominar tal habilidade não são proprietários de casas!

Como último conjunto de perguntas, apresentamos uma ideia para um sistema tributário e solicitamos que você nos dê sua opinião sobre possíveis alíquotas de impostos dentro de limites razoáveis. As escolhas passaram de 1% a 20% dos impostos a serem pagos, em etapas de cinco. Não havia opção para nos dizer que você não gosta de pagar impostos.

A maioria dos tibianos concordou que quanto menos impostos você precisar pagar, melhor é. Cerca de 55% dos tibianos escolheram a opção de uma taxa de imposto de apenas 1%. 22% chegaram a concordar com uma alíquota de 5%.
Houve, no entanto, quase 7% dos tibianos que afirmaram que concordariam com uma taxa de imposto de 20%! Isso pareceu estranho, então tentamos descobrir mais sobre esse grupo.

Quando nós verificamos para qualquer coisa especial sobre este grupo, porém, nada significante surgiu. Não existe uma conexão clara entre a vontade de pagar 20% dos impostos e o status da conta, país ou idade da conta. Parece que cerca de 7% dos tibianos realmente estariam dispostos a pagar tanto, independentemente das circunstâncias que possamos verificar com os resultados da nossa pesquisa.

  



A segunda parte da questão se referia a como os casais deveriam ser tratados pelo sistema tributário, se deveriam ter uma alíquota menor ou não. E isso parece ser um problema de divisão entre os tibianos, as respostas foram de 50% para "Sim" e 50% para "Não".
Infelizmente, não podemos verificar o sexo dos participantes da pesquisa aqui, nem podemos verificar se os jogadores votantes eram casados ou não. Esses teriam sido fatores interessantes a serem considerados em relação a essa questão.

Tibianos, esperamos que tenham gostado deste pequeno resumo da nossa pesquisa do Dia da Mentira. Embora nenhuma mudança no Tibia seja desencadeada por esses resultados, ainda é interessante dar uma olhada nas respostas para as perguntas aparentemente estranhas. E foi definitivamente interessante descobrir por suas reações que você classificaria essas questões menos bizarras do que nós.



Quando você recebe tal convite para uma pesquisa, os tópicos são de grande relevância para nós, e nós apreciamos muito as suas respostas. Obrigado, Tibianos, por nos informar o que você pensa!

Vida longa para Thais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário