Que tal um souvenir?

Vamos falar de verdadeiras lembrancinhas que, na verdade, são itens raríssimos? Não estamos tratando de nenhum drop de bosses e coisas do gênero. Hoje vamos um pouco mais além... O artigo do mês é para entendermos um pouco sobre os itens de fansite. São peças meramente decorativas mas que, por serem difíceis de obter, possuem alto valor no mercado.

Inicialmente vamos entender o que são os fansites. Eles podem ser grosseiramente definidos como um site - obviamente - onde os fãs do jogo podem encontrar notícias e várias outras coisas e em várias línguas, além das informações contidas no site oficial.

Como vários outros jogos, o nosso querido joguinho possui alguns fansites. A equipe do Tibia tratou de monitorar e agradecer pelo empenho daqueles que administram esses fansites. Vamos por partes. Há uma série de regras para se tornar um fansite tibiano e, após algumas etapas, meses e aprovação, o site se torna um supported fansite. Isto porque o Tibia subdivide os fansites da seguinte forma: supported fansite, como foi dito, e promoted fansite. Esses últimos são os principais fansites apoiados pelo Tibia - normalmente os mais consistentes em linhas gerais.

Após essa rápida explanação sobre os fansites propriamente ditos, vamos ao ponto que queremos: e onde entram os raríssimos itens desses fansites? E nós respondemos. Ao se tornar supported ou promoted, os fansites recebem alguns prêmios em forma de agradecimento. Um deles é a chance de ter um item que o represente dentro do jogo, um pequeno souvenir. Esse item é habitualmente criado pela própria comunidade, por meio de um concurso de escolha do item do fansite.

Titahh mostrando o Epaminondas Doll e Dragon Goblets.
Quando escolhido, o administrador do fansite (e o criador dele) recebe esse item e o seu site terá a propriedade dele, isto é, poderá oferecê-lo para excepcionais colaboradores do site e para o público, em forma de concurso ou sorteio, por exemplo. E são exatamente esses motivos que tornam esse item de fansite tão raro. Com base no histórico dos fansites, é comum organizarem um ou dois concursos anuais envolvendo o seu item como prêmio... Ou seja, é difícil conseguir um!

Não bastando o altíssimo nível de concorrência em concursos ou sorteios, alguns fansites acabam ficando pelo caminho e perdendo seu posto de supported ou promoted. Isso significa que o seu item de fansite se tornará inacessível - para o desespero dos colecionadores. Citaremos alguns desses itens como exemplo.

Você provavelmente já ouviu falar na Phoenix Statue, mas dificilmente viu alguma nas terras tibianas, devido sua raridade. O item, proveniente do extinto TibiaFans, foi introduzido lá em 2010 e poucos foram entregues, visto que o TibiaFans deixou o programa de fansite em 2011. Atualmente você pode ver esse item aos domingos, na exibição de prêmios em Thais. Com um pouco de suor e tempo, pode encontrar um ou outro sendo exaltado em alguma casa tibiana e quiçá poderá obter um para você, negociando com os atuais donos e desembolsando um pouco mais de 100kk...

Outro item raríssimo é o Doll of Durin the Almighty, fansite item do também extinto TibiaBariloche. O item foi adicionado ao jogo em 2012 e o TibiaBariloche deixou o programa de fansite no final de 2013, fazendo com que a chance de ganhar esse item também desaparecesse. Assim como a Phoenix Statue, é possível encontrá-lo em poucos mundos e seu valor de mercado ultrapassa os 60kk.

A lista de itens que perderam a chance de ser colocados dentro do jogo é grande e inclui itens muito cobiçados pelos jogadores. Para amenizar esse problema, em 2013 a Cipsoft implementou no jogo algumas réplicas de antigos itens de fansites que deixaram o programa. Os itens não possuem nenhum tipo de animação, mas servem de decoração para os colecionadores. São eles: Abacus (Erig), Frozen Heart (TibiaTr), Friendship Amulet (TibiaFriends), Key of Numerous Locks (TibiaCz), Norseman Doll (TibiaNordic), Orc's Jaw Shredder (TibiaSpy) e The Mexcallibur (TibiaMx). Todos eles podem ser trocados com o NPC Jorge ao entregar alguns Silver Raid Tokens.

Além desses, há item feito para o jogo que sequer entrou nele. Estamos falando do Scroll of the Stolen Moment. Ele foi criado pelo jogador Insane Jack, mas sequer foi inserido no jogo, visto que FotoTibia (fansite que seria representado pelo item) deixou de ser supported em 2011, antes mesmo do item ser adicionado ao Tibia.

Em sentido contrário, muitos itens de fansites continuam sendo alcançáveis através dos métodos já citados. O Golden Falcon é um deles. É item do fansite TibiaBr, que completou 11 anos recentemente, e está no jogo desde 2008. Mesmo há tanto tempo pelas terras tibianas, é um item bastante raro, visto que não é entregue com muita frequência pelo site. Nesse sentido, vale lembrar que há um concurso em comemoração ao aniversário do TibiaBr que premiará o vencedor com um Golden Falcon, essa é uma bela chance de conseguir este valioso item!
Imagem retirada do TibiaVenezuela.

Outro belo item de fansite é o Dragon Goblet, representante do TibiaVenezuela. Foi desenhado pelo jogador Dragondorf e inserido no jogo em 2009, desde então vários já foram entregues. A equipe do TibiaVenezuela costuma entregar vários por ano por meio de concursos, não é difícil ver este item decorando casas. Ainda assim, não deixa de ser muito raro e difícil consegui-lo.

O último item de fansite adicionado ao jogo foi o Black Knight Doll, que representa o TibiaLatina Wiki, criado pelo jogador Lupus Aurelius (que também é responsável pela criação do Mathmaster Shield, item do TibiaStat e da Noble Sword, do extinto Rookie.pl).  Uma curiosidade sobre este item é que, antes da versão criada pelo Lupus Aurelius, um outro Black Knight Doll foi escolhido para representar o site, porém, o ganhador do concurso não entrou em contato com os organizadores e perdeu a chance de colocar o item desenhado dentro do jogo, bem como de obtê-lo por esse motivo. Com isso, um novo concurso foi feito e o doll escolhido já está no jogo. Desde o mês passado é possível vê-lo no market, mas só a equipe do wiki latino e o jogador Lupus Aurelius tem o item nas mãos.

Para finalizar, lembraremos que está aberto um concurso proposto pelo TibiaMagazine, onde o objetivo é criar o item de fansite que representará a revista tibiana dentro do jogo. A equipe do TibiaMagazine elaborou regras sobre o conceito do item, bem como as determinações gráficas que precisam ser seguidas. O concurso ficará ativo durante um mês e todos podem participar, respeitando o principal ponto: o item precisa ser baseado na Midnight Panther. É um ótima oportunidade para aqueles que gostariam de enviar sua criação para dentro do jogo, bem como, conseguir um raríssimo souvenir.

Vários itens não foram citados nesse artigo, ou passaríamos horas e horas escrevendo sobre eles. Mas vale a pena pesquisar sobre todos ou até visitar Thais aos domingos e ver de perto alguns deles.

Boa diversão!



Gostou do nosso artigo? Comente aqui ou em nossa página no facebook, queremos a sua opinião!

Confira também nossos outros artigos!

2 comentários:

  1. A cada dia que passa estou cada vez mais apaixonado por este site!
    Sempre que estou na internet, visito-lhes, pois não há como resistir, e também seria uma infração.
    Meus parabéns pelos belos conteúdos!
    Espero que em breve, caso seja a meta de ambos, o TibiaGuias venha a brilhar como um fansite.

    Até mais ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos comentários e pela torcida, Zarnox.
      Recebemos seu e-mail, inclusive. Obrigada pela informação. :D

      Excluir