Lendas urbanas: é tudo questão de sorte?

O Tibia possui diversos tipos de criaturas. Em uma rasteira estimativa, contamos mais de 300* monstros diferentes. Monstros esses que, além da aventura, ganho de experiência e diversão, dropam loots que são verdadeiros atrativos para muitos jogadores. E é sobre isso que trataremos neste artigo.

Conhecemos os itens das mais variadas formas: no próprio jogo, em artigos oficiais sobre futuros updates, conversando com amigos e também nos fansites. Nesses últimos temos informações precisas sobre qual criatura dropa esse ou aquele item, o que é fundamental quando estamos buscando algo específico.

Na teoria parece algo muito simples. Sejamos práticos: você se interessa por um item, se informa sobre ele - caso ele seja dropado por algum monstro -, prepara o seu personagem e segue até o local com a criatura que dará o item almejado. Simples, não é? Depende.

Por um lado existem itens que são dropados com muita facilidade; por outro lado, as estatísticas provam que alguns itens são extremamente difíceis de serem dropados. Ignorando as criaturas que exigem muito esforço, um grande level e vários jogadores para derrotá-las, consideraremos aquelas mais comuns e de fácil acesso que possuem itens quase lendários!

Não precisamos pesquisar muito, são muitas histórias bacanas sobre uma imensa gama de itens do tipo. Que tal conhecer alguns deles? Com toda certeza você também tem um relato parecido, seja de sorte ou azar!


Começaremos falando da Magic Plate Armor, ou E-Plate para os íntimos (ou velhos!). Em termos de defesa é a melhor armadura do jogo! Atualmente ela é quase obsoleta, sendo superada por outras armaduras com algum booster, porém, já fez parte do full set dos Knights.

São seis as criaturas que podem dropar esse item, porém, quatro delas são bosses muito temidos: Ferumbras, Ghazbaran, Morgaroth e Orshabaal. Os monstros que restam são os Demons e Sight of Surrender. Ignoraremos esse último bicho e vamos focar nos Demons, visto que é por conta deles que esse item pode ser considerado uma lenda urbana.

Segundo estatísticas do Tibia.Wikia, para conseguir uma MPA foram mortos quase 850 Demons. Seguindo essa informação e fazendo um rápido cálculo, um jogador que finalizar uma task de Demon (necessário matar 6666 criaturas) dropará, em média, apenas 7 Magic Plate Armors. É comum encontrarmos jogadores comemorando muito quando conseguem dropar esse item nos Demons.

Para compararmos, continuando nas estatísticas do fansite, é necessário matar um pouco mais de 200 Demons para conseguir um Mastermind Shield que, em valor de defesa, é o quarto melhor escudo do jogo. Nessa mesma task um jogador conseguirá uns 30 escudos! A diferença é imensa!

Jogadora exibindo sua Mini Mummy.
Outro famoso item é a Mini Mummy. Conhecida pela sua raridade entre os Faraós, esse pequeno doll também é dropado por um monstro que qualquer level 30 encara com facilidade: Mummy. Seu valor não é muito grande, se comparado a outros bonequinhos, logo, é vista com frequência em várias casas. Ainda assim é cobiçada e, com toda certeza, deve ter um gostinho pra lá de especial para quem conseguiu numa Mummy.

Voltando ao Tibia.Wiki, pesquisamos sobre a taxa de drop desse item nas Mummies e o susto foi inevitável: segundo o fansite, foram mortos mais de 30 mil monstros para conseguir obter uma Mini Mummy. Trinta mil! Vale ressaltar que essa estatística foi feita após o update 8.6, que ocorreu há uns quatro anos, porém, como não foi lançada nenhuma correção aparente no loot dessa criatura, vale levar a informação em conta.

Partindo de outro ponto de vista, iremos analisar um monstro: Witch. Essas maliciosas criaturas carregam duas das grandes lendas de drop: Witch Hat e Stuffed Toad. Ambos são basicamente itens decorativos, mesmo sabendo que o hat possui armadura e proteção contra mana drain (mas dificilmente é utilizado, devido à sua raridade e existência de melhores itens). Não parece muito fácil matar mais de mil bruxas para conseguir um Witch Hat... Muito menos matar sete mil para conseguir um Stuffed Toad, especialmente por não encontrar grandes grupos de Witches em todo o Tibia.

No campo dos itens de montarias poderíamos considerar vários grandes desafios, mas escolhemos falar sobre dois: Reins e Golden Can of Oil. O primeiro é utilizado para domar a Black Sheep e é dropado dos Dark Apprentices e Dark Magicians. São monstros fracos e, normalmente, são mortos por jogadores nos níveis iniciais. Por serem uma ótima opção de caça, devido aos demais loots que eles dropam, os lugares com essas criaturas costumam ser cheios. Devido a isso, as chances de conseguir uma Reins diminuem ainda mais.

O outro item é o Golden Can of Oil, item necessário para domar o Uniwhell. São duas formas de consegui-lo: através do boss Ethershreck - que pode ser morto após taskear Ghastly Dragons; e matando Golden Servants, na Mage's Tower de Edron. Como é sabido, o Mad Mage ficou afastado do jogo por um bom tempo, o que tornou a obtenção muito difícil do item. Vale citar que o boss Ethershreck não costuma ser nada legal em seu loot, dificultando o trabalho de quem sonha com um Uniwhell.

Porém, para alegria de muitos, as férias do Mad Mage terminaram e, com isso, os Golden Servants também voltaram. No início do mês (agosto/2014), a Mage's Tower sofreu algumas modificações e as invasões reiniciaram. Mas já estão falando que conseguir uma Mage's Cap está bem mais fácil do que dropar um Golden Can of Oil dos Servants, será?

Para finalizar, vamos lembrar de um monstro muito conhecido e antigo no jogo: Bonelord. Eles dropam um também antigo e conhecido item, o Bonelord Shield - que também é loot de outras criaturas. A dificuldade em dropar o escudo desse monstro é parecida com a citada sobre as Witches. São pequenos os respawns no continente, com isso, a dificuldade parece ser ainda maior. O shield tem um valor pequeno, quase simbólico se comparado à sua chance de drop (ao menos nos Bonelords), mas costuma ser cobiçado e serve como decoração especialmente nas mãos dos jogadores mais antigos e saudosos.

É claro que são muitos os itens considerados verdadeiras lendas urbanas e, como o principal fator a ser considerado é a sorte, cada jogador deve possuir sua própria lenda urbana. Como foi dito no início, não é difícil ouvir e contar histórias sobre um item que foi ou não listado neste artigo, você tem uma?


*Informação retirada do Tibia.com.
Equipe TG.


Gostou do nosso artigo? Comente aqui ou em nossa página no facebook, queremos a sua opinião!

Confira também nossos outros artigos!


2 comentários:

  1. Humm i killed them all like...it's indeed a matter of luckly if i come for you or not.

    ResponderExcluir
  2. Eu que o diga, fiz tantas vezes a task para tentar uma hunting horn... nunca veio, foram meses tentando. Acabei por comprar para ter a mount. Depois soube que quem tinha, era porque tinha 20~30 char, próximo apenas para fazer a task...

    ResponderExcluir