6 de junho de 2018

Resumo do test server privado: primeiro dia!

O test server para o Summer Update 2018 foi aberto no meio da manhã de ontem, terça-feira. Muita correria, informações soltas, jogadores SA estranhando os lags de Testa/Testera e várias novidades já foram encontradas!

Infelizmente, com o patch para inclusão do client do teste, um problemão atingiu muitos jogadores (incluindo quem tentava entrar normalmente no jogo). Até agora não tivemos uma resposta oficial sobre o assunto e poucos jogadores conseguiram sucesso na resolução do problema por conta própria. Aguardaremos um posicionamento oficial, ainda assim. Mas conseguimos aproveitar um pouco o primeiro dia e temos ótimas informações para compartilhar com vocês.

Neste primeiro resumo, nosso foco será na parte mais técnica do update. Lembrando que o test server é um servidor de testes (!!) e todas as informações que estarão aqui (e nos próximos resumos) poderão sofrer alterações até o update propriamente dito! Para os que gostam de acompanhar cada detalhe, há um fórum no site do test server, onde os Testers da Cipsoft trocam informações com os jogadores e buscam feedback.

Para não perder nenhuma novidade aconselhamos que você confira a nossa página especial do #SU2018, que durante o test server será atualizada várias vezes durante o decorrer do dia, bem como nossa página no facebook, curta e não perca nenhuma novidade!

Vamos ao que interessa?


# Auto Screenshot

Nossa primeira parada nos levará ao #Teaser 4, onde nos foi apresentada a nova funcionalidade de printar e salvar a tela do jogo automaticamente com base em eventos pré-definidos e/ou a utilização de uma tecla de atalho (hotkey) para fazer a mesma coisa.

Tirar uma screenshot é costume antigo dos tibianos, seja para salvar o histórico do personagem, utilizar em concursos de fansites ou compartilhar algum feito com amigos, por exemplo. Enquanto muitos utilizam atalhos fornecidos pelos sistemas operacionais, outros usam o velho método do botão print screen + paint. Com esta novidade poderemos esquecer estes métodos utilizados até hoje! Vale ressaltar que este recurso poderá ser utilizado por todos os jogadores, sem restrições de contas free ou premium.

A configuração é simples e auto explicativa, assim como foi mostrado no teaser. É tudo feito pelo menu de opções (Options - show advanced options selecionado na parte inferior) e na aba screenshots. Abaixo uma explicação completa das configurações:


1. Screenshots: localização do submenu de configuração dentro do menu "Misc.";
2. Show advanced options: com esta opção marcada temos acesso ao menu completo de configuração;
3. Open Screenshot Folder: este botão abre a pasta em que as suas screenshots ficarão salvas;
4. Only Capture Game Window: quando marcada, esta opção permitirá capturar somente a tela de jogo (não irá aparecer coisas como: set, backpacks e menus). Ao desmarcar esta opção, a janela inteira do jogo será capturada (inclusive as barras laterais cinzas, set, backpacks);
5. Enable Auto Screenshots: quando selecionado indicará que você quer que as screenshots sejam capturadas automaticamente, considerando os parâmetros do ponto 6;
6. Events: estes são os parâmetros que devem ser pré-definidos para a captura automática. Você deve escolher qual/quais são interessantes para você (podendo escolher todos, inclusive) e em cada acontecimento uma screenshot será feita automaticamente, sem necessidade de um programa secundário ou etapas para salvar a imagem.

Você também pode configurar uma hotkey para capturar e salvar automaticamente uma imagem. E esta opção pode ser utilizada cumulativamente com a auto screenshot. Para tanto, você deve configurar a hotkey como se fosse qualquer outra, no menu "general hotkeys" encontre a action "Misc. Take Screenshot" e configure o atalho que você gostaria de utilizar. Observe o menu abaixo:


Entre as configurações da auto screenshot há ainda a opção "keep backlog of the screenshots of the last 5 seconds", que dividiremos a explicação em dois pontos:

  • Quando a screenshot for capturada através dos parâmetros de eventos, uma sequência de 5 imagens nos últimos 5 segundos antes do evento será capturada, além de uma sexta imagem, que será o acontecimento. Por exemplo: se você tem a opção de capturar o backlog dos 5 segundos ativado e o evento de uma morte em PvE, quando ocorrer este tipo de morte serão capturados os 5 segundos que antecederam a morte, além da própria morte.
  • Quando a screenshot for capturada pela opção de atalho (hotkey), ocorrerá a mesma coisa: o momento de ativação da hotkey será a screenshot inicial e terão outras 5 screenshots dos 5 segundos que antecederam a ativação da hotkey.


Com o exemplo ao lado temos a seguinte configuração: auto screenshot ativada, opção de capturar apenas a tela do jogo e o evento "Death PvE" selecionado. O resultado é salvo em .png na pasta, nomeado com a data do evento selecionado (05/06/2018), horário (20h21), nome do personagem (Faiky) e descrição do evento (Death PvE): 2018-06-05_202106727_Faiky_DeathPvE.





# Status Bar

Outra novidade divulgada também no #Teaser 4 foi a possibilidade de utilizarmos uma barra de status, semelhante ao que tínhamos no Flash Client, mas com mais informações, além de hp e mana.

Sua configuração é feita pelo menu de opções (Options), no submenu "HUD" e assim configurar as barras como quiser. Inclusive é possível movê-la na tela do jogo (superior/inferior e laterais).

Como dito, também é possível configurar novas informações ao menu, tais como: skills e andamento da barra de xp, confira as opções na imagem abaixo:


Em termos de visualização achamos um pouco confusa a opção das status bar nas laterais da tela de jogo, é necessário literalmente virar a cabeça para conseguir um bom entendimento dos números.


# Supply Stash

Uma das novidades mais aguardadas pelos tibianos é o Supply Stash, que foi divulgado no #Teaser 5. O novo container disponível no locker surgiu como um promissor método de organização dos itens empilháveis... E cumpriu com o que esperávamos!

Fácil de configurar e utilizar, será um grande aliado para a otimização dos slots do depot (até para os mais organizados!). Mas note que sua utilização é opcional, é somente uma funcionalidade a mais para os jogadores com conta premium.

Como divulgado no teaser, o Supply Stash tem 10.000 slots que serão ocupados a cada 1-100 itens. Ou seja, 101 itens já ocuparão 2 diferentes slots. Há também a possibilidade de selecionar filtros para melhor visualização dos itens que estão no stash e também eles são "conectados" aos locais de imbuir itens (não necessitando levar os itens para imbuir em sua backpack).

Para enviar algo empilhável de um depot para o Stash é simples: segure CTRL e clique com o botão direito diretamente no depot que você quer que os itens sejam transferidos e selecione a opção "Stow container's content". Automaticamente todos os itens empilháveis serão enviados para o Stash. Mas você não precisa fazer isso com o depot inteiro, pode fazer somente com uma backpack que está dentro de um depot, por exemplo. Note que se dentro de uma backpack existir outro(s) contêiner(s), os empilháveis deles também serão enviados para o stash.

Em relação ao market, os itens que estão no Stash também aparecem por lá. Para colocar oferta de venda dos itens que estão no Stash, vale ressaltar que há uma ordem de prioridade. Observe os exemplos: se você tem 20 acorns espalhados em seu depot e conseguiu reunir todos em seu Supply Stash, ao colocar no market os 20 acorns sairão direto do Stash para o market. Em outra situação, se você tem 10 acorns no depot, 10 acorns no seu Stash e quer colocar somente 5 acorns no market, serão retirados inicialmente os que estão no seu depot. Em outro caso, se você tiver 10 acorns no depot, 5 no inbox e 10 no stash, ao colocar 12 acorns no market sairão os 5 do seu inbox e mais 7 do seu depot. Note que existe a seguinte prioridade: Inbox -> depot -> supply stash.

É possível retirar um item da stash diretamente para sua backpack. Clique com o botão direito do mouse em cima do item escolhido, clique em "retrieve", selecione a quantidade (ou somente com o botão esquerdo do mouse e já selecionando a quantidade). Note que ao utilizar o botão direito do mouse outras opções serão abertas: visualização do item na Cyclopedia e no market, por exemplo.


Há uma função interessante em retirar o item diretamente para sua backpack. Como divulgado, as pré-definições de backpacks são consideradas na hora da retirada. Por exemplo: se você usa uma Brocade backpack para suas potions e isso está configurado no manage loot container, ao retirar potions do stash (retrieve), elas irão direto para a sua brocade backpack.


# Alterações no Bestiary

Por último, mas não menos importante, trataremos de uma novidade muito discutida neste primeiro dia: o bestiário! Essas alterações foram divulgadas no #Teaser 4 e causou um certo furor. O motivo? Um novo nível de dificuldade foi adicionado (harmless), para criaturas que não dão xp e nem loot quando mortas, tais como: pigeon, parrot, dog e cat. Elas renderão 1 ponto de charm; outro ponto é a inclusão do parâmetro "occurrence", que determina a raridade de uma criatura (abrangendo criaturas raras, como a Midnight Panther e Feverish Citizens, por exemplo).

Considerando o parâmetro "occurrence", uma criatura classificada como "Very Rare" precisará ser morta 5 vezes para completar a sua entrada. Porém, o que servirá de base para a quantidade de charms que essa entrada disponibilizará é a dificuldade dessa criatura "Very Rare". Os charm points destas criaturas serão: Harmless fornecem 5 pontos, Trivial 10 pontos, Easy 30 pontos, Medium 50 pontos e Hard 100 pontos. Por exemplo: você desbloqueará o Feverish Citizen com 5 mortes e ganhará 30 charm points, pois ele é um "Very Rare easy".


Como também foi informado no teaser, novas criaturas entraram no Bestiário, e não foram só as consideradas "very rare". São mais de 100 inclusões. Há que se falar que a criatura "redeemed soul" é a única exclusão até o momento. Confira abaixo a lista das criaturas que serão adicionadas:


No fórum oficial do test server há um tópico de feedback sobre o tema, e muitas discussões interessantes estão surgindo. Clique aqui para acompanhar e participar.

Por fim, vale lembrar que o bestiário ganhará uma nova função com o Summer Update. Conforme foi disponibilizado no último teaser, o Cyclopedia Map trará informações das criaturas que estarão presentes nas áreas desbloqueadas e isto terá ligação direta com o Bestiary. Trataremos disto nos próximos resumos, fique ligado!


Acompanhe a nossa página voltada para o Summer Update 2018!

Nenhum comentário:

Postar um comentário